Nos acompanhe

Paraíba

Arcos Dorados e Junior Achievement selam parceria para educação empreendedora para jovens

Publicado

em

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, se une a Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens no mundo. Comprometida em investir constantemente na capacitação de jovens e gerar impacto positivo na sociedade, a companhia selou essa parceria para proporcionar educação empreendedora ao público por meio de atividades online e presenciais que envolvem seminários, webinars e acompanhamentos práticos.

A atuação da Arcos Dorados está dividida em dois projetos que contam com a participação voluntária de colaboradores da companhia e de outras empresas. No curso Miniempresa, estudantes de escolas públicas brasileiras tiveram a oportunidade de trabalhar na criação da sua própria empresa. Com duração de 12 semanas, os alunos também puderam assistir a webinars com especialistas em áreas como empreendedorismo, vendas e marketing, além de participar de palestras, tudo de forma online. Ao término do projeto, em dezembro, os alunos participaram de um concurso para concorrer a melhor miniempresa. Já no Empresário-Sombra Por Um Dia os participantes mais empenhados de cada turma das Miniempresas, foram convidados a acompanhar os profissionais da Arcos Dorados durante um dia de trabalho em restaurantes McDonald’s de diversas regiões do país.

“A Arcos Dorados é referência quando o assunto é capacitação e entrada de jovens no mercado de trabalho, afinal somos a maior geradora de primeiro emprego formal para esse público na América Latina. Por isso, fazer parte dessa iniciativa está diretamente atrelada à nossa Receita do Futuro e ao nosso compromisso de impactar positivamente a sociedade e as comunidades onde atuamos”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

A Junior Achievement foi responsável por convidar, pessoalmente, os estudantes das escolas parceiras do projeto nos diversos estados brasileiros a participar da iniciativa, sem a necessidade de inscrição. Somente para o Empresário-Sombra Por Um Dia, é que os interessados deverão já ter passado ao longo do ano pela Miniempresa ou por algum outro programa de preparação para o mercado de trabalho. A cada ano, a Junior Achievement Worldwide, que conta com a JA Brasil, mobiliza cerca de 470 mil funcionários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo. A Arcos Dorados agora faz parte desse voluntariado, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais de jovens entre 15 e 24 anos, estudantes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social.

Resultados alcançados

Somente no segundo semestre de 2022, com o apoio da Arcos Dorados e de demais parceiros da Junior Achievement no projeto, mais de 2.200 jovens foram beneficiados com os programas. No total, 74 turmas de Miniempresa foram criadas e desenvolvidas em nove estados brasileiros, com 1.865 participantes. Já o Empresário-Sombra Por Um Dia teve a participação de 412 jovensPara esses resultados serem alcançados, o projeto contou com a atuação de mais de 500 voluntários que, juntos, somaram mais de 13 mil horas doadas.

De todas as Miniempresas criadas no período, cada responsável pelo estado participante indicou uma para ser avaliada de acordo os seguintes critérios: relatório, produto, RH, produção, marketing, finanças e apresentação da miniempresa. A partir disso foi escolhida a vencedora: PSE Artesanais (Produtos Sustentáveis Ecológicos Artesanais) de Bagre, Ilha do Marajó, no Pará. Nesta Miniempresa, todos os seus produtos – brincos-argolas, pulseiras, terços, tiaras e arranjos decorativos – são feitos de forma 100% artesanal, por meio da coleta de caroços de açaí que seriam descartados pelos batedores de açaí, visando o aproveitamento integral da semente e a diminuição desses resíduos. O processo padrão inclui quatro etapas principais que são: coleta, processamento da matéria-prima, processo criativo e, por fim, a etapa de armazenamento e comercialização.

Como premiação pelo destaque, a diretoria e a presidência da Miniempresa, composta por cinco jovens, foram para São Paulo conhecer a sede da Arcos Dorados e a Hamburger University e entender um pouco mais sobre a cultura organizacional da empresa. Os jovens também tiveram a oportunidade de visitar um restaurante McDonald’s e fazer o Portas Abertas, programa no qual é possível conhecer como funciona toda a operação da cozinha e a qualidade dos produtos da marca, além de uma conversa sobre as trajetórias pessoais e profissionais dos colaboradores da unidade.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo

Paraíba

PMJP inicia trâmites legais para instituição da ‘Política Municipal sobre Mudanças do Clima’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a Sessão desta terça-feira (12/11), deu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2296/2024, que institui a Política Municipal sobre Mudanças do Clima de João Pessoa (PMMCJP).

A CCJ também aprovou o Sistema Integrado de Mudanças do Clima do Município de João Pessoa (SIMCJP), com vistas à implementação das ações que garantem o cumprimento dos princípios, definições, diretrizes e gestão estratégica.

Na mesma Sessão, também foram aprovados pela CCJ os PLOs 2274/2024 e 2290/2024, com realocação de dotações orçamentárias nos valores de R$ 90 mil e R$ 9 milhões, destinados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, respectivamente.

Estes quatro projetos aprovados são de autoria do Executivo Municipal.

Matérias de autoria dos vereadores também receberam pareceres favoráveis nesta terça: o PLO 2262/2024, do Coronel Sobreira (Novo), que institui a Cartilha Municipal de Direitos e Orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será desenvolvida pelo Poder Executivo, em parceria com organizações da sociedade civil e profissionais especializados no atendimento às pessoas portadoras do TEA; o PLO 2277/2024, do presidente da Casa, Dinho (PSD), reconhecendo como de Utilidade Pública o Grupo de Integração e Valorização a Vida Humana (GIVIM); e o PLO 2288/2024, de Durval Ferreira, dando nome de Rua Maria de Lourdes Gadelha de Lima a uma artéria ainda sem denominação oficial.

Continue Lendo