A Prefeitura de Campina Grande, através do programa Saudavelmente, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 20, uma grande ação da campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para a necessidade do cuidado com a saúde mental. A ação será realizada no Parque da Liberdade, a partir das 9h.
Na programação estão previstos um aulão de dança e zumba, palestra educativa, oferta de serviços de saúde, apresentação musical e cultural, ventosaterapia, exposição artística e exposição de produtos de artesanato produzidos por moradores das Residências Terapêuticas do Município.
Os cidadãos atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial e os moradores das Residências Terapêuticas participarão da ação, que será realizada no Parque da Liberdade, que é um local simbólico para a temática da saúde mental e da reforma psiquiátrica, já que antes funcionava o maior hospital psiquiátrico da cidade no espaço.
O tema da campanha Janeiro Branco este ano é “A vida pede equilíbrio” e busca conscientizar sobre a necessidade do autocuidado como um ato de responsabilidade consigo e com a sociedade. “A grande chave deste século é a inteligência emocional, o controle das emoções, o conhecimento sobre a mente e as pessoas precisam entender que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar de todas as outras áreas da vida”, disse a coordenadora do programa, a doutora em psicologia Lívia Sales.
Durante todo o mês, várias atividades estão sendo desenvolvidas em todos os serviços de saúde. Nesta última quarta-feira, 18, o Núcleo de Psicologia e o Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (NUPEP) do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) realizaram ação com os servidores da maternidade. Já o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) lançou uma cartilha sobre a saúde mental do trabalhador. Outras muitas ações foram desenvolvidas pelo programa Saudavelmente.
Desde o início da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, várias políticas estão sendo estabelecidas na área de saúde mental, como a abertura do Ambulatório Psicóloga Ivone Rodrigues dos Santos, na Policlínica do Catolé. Além disso, algumas unidades do CAPS foram reformadas ou modificadas de prédio para estruturas melhores.
Saudavelmente – Campina Grande tem oito CAPS, seis Residências Terapêuticas, o ambulatório de saúde mental, um Centro de Convivência e a emergência psiquiátrica do Hospital Municipal Dr. Edgley, que dispõe mais de 20 leitos de psiquiatria. Foi a primeira ala psiquiátrica da Paraíba a ser instalada dentro de um hospital geral e não mais em manicômios, conforme prevê a Lei da Reforma Psiquiátrica, que completa dez anos em 2023.