Após dois anos sem a realização do ciclo carnavalesco, devido ao período pandêmico, o país volta a celebrar uma das datas mais democráticas e populares da cultura brasileira. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoverá diversas ações voltadas ao carnaval, que serão iniciadas no dia 1 e se estenderão até o dia 11 de fevereiro, com uma programação que contará com exposições em espaços públicos, espetáculos, concertos, aulas temáticas, bem como atividades pedagógicas a serem administradas no Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho.
As exposições serão iniciadas no dia 1 de fevereiro na galeria Irene Medeiros, localizada no Teatro Municipal Severino Cabral, e na galeria Evaldo do Ó, na sede da Secult. O intuito é levar para os equipamentos culturais a história do carnaval de Campina Grande, desde entrudos, corsos e bailes até o carnaval resistência, reverenciando todas as manifestações populares e os principais nomes na manutenção deste carnaval. As exposições pretendem ser itinerantes, levando o público a interagir com todas essas manifestações que fizeram e ainda fazem a história do nosso carnaval.
O Centro Cultural, na semana de retorno das aulas de arte-educação, também enaltecerá o circuito carnavalesco com atividades de cunho pedagógico tematizadas com os festejos carnavalescos. A agenda cultural será iniciada no dia 6, e acontecerão até o dia 11 de fevereiro, onde o carnaval será abordado através das aulas de dança, música, teatro e artes visuais que enaltecerão a força cultural deste período.
“A programação cultural voltada ao ciclo carnavalesco foi pensada dentro de uma perspectiva de valorização histórica. O intuito é rememorar a relação existente entre Campina Grande e o carnaval, que traz consigo uma grande importância dentro da cultura brasileira. Neste período nós iremos destacar as várias manifestações que permeiam o carnaval, a exemplo do samba, do frevo, das marchinhas de carnaval, maracatu e outras linguagens artísticas”, afirmou Giseli Sampaio, secretária de Cultura.
No Dia Nacional do Frevo, 9 de fevereiro, a Feira Central de Campina Grande receberá uma aula-espetáculo, que promoverá um cortejo com uma frevioca, mobilizando agentes culturais e comerciantes através de uma intervenção cultural. As atividades acontecerão por meio de uma ação de arte educação, no centro da Feira, onde o público será levado a conhecer a história do frevo, através de seu ritmo e dança, como também na confecção de adereços carnavalescos.
“Como nós passamos dois anos sem Carnaval devido a pandemia, todas as agremiações estão bastante animadas para o Carnaval deste ano, que será o maior de todos os tempos, pois estamos com ‘todo o gás’. Estar reunido com a Secretária de Cultura é de grande importância. Nós compartilhamos várias ideias, e com certeza faremos uma belíssima exposição para mostrar o carnaval da antigas e o atual”, declarou Rodrigo Martins, presidente da Associação das Escola de Samba de Campina Grande;
No dia 10 de fevereiro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), acontecerá o Baile Municipal de Máscaras – “Batalhas dos Confetes”, que promoverá o resgate à história dos bailes carnavalescos da nossa cidade. O Baile Municipal traz o lirismo do carnaval, com uma bela programação composta pelo Concerto Carnavalesco da Filarmônica Epitácio Pessoa, uma Banda Baile, participações artísticas musicais e orquestras de frevo, tudo isso enaltecendo a memória e história do carnaval, com canções que marcaram épocas. Durante o evento, ocorrerão ainda intervenções de escolas de sambas e troças carnavalescas, como grandes protagonistas desta manifestação na cidade.