Em reunião de emergência neste domingo (8), o Fórum Nacional de Governadores decidiu oferecer o envio de forças policiais para ajudar na segurança da área central de Brasília.
A decisão foi tomada após vândalos bolsonaristas promoverem atos de terrorismo, com intenção golpista, na área central de Brasília (veja detalhes abaixo e nos vídeos).
Na reunião, secretários de Segurança Pública dos estados avaliaram que é preciso proteger a capital federal e a democracia. Governadores também participaram do debate.
A oferta do reforço policial já foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por intermédio do ministro da Justiça, Flávio Dino.
Até o fim da tarde, o Governo tentava evitar a decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A intenção, até ali, era atuar com a Polícia Federal e a Força Nacional, em conjunto com a PM do DF e eventuais reforços estaduais.
Terrorismo na área central
O grupo invadiu os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal – as sedes dos três poderes da República – e vandalizou vidraças, mobília, documentos e obras de arte.
Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional.
Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d’água do Congresso. Os sistemas de prevenção de incêndio foram ativados nos prédios, lançando água sobre o material de trabalho de autoridades e servidores.
Confira vídeo: