Nos acompanhe

Paraíba

PMJP assina Termo de Cooperação Técnica para desenvolver turismo de base comunitária e ecoturismo

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa e a Escola Viva Olho do Tempo, localizada em Gramame, assinaram Termo de Cooperação Técnica para estruturar e desenvolver o ecoturismo, turismo de base comunitária e a produção associada ao turismo em áreas da capital com potencial turístico. A parceria, firmada por meio da Secretaria de Turismo (Setur), pretende criar atrativos e produtos para ampliar a estadia de turistas que desembarcam em João Pessoa.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, ressaltou a importância desse projeto afirmando que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, esse setor tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes. “Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda”, frisou.

O turismo de base comunitária é realizado principalmente em comunidades tradicionais, ou seja, grupos que têm uma cultura diferente da predominante na sociedade e se reconhecem dessa forma. Geralmente, o turista que procura esse tipo de roteiro está em busca de experiência de viagens mais intensas e diversificadas, presenciar belezas naturais e conhecer e aprender com comunidades visitadas, vivenciando-as.

Para o secretário executivo de Turismo, Ferdinando Lucena, “o turismo de base comunitária vem crescendo muito, já se tornou uma importante atividade econômica em vários destinos brasileiros e é uma forma de empoderar as comunidades na geração de emprego e renda. A Setur-JP tem compromisso com o desenvolvimento local e o conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento”, afirmou.

“O turismo de experiência e o cicloturismo em Gramame valoriza a pessoa e sua essência, a troca e a conexão, a experiência de vida e as múltiplas visões de mundo vivenciadas com mestres de saberes tradicionais, adentrando em áreas de Mata Atlântica e as águas tranquilas do Rio Gramame, num mix por paisagens únicas da nossa capital”, afirma Vivian Maitê, gestora de projetos da Escola Viva Olho do Tempo.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Rúbia apresenta plano com ações prioritárias voltadas à saúde pública de Princesa Isabel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), apresentou, em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (23/09), mais um projeto que visa garantia e qualidade de vida à população da cidade.

O plano conta com ações prioritárias do Plano de Governo da prefeitável voltadas à promoção e melhorias na oferta da saúde pública na cidade. Entre os serviços, estão:

  • Devolução do Hospital Regional Deputado José Pereira Lima ao Governo do Estado
  • Garantia de gestão adequada e atendimento de qualidade
  • Aplicação de mais recursos e investimentos
  • Novos equipamentos e ampliação de serviços nas unidades de saúde
  • Aumentar a capacidade de atendimentos de maior complexidade no Hospital
  • Ativação de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Valorização dos profissionais que atuam no Hospital Regional

“Saúde será nossa prioridade. Sabemos o quanto o povo de Princesa vem sofrendo com a falta de uma assistência de qualidade na Saúde”, enfatizou Rúbia.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar à acusada de aliciamento violento de eleitores em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio de Novais, concedeu em decisão proferida nesta segunda-feira (23/09) prisão domiciliar a Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, acusada de articulação para aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.

Ela foi presa na última semana pela Polícia Federal na operação ‘Território Livre’, que apurou coação de votos em prol do nome da vereadora que busca a reeleição, Raíssa Lacerda (PSB). De acordo com a PF, Kaline tem ligação com facção criminosa alocada no bairro Alto do Mateus, local onde havia atividades de aliciamento eleitoral.

A juíza atendeu ao pedido da defesa da acusada, que alegou que a mesma tem dois filhos menores de idade e um deles tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No entanto, Kaline deverá seguir as seguintes medidas restritivas, segundo a magistrada:

I) Fica proibido qualquer contato da investigada, por qualquer meio de comunicação, ou até mesmo, por intermédio de terceiros, com os demais investigados no caso, cujo descumprimento poderá ensejar revogação da prisão domiciliar.

II) Monitoração eletrônica, devendo a investigada permanecer em sua residência (o endereço detalhado deverá ser informado, com comprovante, e somente após a referida comprovação, será expedida a respectiva ordem de liberação) ficar monitorada 24 horas por dia a partir da instalação da tornozeleira eletrônica.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo