Nos acompanhe

Paraíba

Bruno lança programa que vai garantir alfabetização, na idade certa, para mais de 8.300 estudantes

Publicado

em

Apresentado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, na manhã desta quinta-feira, o programa Campina de A a Z, uma parceria da Prefeitura de Campina Grande, via Secretaria de Educação, com o Instituto Gesto, busca superar as desigualdades, acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem, na Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou, na manhã desta quinta-feira, 22, o “Campina de A a Z”, programa que prioriza a efetivação do processo de alfabetização e letramento, na idade correta, a partir das políticas públicas municipais, ações e estratégias para a superação das desigualdades acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e teve como público alvo técnicos; professores da Educação Infantil (Pré-Escolar II) e do Ensino Fundamental, Anos Iniciais (1º e 2º anos); e assistentes de Alfabetização.

Ao longo da manhã, houve recepção aos participantes do evento ao som do saxofonista Marcelo Torres e, logo após, na abertura do evento, crianças do Pré-escolar 2 da Creche Isabele Barbosa, apresentaram trava-línguas,  parlendas e interagiram com o público presente.

Em seguida, os estudantes da Escola Municipal Professor Eraldo César, Nicole Feitosa Lopes de Oliveira e Pedro Noah, realizaram contação de histórias e interpretaram obras infantis, selando a programação de apresentações.

De acordo com o prefeito Bruno, os impactos da pandemia seriam suficientes para justificar a execução do Campina de A a Z. Mas, o programa vai além. “O programa trata desde a formação continuada dos professores, à alfabetização dos nossos alunos e ainda estimula a convivência familiar, a partir da literacia, da leitura em família, pra trazer esses entes pra próximo da comunidade escolar”, ponderou o prefeito.

Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o programa surgiu a partir da  necessidade urgente de reparar os danos que a pandemia provocou no processo educacional. “São dificuldades variadas e naturais, diante do quadro que vivenciamos nos últimos anos. É um orgulho pra nós atender mais oito mil estudantes e proporcionar a alfabetização no tempo certo”, pontuou Asfora.

Também estiveram presentes ao evento, a secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira; a secretária de Cultura, Gisele Sampaio; a gerente do Ensino Infantil, Karla Correia; a gerente de Projetos Seduc, Fabíola Gaudêncio; a diretora Técnico Pedagógica da Seduc, Vera Passos; a diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes; a gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá; o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Joselito Barbosa Dias; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias.

Campina de A a Z

O Programa foi criado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Gesto, organização sem fins lucrativos que colabora com o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros. O projeto surgiu a partir de uma análise feita pelos profissionais da Educação, através do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama), desenvolvido pela Seduc e realizado ao longo de 2022.

Ao todo serão 8.365 estudantes alcançados pelo programa, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental e elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Também estarão envolvidos 546 profissionais, dentre formadores, articuladores, professores alfabetizadores, professores da Educação Infantil e assistentes de alfabetização.

A meta é implementar o programa em todas as turmas do Pré-escolar 2 e nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, para que 100% do público alvo esteja alfabetizado até 2024.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo