As equipes técnicas das Secretarias de Planejamento e Obras, da Prefeitura de Campina Grande, estiveram reunidas, nesta quarta-feira (21), para a entrega formal dos projetos para a requalificação da avenida Plínio Lemos, importante obra de mobilidade urbana na Zona Oeste da cidade, entre os bairro das Malvinas, Serrotão e Ramadinha. A conclusão do projeto foi formalizada pelo secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, entregando os documentos ao secretário de Obras, Joab Machado.
’A equipe técnica da Seplan e da Secretaria de Obras vem trabalhando nesse projeto de forma muito dedicada, porque é um dos grandes projetos que serão executados pelo prefeito Bruno Cunha Lima. Uma avenida que atende inúmeros bairros, desde as Malvinas, Bodocongó, Ramadinha e Serrotão. isso vai mudar a página da mobilidade de Campina Grande. É um momento de alegria, de comemorar a finalização do projeto, depois de passar pelo crivo técnico dos técnicos da Seplan, depois de ser apreciado pelos técnicos da Secob, apreciado também pela Caixa Econômica e agora, finalizado tudo e reatualizado todo o projeto e orçamento, está pronto e entregue ao secretário Joab para dar os próximos encaminhamentos’, explicou Felix Neto.
O projeto tem como objetivo a requalificação da Avenida Plínio Lemos, preservando suas características originais, porém garantindo condições adequadas para os usuários. A intervenção contempla acessibilidade, segurança, drenagem e mobilidade, por meio de melhorias no canteiro da avenida, onde apresenta um faixa de servidão, ciclovia e um espaço de passeio. Para se ter uma ideia, o espaço de passeio ao longo da avenida será todo em concreto, com 8 travessias e 30 trechos.
’Uma entrega muito relevante por parte da Secretaria de Planejamento, em conjunto com a Secretaria de Obras. Agora, com o projeto completo, orçamentação e com recursos garantidos, vamos prosseguir para os trâmites de licitação. Já estamos com a documentação desenvolvida, os termos de referência, os editais, para que no próximo mês, a gente já dê entrada nesse processo licitatório, para iniciar todo o processo de contratação de construtora e de terceirizados e concluir essa obra tão importante para o município’, detalhou o secretário de Obras, Joab Machado.
Ainda de acordo com Machado, uma obra desse porte, com 6 km e duas vias laterais, leva em média 12 meses para ser executada, considerando todas as fases. A avenida é constituída por duas vias de três quilômetros (3 km) cada, e contempla três bairros (Ramadinha, Serrotão e Malvinas), sendo o seu entorno caracterizado por edificações comerciais, edificações de uso misto, áreas institucionais e áreas desocupadas.
’Procuramos atender a acessibilidade de forma ampla com aberturas e rebaixamentos dos meio fios, com dimensões confortáveis para os caminhantes, cadeirantes e ciclistas, numa nova forma de pensar a cidade. Essa avenida já vai conectar a sua ciclovia à ciclofaixa da avenida Floriano Peixoto, criando mais 7km de ciclovia e já conectando mais uma parte da cidade a este conceito novo’, detalhou o arquiteto e urbanista da Seplan, Murilo Cabral.
Sobre a Avenida Plínio Lemos
A avenida Plínio Lemos surgiu após a implantação de rede elétrica na região nos anos 40, tendo sido implantada nas laterais da faixa de domínio da CHESF. Conforme o crescimento da cidade, essa via se tornou de grande importância dentro da malha urbana, com características de via arterial, interconectando vários bairros da cidade. O local receberá melhorias de infraestrutura, como em sua pavimentação, drenagem urbana, iluminação pública, passeio acessível e ciclovia.
Participaram dos projetos de requalificação da avenida Plínio Lemos, os arquitetos e urbanistas da Seplan, Tulio Duda Paz – que também é secretário executivo da pasta, Aída Pontes, Murilo Cabral, Raquel Oliveira e Bruno Barbosa; os engenheiros civis da pasta, Alexandre Araújo, Manuel Barbosa e Raimundo Carvalho; além de profissionais da Secretaria de Obras. No próximo mês, a Secob deve lançar o processo licitatório para a execução dos projetos recebidos.
Confira imagens: