Nos acompanhe

Paraíba

Crianças atendidas pela Prefeitura de Campina Grande recebem presentes entregues pelo Papai Noel

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande promoveu a entrega de presentes pelo Papai Noel. Foram 70 presentes para as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Cras de São José da Mata, que participaram do projeto “Cartinhas para o Papai Noel”

Em meio às festividades natalinas, que trazem à luz sentimentos de união, fraternidade e solidariedade, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu mais uma ação na tarde quinta-feira, 15, com a  entrega de aproximadamente 70 presentes para as crianças que participaram do projeto “Cartinhas Para o Papai Noel”. O evento foi realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), São José da Mata.

A ação, organizada pela equipe do CRAS há mais de dois meses, não foi realizada durante dois anos, (em virtude da pandemia da covid-19), sendo retomada neste ano. Desta vez, o grupo se reuniu junto à equipe do SCFV para se confraternizar, em um momento de descontração e brincadeiras com o Papai Noel, que realizou a entrega dos presentes: bonecas, bolas e jogos, até brinquedos de controle remoto, tênis e outros.

Algumas crianças não chegaram a pedir presentes para si mesmas. Elas apresentaram outras prioridades, como presentear pessoas da família, a exemplo dos irmãos e pais.

Foi o caso de Anielly Rayka, 10 anos, que pediu um kit de pulseiras. “Com esse kit eu vou poder ajudar a minha mãe, graças ao Papai Noel. Quando eu chegar em casa vou postar junto com ela nas redes sociais para vendermos e ajudar nas despesas em casa”, contou a menina, emocionada.

Outras crianças decidiram abrir o presente em casa, junto da família, mas não esconderam a alegria e felicidade no olhar ao receber o presente. Foi o caso de Emilly Félix, 10 anos. “Eu fiquei feliz de ver o Papai Noel e receber uma boneca de presente. Vou abrir em casa junto com minha mãe. Estou muito feliz”, disse a garota.

Segundo a coordenadora do Cras, Raquel Virgínio, o evento foi um sucesso e todas as cartinhas puderam ser contempladas, com madrinhas e padrinhos, devido ao esforço de toda a equipe envolvida com o Projeto.

“A alegria das crianças é a nossa alegria. Estamos reavivando sonhos, porque, quando eles ganham um presente das mãos do Papai Noel, eles veem que é possível. Eles pensaram na cartinha e no presente, escreveram e ficaram na expectativa. E hoje todos foram presenteados. A sensação, é de dever cumprido”, comemorou a coordenadora.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana decidiu, nesta segunda-feira (21/10), pelo deferimento parcial do habeas corpus apresentado pela defesa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD).

A relatora do processo foi a juíza Membro Maria Cristina Paiva Santiago que, por sua vez, votou pela manutenção das medidas cautelares que incluem proibição de acesso aos bairros Alto do Mateus e São José, recolhimento domiciliar noturno, bem como, o monitoramento eletrônico, permitindo porém, o acesso de Dinho às dependências da Câmara Municipal pessoense para exercício da função de vereador, bem como da Presidência da Casa Legislativa.

O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade.

A defesa de Dinho argumentou, dentre outros pontos, que a medida aplicada em desfavor do parlamentar seria “completamente inadequada […] e ineficaz” uma vez que seria direcionada a “um líder político” e não de um vereador e, principalmente, que sequer existe denúncia contra o parlamentar.

O caso

Dinho foi afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), na sexta-feira (18/10), durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

O vereador Carlão Pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP), havia sido designado para assumir a Presidência da Casa Legislativa por ocasião do afastamento do presidente, Dinho Dowsley.

A Mesa Diretora da CMJP é atualmente composta pelos vereadores Bosquinho (2º vice-presidente); Marcílio do HBE (1º secretário); Odon Bezerra (2º secretário); e, Zezinho do Botafogo (3º secretário).

Entrevista coletiva CMJP

A assessoria de Comunicação da CMJP confirmou a realização de uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

A coletiva havia sido adiada em virtude da espera do resultado do recurso que tramitava no TRE-PB apresentado pelo presidente da CMJP.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente estadual do Avante comemora decisão do TRE-PB para posse de Renato Martins na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (21), a perda do mandato da vereadora Raíssa Lacerda (PSB) e a convocação do suplente Renato Martins (Avante) para a vaga.

O Avante entrou na Justiça contra a convocação de Raissa para a vaga de Professor Gabriel, que faleceu no fim de maio.

Os suplentes do partido, Renato Martins (Avante) e Moisés Alvino (Avante) apresentaram o recurso, questionando a legalidade da convocação da parlamentar para assumir a vaga, já que no ato ela já estava filiada ao PSB.

A maioria seguiu o voto do relator, juiz-membro Fábio Leandro de Alencar Cunha, acompanhando entendimento do Ministério Público Eleitoral, que entendeu que ela não teria direito à cadeira.

O procurador Regional Eleitoral, Renan Paes, deu parecer a favor do pedido de Renato Martins. Segundo ele, a migração de Raíssa do Avante para o PSB não se enquadra na janela partidária, uma vez que a suplente não era ocupante de cargo efetivo e, portanto, não é dada a garantia de manutenção do mandato.

“Justiça feita. O Avante sempre entendeu que essa cadeira pertencia ao partido e agora, com a decisão, Renato Martins poderá assumir o que é seu por direito”, disse o Presidente Estadual do Avante, Vitor Hugo Castelliano.

Continue Lendo

Paraíba

Prazo para registro de pesquisas eleitorais do 2º turno termina nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Esta segunda-feira (21/10) é o último dia para o registro das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao 2º turno das Eleições 2024. As entidades e empresas que promoverem as consultas devem fazer o cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). O 2º turno das Eleições de 2024 ocorre no domingo (27 de outubro) em 51 municípios, sendo 15 capitais.

As regras sobre as pesquisas eleitorais estão previstas na Resolução nº 23.600/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a norma, as pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia da votação, desde que o registro seja efetuado até cinco dias antes.

Pesquisa Eleitoral e período de registro

Pesquisa eleitoral é a indagação feita à eleitora e ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito das candidatas e dos candidatos que concorrem em uma eleição.

O período para o registro das pesquisas na Justiça Eleitoral teve início em 1º de janeiro deste ano. Desde lá, todas as entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatas e candidatos são obrigadas a registrar previamente cada uma delas, na Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação do levantamento, conforme o artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Continue Lendo