“O dia mais feliz da minha vida nos meus 65 anos de existência”. Assim reagiu a dona de casa Maria do Socorro Lopes da Silva, depois de conhecer o apartamento onde vai morar com o marido, no Residencial Vista Alegre II, no Colinas do Sul. Os contemplados com o novo condomínio construído pela Prefeitura de João Pessoa tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quinta-feira (15). O empreendimento foi entregue pelo prefeito Cícero Lucena na última terça-feira (13).
Os futuros moradores do Vista Algre II visitaram os imóveis acompanhados pela equipe técnica e social da Secretaria da Habitação. Dona Maria do Socorro lembrou que foram quase cinco anos de sofrimento morando em um barraco, enfrentando o sol e chuva, vivendo em um ambiente sem nenhuma infraestrutura. “Quando cheguei no acampamento com meus filhos, eu sabia que a luta ia ser dura e com muito sacrifício, mas graças a Deus e ao prefeito Cícero Lucena eu vou passar o final do ano em uma moradia nova. Adorei meu apartamento. É lindo. Deus abençoe o prefeito Cícero, a secretária Socorro, pelo presente que estão me dando”, declarou.
O Residencial Vista Alegre II é formado pelo conjunto de seis blocos com um total de 192 moradias, onde vão morar cerca de 800 pessoas. Os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com o piso em cerâmica, áreas molhadas (cozinha e banheiro) revestidas com cerâmica, além de uma vaga de garagem. O Residencial tem área de lazer e convivência, local para prática de esportes. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de João Pessoa, construída pelo ao Programa Casa Verde.
A Secretaria de habitação, Socorro Gadelha, disse que a Prefeitura encerra o ano de 2022 com mais de duas mil e 200 moradias entregues na gestão do prefeito Cícero Lucena, o que começou com os residenciais Vista do Verde I e II, no bairro das Indústrias, e os Residenciais Vista do Verde, V, IV, III e, agora, vai entregar o Residencial Vista Alegre II. “Estamos fechando o ano, entregando mais um residencial e trabalhando para iniciar 2023 atendendo a mais 192 famílias com a entrega do Residencial Vista Alegre I, que também fica em Colinas do Sul”, comentou.
Ela adiantou que nesta etapa, estão sendo atendidas famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em condições sub humanas, em acampamento sem nenhuma infraestrutura e agora vão morar em um apartamento bem estruturado e confortável. “Essas famílias moravam nas comunidades de Nova Jerusalém, em Gramame, e na comunidade do Taipa, entre o conjunto Costa e Distrito Industrial”. A secretária Socorro Gadelha lembrou que a próxima etapa vai ser a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal e a entrega das chaves, o que deve acontecer em breve.
No Residencial Vista Alegre Dois, os apartamentos localizados no térreo são destinados às famílias que têm pessoas com deficiência, como é o caso da dona de casa Adriely Roque Da silva Borges que tem um filho especial. “Receber meu apartamentos foi a realização de um sonho, resultado de uma luta de mais quatro anos dentro da comunidade Nova Jerusalém, mas agora eu e meu marido temos um local confortável para viver com nossos filhos e morar num apartamento adaptado às limitações do meu filho especial. Foi um presente de Deus e eu só posso agradecer ao prefeito Cícero Lucena e a secretária Socorro”, ressaltou.
Alisson da Silva, que tem deficiência, disse que morar em um espaço adaptado para as necessidades dele é muito bom. “Nós temos limitações, sabemos o quanto é difícil passar por determinados obstáculos e no Residencial nós temos rampas de acesso e os apartamentos são adaptados”, falou, lembrando os quase cinco anos que morou dentro de uma comunidade convivendo com insetos, esgotos e sujeira.