Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura realiza ‘Sarau Natalino’ na Praça da Paz, nos Bancários

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do projeto Cordel na Sala de Aula, realiza nesta sexta-feira (16), às 14h, o ‘Sarau Natalino’ na Biblioteca Indústria do Conhecimento, que funciona na Praça da Paz, no bairro Bancários. Vão participar alunos das Escolas Municipais Economista Monteiro Celso Furtado e Professora Anayde Beiriz.

“Nós queremos promover um momento de leitura, de jogo cênico, declamação de poemas enquanto ferramentas educativas na prática da solidariedade e contação de histórias. Teremos neste evento comunidade literária, alunos dos 4º e 5º anos do Fundamental I e familiares”, explicou a coordenadora do Setor de Cordel da Sedec, Sayonara Gomes de Oliveira.

A homenageada durante o Sarau será a escritora Miriam Pina, com participação especial da escritora Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti e da poetisa popular Ana Diniz.

Apresentações – Alunos da Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado vão fazer uma dramatização da história “Um convidado especial” (adaptação de Miriam Pina do poema “The Christmas Guest”, de Helen Steiner Rice).

Contação de história ‘O baile do menino Deus’. Texto do escritor, médico e dramaturgo brasileiro, Ronaldo Correia de Brito, e que será narrado por Joseane Pereira.

A aluna do 4º ano da Escola Anayde Beiriz, Emilly Joana Mendes da Silva, vá declamar o poema ‘Humanidade’ da poetisa Carolina Maria de Jesus.

Durante o Sarau Natalino haverá ainda exposição de livros e cantos natalinos.

Miriam Lina – Nasceu na cidade de Santa Rita em 1952. Aos 9 anos decidiu ser professora. Fez bacharelado em Letras, com foco na Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Viveu 11 anos na África, em Angola e na Zâmbia. Em Angola, trabalhou como intérprete e tradutora para a Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM) – missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a guerra civil naquele país nos anos 90. Coordenou o projeto Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita) da Diocese de Luanda que atendia vítimas dos problemas sociais causados pela guerra.

Marineuma de Oliveira – Possui Licenciatura em Letras, especialização em Língua Portuguesa, mestrado em Letras e doutorado em Linguística, todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada ao Ensino, Prática Pedagógica do Ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Ensino, Formação de Professores e Análise do Discurso. Atua no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Português, Língua e Literatura.

Continue Lendo

Paraíba

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB: “excelente trabalho”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidatura à reeleição de Harrison Targino à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), ganhou mais um apoio importante. O advogado Edísio Souto afirmou nesta segunda-feira (21) que defende a candidatura de Harrison por entender que o trabalho realizado pela atual gestão em defesa da advocacia paraibana deve continuar.

“Sou advogado há 37 anos e quero conclamar a todos para que votem em Harrison Targino, atual presidente da OAB Paraíba, que tem feito um excelente trabalho, tem dado um apoio muito grande à advocacia, e como diz a máxima popular, em time que está ganhando não se mexe. Vamos todos juntos votar em Harrison Targino”, destacou o advogado.

Edísio Souto ainda conclamou os colegas advogados e advogadas a participarem da eleição da OAB Paraíba, que acontecerá no próximo dia 19 de novembro. “A participação de cada um de nós é fundamental para a nossa Ordem”, disse.

Harrison Targino agradeceu o apoio e destacou a importância de ter ao seu lado um advogado conceituado e de referência como Edísio Souto. “Quero agradecer o apoio do amigo Edísio, que caminhará junto conosco na luta constante para que a OAB possa aprofundar suas conquistas e não retroceda. Estaremos juntos nessa caminhada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Michelle Bolsonaro visita João Pessoa nesta terça-feira para agenda em apoio a Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), visita a Paraíba nesta terça-feira (22/10) para participar de compromisso de campanha em apoio ao candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL).

O evento “Encontrão com a Família” será a partir das 18h, no Busto de Tamandaré.

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e coordenador de campanha do partido, Cabo Gilberto (PL), convocou a população e apoiadores para marcarem presença na agenda.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana decidiu, nesta segunda-feira (21/10), pelo deferimento parcial do habeas corpus apresentado pela defesa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD).

A relatora do processo foi a juíza Membro Maria Cristina Paiva Santiago que, por sua vez, votou pela manutenção das medidas cautelares que incluem proibição de acesso aos bairros Alto do Mateus e São José, recolhimento domiciliar noturno, bem como, o monitoramento eletrônico, permitindo porém, o acesso de Dinho às dependências da Câmara Municipal pessoense para exercício da função de vereador, bem como da Presidência da Casa Legislativa.

O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade.

A defesa de Dinho argumentou, dentre outros pontos, que a medida aplicada em desfavor do parlamentar seria “completamente inadequada […] e ineficaz” uma vez que seria direcionada a “um líder político” e não de um vereador e, principalmente, que sequer existe denúncia contra o parlamentar.

O caso

Dinho foi afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), na sexta-feira (18/10), durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

O vereador Carlão Pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP), havia sido designado para assumir a Presidência da Casa Legislativa por ocasião do afastamento do presidente, Dinho Dowsley.

A Mesa Diretora da CMJP é atualmente composta pelos vereadores Bosquinho (2º vice-presidente); Marcílio do HBE (1º secretário); Odon Bezerra (2º secretário); e, Zezinho do Botafogo (3º secretário).

Entrevista coletiva CMJP

A assessoria de Comunicação da CMJP confirmou a realização de uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

A coletiva havia sido adiada em virtude da espera do resultado do recurso que tramitava no TRE-PB apresentado pelo presidente da CMJP.

Continue Lendo