Nos acompanhe

Paraíba

CSMP – Biênio 2023-2024: comissão eleitoral divulga nomes e votação dos conselheiros eleitos

Publicado

em

Às 16h desta quarta-feira (14/12), logo após o encerramento da votação para a escolha dos novos membros do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba para o biênio 2023-2024, a comissão eleitoral teve acesso ao resultado e divulgou os votos apurados. Estão eleitos os procuradores de Justiça: Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena (com 152 votos – 20,85% do total), Aristóteles de Santana Ferreira (133 – 18,24%), Francisco Paula Ferreira Lavor (131 – 17,97%), João Geraldo Carneiro Barbosa (122 – 16,7%) e Victor Manoel Magalhães Granadeiro Rio (com 81 votos – 11,11%).

O procurador Francisco Sagres Macedo Vieira teve 110 votos (15,09%), ficando na 1ª suplência, pois os novos procuradores de Justiça têm prioridade para integrar o colegiado, mesmo com um número menor de votos, como foi o caso do procurador Victor Granadeiro, empossado este ano. A eleição, que aconteceu por meio do  sistema eletrônico do MPPB, teve a participação de 208 dos 214 integrantes da carreira ministerial. Foram computados 729 votos válidos e dois brancos.

O encerramento do pleito foi feito de forma presencial pelo presidente da comissão eleitoral, o procurador de Justiça, Valberto Lira, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; do 2º subprocurador-geral, José Roseno Neto; dos conselheiros eleitos, João Geraldo e Victor Granadeiro; dos promotores de Justiça Cláudio Antônio Cavalcante (integrante da comissão eleitoral), Rodrigo Marques da Nóbrega (secretário-geral), Alexandre César Fernandes (assessor técnico); e de servidores da instituição que auxiliaram os membros no pleito. O promotor de Justiça, Francisco Lianza Neto, também integrante da comissão, acompanhou o encerramento dos trabalhos por videoconferência.

“Parabenizamos os membros eleitos e desejamos mandatos profícuos à frente do Conselho Superior, um órgão tão importante para a nossa instituição. Estamos em um processo de renovação do colegiado, uma oxigenação muito necessária, da qual esperamos que surjam novas ideias, novos ânimos e debates. Tenho certeza de que todos os eleitos trarão esse substrato ao CSMP, nos próximos dois anos”, avaliou o presidente da comissão eleitoral, o procurador Valberto Lira, que acompanhou o pleito em um plantão presencial na sede da Procuradoria-Geral de Justiça com  os promotores de Justiça, Francisco Lianza Neto e Cláudio Antônio Cavalcante, integrantes da comissão. Valberto agradeceu a presença de todos e o apoio da equipe de servidores.

Posse
Os Conselheiros tomarão posse e entrarão em exercício, em sessão solene, perante o Colégio de Procuradores de Justiça, no primeiro dia útil após o término dos mandatos do biênio do atual colegiado, o que ocorrerá no mês de janeiro de 2023.  Atualmente, o colegiado é composto pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e pelo corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos (ambos membros natos) e pelos conselheiros Kátia Rejane Lucena, José Roseno Neto, Francisco Sagres e Valberto Lira. O colegiado é o órgão da administração superior do MPPB com uma série de atribuições essenciais à manutenção e desenvolvimento da instituição (confira algumas AQUI).

Continue Lendo

Paraíba

Pleno do TJPB escolhe mais dois novos desembargadores e promove juízes nesta 4ª feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir das 14h desta quarta-feira (23), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará a escolha de mais dois juízes para o cargo de desembargador do Poder Judiciário estadual. Um será selecionado pelo critério de merecimento, destinado exclusivamente a mulheres, e o outro pelo critério de antiguidade. A 18ª sessão ordinária administrativa será presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte, e transmitida pelo canal do TJPB no YouTube.

Na terça-feira (22), o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, empossou o desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega Filho no cargo e, no dia 10, foi o desembargador Onaldo Rocha de Queiroga.

No dia 5 de novembro, mais três vagas serão preenchidas: uma pelo critério de merecimento, com concorrência mista entre homens e mulheres; outra pelo critério de antiguidade; e a formação de uma nova lista tríplice para uma vaga do Quinto Constitucional, a partir de uma lista sêxtupla enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba. Os novos desembargadores estão sendo nomeados para ocupar as sete vagas recém-criadas este ano na Corte.

A pauta inclui ainda seis editais de vacância relacionados à promoção de juízes(as) com base nos critérios de merecimento e antiguidade. Para a 2ª Vara Mista de Cabedelo, 2ª Vara Mista de Piancó e 1ª Vara Mista de Pombal, o critério é de merecimento, enquanto para a 1ª Vara Mista de Catolé do Rocha, Juizado Auxiliar Misto da 5ª Circunscrição Judiciária (sede em Cajazeiras) e Vara Única da Comarca de Alagoinha, o critério é de antiguidade.

Durante a sessão, o Pleno também indicará um(a) desembargador(a) para o cargo de Juiz-Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), conforme o artigo 120, § 1º, inciso I, alínea “a”, combinado com o artigo 121, § 2º da Constituição Federal, em razão da renúncia do desembargador João Batista Barbosa, por motivo de foro íntimo.

Atualmente, a Corte Eleitoral é composta pelos desembargadores Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, presidente, e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, vice-presidente e corregedor, como membros efetivos, e pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, como membro suplente.

Continue Lendo

Paraíba

Homem tatua número eleitoral para agradar vereador de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma imagem vem chamando a atenção nos corredores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Um homem com o número de campanha do vereador Bosquinho (PV) tatuado no braço.

Feliz em mostrar a imagem, que segundo ele são as mãos dele com o vereador, Fábio disse ao portal Política&Etc que queria eternizar o momento. O “fã” de Bosquinho é um dos assessores do parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador eleito de João Pessoa tem cadastro ativo como motorista do UBER

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito de João Pessoa, Guguinha Mov Jampa, mantem o cadastro ativo como motorista UBER. Ele disse que faz tempo que não atua como motorista de aplicativo, mas que o cadastro permanece ativo.

Produtor cultural, Guguinha disse que atuou como motorista de aplicativo no período da pandemia, quando o setor cultural passou por grande crise. Ele relatou que trabalhou no volante, mesmo depois de ter sido chamado para auxiliar na Funjope.

Partir de janeiro, quando assumir o mandato, Guguinha terá direito a carro e motorista  na estrutura de seu gabinete.

Continue Lendo