Nos acompanhe

Negócios

Estudo Deloitte apura crescimento equilibrado no varejo global

Publicado

em

As 250 maiores empresas de varejo do mundo apuraram receitas somadas de US$ 4,4 trilhões no ano fiscal de 2016, o que equivale a um crescimento de 4,1% em relação a igual período de 2015, segundo o estudo da Deloitte Global Powers of Retailing 2018: mudança transformadora, comércio revigorado.

“A economia global está em meio a um período de crescimento relativamente forte e com condições benignas. O crescimento avançou na Europa e no Japão, ficou estável na China e nos EUA e foi retomado em diversos mercados emergentes”, afirma Ira Kalish, economista-chefe da Deloitte Global. “Para os varejistas, um crescimento econômico mais forte é sempre bem-vindo. No entanto, eles também devem lidar com as consequências negativas da crescente desigualdade de renda, ações de protecionismo e o potencial impacto do aperto monetário.”

Entre as empresas brasileiras, destaque para o grupo Lojas Americanas S.A, que pelo terceiro ano consecutivo figura na lista das 50 companhias de crescimento mais rápido dentre os maiores grupos varejistas globais, além de seguir como único representante do Brasil no ranking das 250 maiores empresas do setor, ocupando a 185ª colocação.

“É importante perceber que, em geral, as empresas que apuraram melhores resultados entre as gigantes do varejo mundial são aquelas que se adaptaram melhor às múltiplas plataformas de vendas e de atendimento aos clientes. A cada dia, o consumidor navega com mais desenvoltura pelos canais online dos varejistas, obtém informações e trocam impressões pelas redes sociais para fazer comparações e decidir onde e como comprar. No entanto, todas as facilidades do espaço virtual não são garantias de vendas online, pois as pessoas vão escolher o ambiente que melhor atender seus anseios a cada compra, o que pode acontecer em uma loja física ou virtual”, explica Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de Bens de Consumo e Varejo.

Gigantes globais

No ranking global, os cinco maiores varejistas mantiveram suas posições no quadro de líderes. Por outro lado, uma combinação de crescimento orgânico, aquisições e volatilidade da taxa de câmbio embaralhou as colocações das empresas restantes no Top 10 do ranking – que agora representa 30,7% da receita de varejo geral do Top 250 (em comparação com 30,4% no ano anterior).

As norte-americanas Wal-Mart, Costco Wholesale Corporation e The Kroger Co. continuam, portanto, na liderança do ranking, seguidas pelo Schwarz Group, da Alemanha, e da também americana Walgreens Boots Alliance.

A Amazon (EUA) avançou da 10ª para a 6ª colocação, substituindo nessa posição a The Home Depot (EUA), que recuou para o 7º lugar. O Aldi Group (Alemanha) manteve a 8ª colocação, enquanto que o Carrefour S.A. (França) passou do 7º posto para o 9º neste ano. Já a norte-americana CVS Health Corporation figura na última posição do Top 10, evoluindo da 12ª colocação, na qual estava no ano anterior.

Pela primeira vez em quatro anos, as empresas varejistas do setor de vestuário e acessórios não foram as líderes de crescimento, mas continuam formando o segmento mais lucrativo.

A quota europeia do Top 250 caiu novamente este ano, com 82 varejistas entre os listados com sede na Europa (eram 85 no ano fiscal de 2015 e 93 no ano fiscal de 2014), o que aumentou a diferença em relação às empresas da América do Norte. No entanto, desse resultado, os varejistas europeus seguem sendo mais ativos em nível mundial, enquanto buscam crescimento fora dos mercados domésticos maduros, de acordo com os dados do estudo. Quase 41% das receitas combinadas das empresas dessa região foram gerados a partir de operações estrangeiras – o que equivale a quase o dobro do apurado no geral do Top 250.

Mudança transformadora

O estudo da Deloitte avalia também como as regras do varejo estão sendo reescritas neste momento de transformação do setor. A inovação, a colaboração, a consolidação, a integração e a automação provavelmente serão necessárias para revigorar o comércio, impactando profundamente a maneira como as organizações fazem negócios agora e no futuro.

O levantamento apurou quatro grandes tendências:

  • Criação de recursos digitais de primeira linha – Os varejistas de todo o mundo estão se adaptando rapidamente ao fato de que, do ponto de vista do consumidor, a decisão de compras não é baseada em uma disputa entre os ambientes físico e online. Para eles, o canal de compras não importa, mas, sim, a satisfação de suas expectativas;
  • Passar a combinar os ambientes físico e online compensa o tempo perdido – Muitos varejistas que ficaram inicialmente à margem das atuais evoluções do mercado podem não ter conseguido acompanhar as tendências digitais com a intensidade ideal, mas estão agora compensando o tempo perdido com esforços de readequação;
  • Criando experiências exclusivas e atrativas na loja – As lojas físicas de varejo não estão sendo extintas: 90% das vendas no varejo mundiais ainda são realizadas nesses tradicionais ambientes. Mas, para competir com a conveniência e a variedade de oportunidades permitidas pelo ambiente online, oferecer experiências significativas aos clientes e contar com o engajamento das marcas são cruciais para manter as lojas físicas atrativas;
  • Reinventando o varejo com as mais recentes tecnologias – Internet das coisas (IoT), inteligência artificial, realidades aumentada e virtual e robôs devem estar no radar dos varejistas como ferramentas de gestão e de estímulo às vendas.

“Vivemos um tempo de transformação no varejo. O cliente está claramente com o controle nas mãos, habilitado pelas tecnologias para permanecer constantemente conectado e mais capacitado do que nunca para gerar mudanças de comportamento em relação às compras”, diz Vicky Eng, líder global do setor de varejo da Deloitte.

Sobre o estudo

O ranking das 250 empresas listadas no estudo Global Powers of Retailing 2018 foi elaborado com base em suas receitas de varejo para o ano fiscal de 2016 (abrangendo os exercícios fiscais das organizações finalizados em junho de 2017). Para ser incluída na lista, uma companhia não precisava necessariamente apurar a maior parte de suas receitas pelo varejo, desde que sua atividade varejista fosse grande o suficiente para se enquadrar no estudo.

Uma série de fontes foram consultadas para se produzir o ranking das Top 250 maiores varejistas do mundo, sendo que os principais documentos foram os relatórios anuais das companhias, registros da SEC e informações encontradas na empresa em comunicados de imprensa, folhetos de informação ou em seus sites.

O estudo inclui também análises e considerações elaboradas com base nas experiências em consultoria desenvolvidas pela Deloitte nos países em que está presente.

Para ter acesso a mais informações, visite o site da Deloitte: www.deloitte.com.br.

Sobre a Deloitte

A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. Atendemos a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os 263.900 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo FacebookLinkedIn e Twitter. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.

A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido (“DTTL”), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas apresenta a palestra “Oratória da Elegância” no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A educadora, comunicadora e influenciadora estará em João Pessoa na terça (26) de novembro

Cíntia Chagas, reconhecida como uma das professoras de português mais influentes do Brasil, estará em João Pessoa nesta terça-feira, 26 de novembro. Com quase 7 milhões de seguidores no Instagram, ela promete encantar o público no Teatro Pedra do Reino, às 19h30, com a palestra “Oratória da Elegância”. O evento aborda os elementos essenciais para uma comunicação refinada e impactante. Garanta já o seu ingresso no Sympla, com preços a partir de R$ 99,00.

Especialista em comunicação, Cíntia Chagas é reconhecida por sua irreverência ao abordar temas cotidianos com humor e profundidade. Combinando elegância e sofisticação a um humor ácido e inteligente, a palestrante revelará segredos para evitar gafes e utilizar a comunicação como uma poderosa ferramenta de sucesso pessoal e profissional.

Segundo o CEO do Clubjob Coworking, Daniel Pessoa, “somos o maior ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba, reunindo centenas de talentos em um só lugar. Por isso, trazer a palestra de Cíntia Chagas para João Pessoa é uma oportunidade enriquecedora, conectando ainda mais nossos membros a conteúdos valiosos e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”.

Sobre Cíntia Chagas
Cíntia Chagas é professora, comunicadora e autora dos livros “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento sem Erros de Português”, frequentemente entre os mais vendidos, refletindo seu sucesso e a relevância de seu trabalho na área de educação e comunicação. Conhecida por suas apresentações irreverentes e bem-humoradas, Cíntia acumula milhões de seguidores e já atuou como articulista da revista Forbes, levando seu conhecimento em palestras e cursos por todo o Brasil.

Cíntia Chagas | Oratória da Elegância | Data, horário e onde
Terça-feira (26) de novembro, às 19h30
Teatro Pedra do Reino – Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco
Ingressos a partir de R$ 99,00
Vendas online: https://www.sympla.com.br/cintia-chagas—oratoria-da-elegancia__2558301?d=Icaro
Informações: (83) 96000-0000

Continue Lendo

Negócios

Maison Guilhermina lança coleção verão 2025 com foco no estilo handmade e elegância artesanal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A Maison Guilhermina, mais uma vez, inova seu verão 2025 e celebra o estilo handmade com peças exclusivas trabalhadas à mão, com detalhes de franjas e hotpants. “Nesse verão, nós estamos com uma tendência que é a essência do toque humano, essas peças artesanais trazem autenticidade e valorizam o trabalho manual”, afirma Luiz Antônio Cunha, estilista e sócio da  Guilhermina.
Para esta nova temporada, o branco ganha destaque como a cor favorita, especialmente nas peças com aplicações em tela de renda e paetês, ideais para looks diferenciados tanto no verão quanto para as celebrações de Réveillon. Os tons pastéis, como o delicado “manteiga”, um amarelo suave e leve, adicionam suavidade e elegância ao guarda-roupa de verão.
Materiais leves e fluidos, como o tule de microfibra, seguem em alta, e proporcionam frescor e conforto para os dias quentes. As peças em crochê, que vêm sendo tendência nas últimas temporadas, aparecem em novos modelos que reforçam o charme do trabalho artesanal. Hotpants e o macramê, outro estilo de trabalho manual, completam a coleção, e prometem looks contemporâneos e sofisticados.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá shows de Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge e vasta programação cultural

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo