O Espaço Arte Brasil nasceu em João Pessoa com o intuito de promover a aproximação entre público, obra e artista. A loja – que conta com peças da arte brasileira para diversos gostos e bolsos – é uma iniciativa pioneira e inovadora do jornalista e comunicador digital Fábio Bernardo, do empresário Rodrigo Vilar e da concierge e consultora Gabriela Nicodemos, sócios unidos com a intenção de democratizar e acessibilizar a cultura por meio da arte.
Em menos de três meses de funcionamento, o Espaço já dá seus primeiros passos fora da Paraíba como uma das galerias participantes da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), que acontece de 9 a 11 de dezembro e reúne espaços renomados de arte, galeristas, marchands e colecionadores de arte moderna e contemporânea. “Fomos convidados pelo arquiteto Diogo Viana – idealizador do evento – e somos a única galeria paraibana convidada. Estaremos entre espaços renomados de Pernambuco e Fortaleza”, conta Gabriela Nicodemos.
No portfólio do Espaço Arte Brasil, destacam-se grandes nomes paraibanos como Miguel dos Santos, Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Fred Svendsen, Raul Córdula, Heloisa Maia e Chico Ferreira, entre outros contemplados artistas de todo o Brasil e mundialmente consagrados.
O evento é gratuito e aberto ao público, assim como o acesso ao Espaço Arte Brasil em João Pessoa. Participarão 16 espaços de arte, sendo 11 galerias de arte de Pernambuco, uma plataforma de arte online, o Espaço Arte de João Pessoa, outra de Fortaleza, além de uma da região do Agreste e dois espaços com projetos de arte e impacto social.
Para o idealizador do evento, o arquiteto Diogo Viana, a Feira busca fomentar o mercado regional de artes visuais. Segundo ele, o próprio público comprador de arte não conhece as galerias e, no geral, frequenta apenas algumas. “É uma forma de ampliar o leque de opções para quem consome arte e unir forças”, diz.
Participações – A ART-PE conta com a participação das galerias Amparo 60, Garrido Galeria, Número Galeria, Spotart, RedigArt, Nuvem Galeria, Arte Plural, Ceci Galeria, Casa Antica Escritório de Arte, Christal Galeria, Cave Galeria – CE, Casa Balea Galeria, Espaço Arte Brasil-PB, BOI Galeria e Mau Mau Galeria com Gráfica Lenta. O evento tem também um bistrot do Café Borsoi, que traz um menu exclusivo; um wine bar assinado pelo Wine Concept; a Livraria da Praça, com materiais de belas artes e livros sobre arte e design; e o Sebo Baleia, com diversas obras literárias de arte usadas e raras, com edições esgotadas.
Talks – O ART-PE também vai reunir especialistas do mundo da arte para falarem de suas experiências e ideias para a arte como um todo. Entre os participantes estão Rayana Rayo para falar do processo criativo em um espaço coletivo; Filipe Campello, Guilherme Propágulo e Olívia Mindêlo num debate sobre ampliação do circuito da arte contemporânea em Pernambuco e Mariana Moura e Mônica Bouqvar, com o prêmio Museu, no dia 10. No domingo, 11, é a vez de Rebeka Monita, Mabel Medeiros e Abiniel Nascimento no talk Museu e colecionismos e Irma Brown e Pedro Stilo falando sobre ‘por que não vendemos?’.
O evento acontece no Cais do Sertão, equipamento do Governo do Estado de Pernambuco e a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale espera que nos três dias de evento possam florescer novas ideias e formas de pensar o meio artístico de Pernambuco. “É muito importante para um centro cultural como o Cais apoiar e se inserir dentro deste movimento”, relata.
Para mais informações sobre a Feira o instagram é: @_artpe .
O Espaço Arte Brasil está aberto ao público no Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.