Nos acompanhe

Paraíba

MPT destina R$ 102,6 mil para Lan House’s Sociais em Campina, que beneficiam mais de 300 pessoas

Publicado

em

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 102,6 mil para um projeto de implantação de Lan House’s Sociais em Campina Grande. Os recursos foram destinados para aquisição de 30 computadores completos com mesas novas. O projeto oferece cursos gratuitos de letramento digital para idosos, voltados a comerciantes da Feira Central de Campina Grande, para que aprendam a lidar, por exemplo, com programas que possam auxiliá-los no trabalho, além de cursos para pessoas com deficiência e outros públicos vulneráveis.

Atualmente, seis Lan House’s Sociais já estão funcionando em Campina Grande com 140 pessoas matriculadas em três cursos: Web Design, Jogos Digitais 2D e Letramento Digital para pessoas com 40+, 50+ e 60+. No próximo dia 19 de dezembro, às 9h, haverá a entrega de certificados a mais 140 alunos beneficiados, fechando o ano de 2022 com 235 pessoas certificadas. O evento acontecerá no Teatro Rosil Cavalcanti, no Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Na semana passada, o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida participou da inauguração de duas Lan House’s Sociais localizadas no Parque da Liberdade e na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município. O projeto apoiado pelo MPT na Paraíba é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Na manhã da última sexta-feira (02), foi inaugurada a Lan House Social instalada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, no Centro da cidade, com a presença do procurador do Trabalho Marcos Almeida. Já na quinta-feira (01), foi realizada a inauguração da unidade que funciona no Parque da Liberdade. Com estas, Campina Grande já conta com seis Lan House’s, que atendem públicos de diferentes faixas etárias. Além das duas unidades recém inauguradas, Campina conta com Lan House’s localizadas no bairro das Malvinas, na Feira Central, na APAE e no Instituto dos Cegos.

“O projeto possibilita qualificação profissional e garante, ainda, inclusão e cidadania digital, inclusive para a coletividade de trabalhadores. Trata-se de uma iniciativa que apresenta um impacto social muito significativo”, ressaltou o procurador do Trabalho Marcos Almeida. “O MPT vem acompanhando as atividades desenvolvidas e parabeniza a Secti pela iniciativa. Projetos como este, de acentuada relevância social, terão sempre o nosso apoio”, acrescentou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida, comemora a expansão das unidades e informou que o projeto será ampliado para outros bairros. “Nosso objetivo é levar cada vez mais acessibilidade digital para a população da nossa cidade. As nossas Lan House’s além de disponibilizar acesso à internet para estudantes, adultos e idosos também dá a oportunidade de capacitação para as pessoas se realocarem no mercado de trabalho ou melhorarem suas habilidades. Sem dúvida, esse projeto continuará avançando em 2023”, afirmou a secretária.

Funcionamento

No Parque da Liberdade, o horário de funcionamento da Lan House Social é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Na Lan House instalada na Secti, o horário segue o cronograma das aulas oferecidas.

As Lan House’s Sociais oferecem curso gratuito de Letramento Digital para a população 40+, todas as quintas, nos turnos manhã e tarde. As aulas serão ministradas pelo professor Caio Camboim.

Mais informações sobre cursos e funcionamento das Lan House’s Sociais podem ser adquiridas por meio do número (83) 9 8831-4447 ou pelo Instagram @secti.cg.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo