O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 102,6 mil para um projeto de implantação de Lan House’s Sociais em Campina Grande. Os recursos foram destinados para aquisição de 30 computadores completos com mesas novas. O projeto oferece cursos gratuitos de letramento digital para idosos, voltados a comerciantes da Feira Central de Campina Grande, para que aprendam a lidar, por exemplo, com programas que possam auxiliá-los no trabalho, além de cursos para pessoas com deficiência e outros públicos vulneráveis.
Atualmente, seis Lan House’s Sociais já estão funcionando em Campina Grande com 140 pessoas matriculadas em três cursos: Web Design, Jogos Digitais 2D e Letramento Digital para pessoas com 40+, 50+ e 60+. No próximo dia 19 de dezembro, às 9h, haverá a entrega de certificados a mais 140 alunos beneficiados, fechando o ano de 2022 com 235 pessoas certificadas. O evento acontecerá no Teatro Rosil Cavalcanti, no Centro Cultural Lourdes Ramalho.
Na semana passada, o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida participou da inauguração de duas Lan House’s Sociais localizadas no Parque da Liberdade e na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município. O projeto apoiado pelo MPT na Paraíba é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Na manhã da última sexta-feira (02), foi inaugurada a Lan House Social instalada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, no Centro da cidade, com a presença do procurador do Trabalho Marcos Almeida. Já na quinta-feira (01), foi realizada a inauguração da unidade que funciona no Parque da Liberdade. Com estas, Campina Grande já conta com seis Lan House’s, que atendem públicos de diferentes faixas etárias. Além das duas unidades recém inauguradas, Campina conta com Lan House’s localizadas no bairro das Malvinas, na Feira Central, na APAE e no Instituto dos Cegos.
“O projeto possibilita qualificação profissional e garante, ainda, inclusão e cidadania digital, inclusive para a coletividade de trabalhadores. Trata-se de uma iniciativa que apresenta um impacto social muito significativo”, ressaltou o procurador do Trabalho Marcos Almeida. “O MPT vem acompanhando as atividades desenvolvidas e parabeniza a Secti pela iniciativa. Projetos como este, de acentuada relevância social, terão sempre o nosso apoio”, acrescentou.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida, comemora a expansão das unidades e informou que o projeto será ampliado para outros bairros. “Nosso objetivo é levar cada vez mais acessibilidade digital para a população da nossa cidade. As nossas Lan House’s além de disponibilizar acesso à internet para estudantes, adultos e idosos também dá a oportunidade de capacitação para as pessoas se realocarem no mercado de trabalho ou melhorarem suas habilidades. Sem dúvida, esse projeto continuará avançando em 2023”, afirmou a secretária.
Funcionamento
No Parque da Liberdade, o horário de funcionamento da Lan House Social é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Na Lan House instalada na Secti, o horário segue o cronograma das aulas oferecidas.
As Lan House’s Sociais oferecem curso gratuito de Letramento Digital para a população 40+, todas as quintas, nos turnos manhã e tarde. As aulas serão ministradas pelo professor Caio Camboim.
Mais informações sobre cursos e funcionamento das Lan House’s Sociais podem ser adquiridas por meio do número (83) 9 8831-4447 ou pelo Instagram @secti.cg.