A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), recebe nesta segunda-feira, 05, a Carreta 5G da Huawei. A carreta, que possui 4,5 metros de altura, 20 metros de comprimento e 8 metros de largura quando aberta, fará experimentações utilizando a nova geração de internet e ficará localizada próxima ao Sesi Museu Digital, às margens do Açude Velho.
A programação de visitas vai até a próxima quinta-feira, 8, e inclui a amostragem da tecnologia 5G para a agricultura, mineração, soluções domésticas e na área de manutenção. Além disso, haverá uma infraestrutura demonstrativa de um ERB 5G para os visitantes. Uma aplicação com óculos de realidade mista também estará disponível para experimentação. A visitação começará na terça-feira, 06, vai durar cerca de 15 minutos e receberá 20 pessoas, por vez.
“Como campinense, inserir na rota do caminhão 5G a cidade de Campina Grande é uma das maiores alegrias. Uma cidade que mostra e exporta para o mundo tecnologia de ponta, através dos seus talentos, e que agora tem a oportunidade de conectar-se à nova geração de tecnologia 5G junto a empresa líder global em infraestrutura de telecomunicações. Queremos conectar os grandes polos educacionais da cidade ao mundo. Campina merece e estarei junto para o que precisarem. Agradeço todo o apoio da secretária Larissa Almeida, que esteve comigo na Huawei, representando a Prefeitura de Campina Grande, e articulando junto a UFCG o início desta parceria em um momento tão especial, que é o Natal Iluminado.”, explicou Victor Montenegro, gerente de talentos e ecossistema da Huawei.
Para a secretária, Laryssa Almeida, esse é mais um momento oportuno para mostrar à população, o impacto positivo das tecnologias. “Estamos realizando um Natal Iluminado marcado também pela presença da tecnologia, com projeção mapeada e árvore de Natal com programação digital. Então é oportuno proporcionar às pessoas a oportunidade de visitação a Carreta 5G da Huawei, para vivenciar as experiências que poderão despertar, principalmente nos mais jovens, a vontade de seguir carreira nessa área que tem grande potencial. Tecnologia é recurso para impactar na qualidade de vida, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade”, afirmou a secretária.
Sobre a tecnologia 5G
Os sinais do 5G são transmitidos da mesma maneira, como ocorre com o 4G e as demais gerações de internet da telefonia móvel: por meio de ondas de rádio, através de antenas, que transmitem sinais para os smartphones e demais aparelhos móveis. Entretanto, o que difere o 5G das demais gerações é que ela utiliza faixas de frequências maiores, possibilitando o alcance de maiores velocidades.
Essas faixas são as frequências em que a rede opera, uma espécie de estrada no ar pela qual irão circular os dados de internet. No Brasil foram leiloadas faixas de frequência em quatro bandas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz.
Confira imagens;