Nos acompanhe

Brasil

Brasil vence a Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo

Publicado

em

O Brasil protagonizou nesta segunda-feira, 5, a sua melhor atuação na Copa do Mundo do Catar. Embalada pela volta de Neymar, a seleção goleou a Coreia do Sul por 4 a 1, no estádio 974, e assegurou classificação às quartas de final do torneio com um primeiro tempo avassalador. Foram quatro gols em apenas 35 minutos, nove finalizações e atuação decisiva do quinteto ofensivo.

Os gols da partida foram marcados por Vinicius Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá, enquanto o volante Paik Seung-Ho descontou para os coreanos.

Com o resultado, o país, agora, encara a Croácia nas quartas de final. A partida será na próxima sexta-feira, 9, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação.

O adversário é conhecido em recentes edições de mundiais. Em 2006, na Alemanha, os brasileiros venceram por 1 a 0. O segundo encontro aconteceu em 2014, no Brasil, com triunfo por 3 a 1. Será a primeira vez em um mata-mata.

O Brasil iniciou a partida pressionando os coreanos, que tinham dificuldades para sair jogando no campo defensivo. Logo aos seis minutos, Raphinha fez boa jogada individual pela direita e cruzou rasteiro para a área. A bola encontrou Vinicius Júnior que, livre, teve espaço para chutar colocado e concluir para o gol: 1 a 0.

Foi o primeiro gol do atacante em mundiais, o segundo dele em 29 partidas pela seleção. O gol também serviu para findar um incômodo jejum da seleção de ainda não ter marcado gols no primeiro tempo do torneio.

Na sequência, aos 12, Richarlison sofreu pênalti ao surpreender o zagueiro Jung Woo-Young, se antecipando ao defensor quando se preparava para chutar a bola para frente.

Neymar cobrou ao seu melhor estilo: correu lentamente para a bola, esperou o goleiro coreano Kim Seung-Gyu saltar e só rolou com sutileza para o fundo das redes.

Na comemoração, foi ao encontro dos laterais Alex Telles e Alex Sandro, machucados e impossibilitados de participar da partida. O primeiro já voltará a Espanha para ser submetido a uma cirurgia no joelho.

Foi o sétimo gol de Neymar em mundiais, igualando a marca de Careca, e se aproximando de outros grandes nomes como Leônidas da Silva e Rivaldo, que tem oito.

A Coreia deu o primeiro sinal de vida aos 16: em lindo chute de fora da área do Hwang Hee-Chan, obrigado Alisson a espalmar e fazer a sua primeira defesa no Mundial. Aos 17, o atacante experimentou novamente, mas mandou por cima do gol.

Visivelmente motivado, Neymar criava as principais jogadas da equipe. Em uma delas, carregou desde o meio-campo, mas acabou desarmado quando chegou próximo ao gol.

Aos 28, o terceiro gol: Richarlison dominou a bola fazendo embaixadinhas de cabeça e tocou para Casemiro. O volante encontrou Thiago Silva, que passou na medida para o camisa 9 só deslocar o goleiro.

Na característica comemoração imitando um pombo, o atacante se dirigiu até o banco de reservas e dançou com participação do técnico Tite. Foi o 20º gol dele em 43 partidas pela seleção.

Os coreanos ainda tentavam reagir. Com Son bem marcado, Hwang Hee-Chan, novamente, fez boa jogada individual driblando Eder Militão e finalizou sendo bloqueado por Alisson.

Aos 35, o Brasil chegou em um contra-ataque puxado por Neymar. O camisa 10 abriu para Vinicius Júnior, que cruzou na medida para Paquetá bater de primeira, só deslocando o goleiro: 4 a 0 e dancinha novamente.

Tite retornou para o segundo tempo sem modificações, enquanto os coreanos apostavam em duas mudanças para ajustar o passeio na primeira parte da partida: o lateral-esquerdo Hong Chul e o volante Son Jun-Ho.

Logo nos primeiros segundo, Raphinha invadiu a área e finalizou. A bola desviou em um defensor e foi defendida por Seung-Gyu. O camisa 11 também teve boa chance aos oito minutos. Ele ainda tentou em cobrança de falta quatro minutos depois.

A Coreia respondeu na sequência na primeira tentativa de Son Heung-Min, mas era o Brasil que tinha as chances mais claras de ampliar. Aos 22, Hwang Hee-Chan quase marcou exigindo nova grande defesa de Alisson.

Aos 30, deu tempo da Coreia marcar o gol de honra. Após corte de um cruzamento na área brasileira, a bola sobrou para Seung-Ho para finalizar. A bola desviou em Thiago Silva, tirando as chances de Alisson.

Tite ainda optou por rodar a equipe: colocou o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Bremer, o atacante Gabriel Martinelli, o atacante Rodrygo e, surpreendentemente, o goleiro Weverton – terceira opção do setor. O camisa 12 era o único que ainda não havia jogado no Mundial.

O time ainda perdeu boas oportunidades com Martinelli, Rodrygo e Daniel Alves, de voleio. Com o placar controlado, restou apenas esperar o apito final.

Novamente nas quartas de final, a esperança brasileira agora é ir além da última eliminação para a Bélgica – justamente nesta fase. Motivação não faltará.

Continue Lendo

Brasil

Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e inicia Plano Estadual de Prevenção

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba aderiu ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e dá o primeiro passo oficial de início ao Plano Estadual de Prevenção aos Feminicídios.

A adesão se deu durante o Encontro de Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres, realizado pelo Ministério das Mulheres na terça-feira (26/11), em Brasília, com o o objetivo de estabelecer um fluxo coordenado para envio, recebimento e monitoramento de denúncias feitas à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Além da Paraíba, outros 18 Estados e o Distrito Federal também aderiram ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. Com a assinatura do acordo junto ao Ministério das Mulheres, as Unidades Federativas iniciam a construção dos Planos Estaduais de Prevenção aos Feminicídios com o objetivo de diminuir os casos de feminicídios no país. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Instituído em agosto de 2023, pelo Decreto nº 11.640/2023, o Pacto conta com 73 ações governamentais intersetoriais, com a perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, que têm como objetivo prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra mulheres e meninas.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também firmou acordo de cooperação com o Ministério das Mulheres com o objetivo de assegurar o encaminhamento ágil e eficiente das denúncias às unidades competentes do Ministério Público, garantindo que cada caso receba a devida atenção e encaminhamento adequado. A parceria também busca fortalecer a coordenação e a execução dos acordos regionais, além da ampla divulgação dos canais de atendimento do Ligue 180, destacando a inclusão de recursos acessíveis, como a possibilidade de videochamadas em Libras, ampliando o alcance e a acessibilidade para mulheres com deficiência auditiva.

O principal objetivo dos ACTs é fortalecer a rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência nos estados, integrando esforços entre governo federal, governos estaduais e Ministério Público, a fim de garantir que as denúncias sejam tratadas com eficiência e que as vítimas recebam o suporte necessário de forma ágil e eficaz.

Após a formalização dos ACTs, o Ligue 180 realizará, no dia 09 de dezembro, a capacitação dos pontos multifocais de cada estado, concretizando mais uma etapa em direção à ampliação da Central Ligue 180. A colaboração entre as entidades envolvidas promove um sistema mais robusto e integrado, melhora a resposta das autoridades e assegura um atendimento mais adequado e coordenado, refletindo compromisso com a segurança e a justiça para as mulheres em situação de violência.

Continue Lendo

Brasil

Entidade multissetorial e Senado Federal discutem impactos da Reforma Tributária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Senado Federal recebeu, nesta terça-feira (26/11), uma importante entidade multissetorial do país, a Amcham Brasil, para o evento “Diálogo com o Senado Federal para a Regulamentação da Reforma Tributária em 2024”.

O encontro reuniu líderes políticos e empresariais para debater os próximos passos da regulamentação da Emenda Constitucional nº 132, reforçando o compromisso de construir um sistema tributário mais moderno, justo e competitivo.

Representando o Senado, Efraim Filho (União Brasil), destacou a importância do debate com entidades que movimentam a produção e economia no país, enfatizando a contribuição entre Congresso Nacional e cadeia produtiva.

“A oportunidade de sentar a mesma mesa com empreendedores que tratam de inovação, que tratam de comércio exterior, que tratam de um Brasil que quer crescer e se desenvolver num mundo globalizado e sem fronteiras, onde você concorre com todos os países. E hoje, você poder receber essas sugestões, contribuições, com um olhar diferente sobre o texto da reforma tributária que tem sido debatido no Senado engrandece. Nosso compromisso foi de recepcionar essas sugestões de emendas, apresentá-las para estimular o debate e atender aquilo que possa contribuir para um texto melhor”, frisou.

Continue Lendo

Brasil

Relatório da PF detalha participação de paraibano em tentativa de golpe de Estado; veja documento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O relatório final da Polícia Federal (PF) com detalhes sobre o inquérito que investiga a tentativa de um golpe de Estado no Brasil, após as Eleições 2022 para presidente da República, detalha a participação do paraibano Tércio Arnaud Tomaz no esquema criminoso.

No documento, que tem 884 páginas, o nome do paraibano é citado, pelo menos, dez vezes e, nos trechos, ele é apontado como integrante do “gabinete do ódio” e como responsável por coordenar, editar e, junto com outros integrantes da organização criminosa, facilitar o repasse de notícias falsas através da internet.

A quebra do sigilo foi determinada na terça-feira (26/11) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira abaixo um trecho do relatório:

No cargo assessor especial da Presidência da República, TÉRCIO ARNAUD TOMAZ integrou o autodenominado GABINETE DO ÓDIO. Os elementos probatórios reunidos pela investigação identificaram que TÉRCIO foi o responsável por repassar o conteúdo editado da live realizada pelo argentino FERNANDO CERIMEDO em 04 de novembro de 2022, no qual o mesmo propagou ataques às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral brasileiro.

No mesmo dia da live, TÉRCIO ARNAUD TOMAZ, encaminhou, via aplicativo WhatsApp para MAURO CID, um link que direcionava para o armazenamento de arquivos no Google Drive. O link levava à gravação da live realizada por FERNANDO CERIMEDO naquele dia, com a duração de 01h01min22seg. Ele escreve, em seguida, “resumo” e envia o vídeo editado a partir do referido conteúdo com a duração de 08min59seg. O objetivo de editar o vídeo foi facilitar a disseminação da live, de modo a se antecipar às já citadas ações do TSE contra a propagação de fake news.

Assim, os elementos de prova arrecadados identificaram que TÉRCIO ARNOUD TOMAZ atuou em coordenação com os demais integrantes da organização criminosa. Coube ao investigado auxiliar na edição do conteúdo falso publicado pelo argentino FERNANDO CERIMEDO, propagado logo em seguida por MAURO CID e MARQUES DE ALMEIDA“.

Clique aqui e confira o relatório (parte 1)

Clique aqui e confira o relatório (parte 2)

Clique aqui e confira o relatório (partes 3 e 4)

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Continue Lendo