Nos acompanhe

Negócios

Vigilância diz que não fiscaliza carne; PB tem só 7 abatedouros legalizados

Publicado

em

A venda desses produtos vindos de matadouros clandestinos coloca em risco a saúde dos consumidores. Contudo, o diretor do órgão, Sílvio Ribeiro, garante que as denúncias relacionadas a essa situação sempre são apuradas. Somente em 2017, na Capital, foram cinco abatedouros deste tipo fechados pela polícia.

“Como a quantidade de comerciantes e de feiras é grande, não temos como dar conta de fiscalizar tudo rotineiramente e nos concentramos mais nas denúncias. Nesses locais nós verificamos as características da carne, que quando apalpada deve estar firme, vemos o ambiente onde se está manipulando o produto, os equipamentos de corte e a refrigeração”, explicou Silvio Ribeiro em reportagem da jornalista Katiana Ramos, do Jornal Correio da Paraíba.

Ele lembrou ainda que, somente em uma ação realizada em 2017, foram apreendidos mais de 350 quilos de carne vermelha que estavam sendo vendidas nos mercados fora dos padrões das exigências sanitárias. “Além disso, nós fiscalizamos também supermercados e açougues. Esses locais devem ter câmara frigorífica para armazenar a carne da maneira correta. Além disso, sempre exigimos a nota fiscal para saber a procedência dos produtos que estão sendo vendidos”, acrescentou.

Sem abatedouro de suíno e caprino

Na Paraíba há sete abatedouros legalizados. Um dos estabelecimentos que abate bovinos está localizado em João Pessoa.

No Estado não há abatedouros de suínos e de caprinos autorizados pelos órgãos de vigilância estadual e federal. No entanto, a venda desse tipo de carne é comum nas feiras livres e não acontece apenas em cidades do interior. Em praticamente todos os mercados e feiras de João Pessoa é possível encontrar esse tipo de produto.

“Eu compro essa carne aqui mesmo em João Pessoa. Já vem tudo limpo, tratado”, disse um comerciante do mercado de Mangabeira. Na feira de Jaguaribe, que acontece todas as quartas, além de suínos e caprinos, carne de boi e frango também estão entre os alimentos mais procurados e os clientes encontram tudo com facilidade nas barracas, desde o início da manhã até a noite.

Já no mercado público da Torre, também na Capital, os vendedores de carne alegaram que todos os produtos são de abatedouros legalizados.

“A carne é de procedência, passa pela Vigilância Sanitária. Tem uma fiscalização. Todos têm que ter a GTA (Guia de Trânsito Animal) que garante que o animal tem todas as vacinas. Tem muito abatedouro clandestino por aí, mas a gente ao quer carne desses locais, porque se depois vier uma fiscalização eu vou ficar prejudicado”, relatou um comerciante, que preferiu não se identificar.

Regras para ter o registro

A regularização dos abatedouros nos órgãos de defesa agropecuária e de segurança sanitária vai depender da abrangência de comercialização dos produtos. Se for em âmbito municipal, o estabelecimento deve ter registro nas Vigilâncias Municipais; se for estadualizada, o abatedouro deve ter registro na Defesa Agropecuária do Estado. Já se o produto for comercializado nacionalmente e fora do País, é obrigatório o registro no Ministério da Agricultura.

“A inspeção nesses estabelecimentos regularizados é obrigatória e permanente para garantir a qualidade do produto e segurança aos consumidores”, explicou a gerente operacional de Inspeção dos Produtos de Origem Animal da Defesa Agropecuária, Luciana Medeiros.

Entre as exigências estabelecidas pelas normas sanitárias para a instalação de abatedouros está a presença de um veterinário, além de documentos que comprovem a origem da produção dos animais e do transporte do local de criação até o abate e comprovantes de vacinas. Os equipamentos do estabelecimento, a localização da estrutura e os métodos para o abate são outros itens considerados para a emissão da licença e registro nos órgãos de defesa agropecuária e de vigilância sanitária.

Continue Lendo

Negócios

Como Salvar Um Casamento: Nany People traz peça teatral a João Pessoa em outubro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A atriz e comediante Nany People estará em João Pessoa para apresentar o espetáculo “Como Salvar um Casamento”. O evento acontecerá no dia 04 de outubro de 2024, no Teatro Paulo Pontes.

No espetáculo, Nany People apresenta um monólogo que proporciona uma volta à suas raízes teatrais, numa comédia que fez história em sua carreira. Nany interpreta uma palestrante e outros diversos personagens, mostrando para a plateia que o humor pode estar presente até mesmo nas divergências dos casais.

O texto apresenta “sete temas” que tratam de assuntos de relacionamentos e, ao final, o público percebe um texto divertido, amoroso e abrangente, que o faz pensar sobre a instigante arte de amar.

O espetáculo começa às 20h, da sexta-feira (04/10) e os ingressos podem ser adquiridos através do site Outgooficial com meia entrada para todos até o dia 30 de julho.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo