Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa orienta sobre fluxos relacionados à Covid-19 na rede municipal de saúde

Publicado

em

Para evitar o aumento de novos casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa orienta a população e os profissionais de saúde sobre os fluxos de atendimento para pessoas com sintomas de síndromes gripais e medidas a serem seguidas pelos usuários nos serviços de saúde da rede municipal.

Em relação aos atendimentos, a orientação é que se a pessoa estiver com sintomas gripais leves como tosse, coriza ou febre baixa, ela deve permanecer em sua residência em isolamento respiratório domiciliar. Caso sinta necessidade de atendimento médico, mesmo com sintomas leves, deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Em caso de sintomas gripais moderados ou graves, o cidadão deve recorrer a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A SMS recomenda o uso de máscaras dentro das USFs, UPAs e outros serviços de saúde, em especial para os grupos de risco como idosos, gestantes e imunossuprimidos.

“Estamos num momento em que é fundamental redobrar os cuidados para que possamos estar protegidos e evitar o contágio do vírus. Se for necessário, se dirigir ao serviço de saúde mais adequado à intensidade dos sintomas apresentados”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Isolamento – As orientações relativas ao isolamento respiratório domiciliar seguem a recomendação do Ministério da Saúde. Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde no quinto dia completo do início dos sintomas e o resultado do teste for não detectável ou não reagente para Covid-19, o isolamento domiciliar pode ser suspenso, desde que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

O isolamento poderá ser suspenso com sete dias completos se o paciente chegou a apresentar sintomas, mas está assintomático há pelo menos 24 horas (sem febre, sem uso de antitérmico e remissão dos sintomas respiratórios).

No caso do paciente permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre no sétimo dia completo após o início dos sintomas ou apresentar novo exame positivo para Covid-19, realizado a partir do quinto dia do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento domiciliar até o décimo dia completo.

“É importante que as pessoas respeitem o tempo recomendado de isolamento e mantenham o uso de máscara durante 10 dias completos ao início dos sintomas, como recomenda o Ministério da Saúde, além de evitar o contato com idosos, imunossuprimidos e outros grupos de risco”, destacou Raquel Moraes, gerente de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Visitas hospitalares – Nos hospitais, foram tomadas algumas medidas em relação aos visitantes e acompanhantes. A visita deverá ter o tempo de 30 minutos de duração e deverá acessar a visita apenas uma pessoa por paciente. Será exigido o esquema vacinal em dia, uso de máscara, aferição de temperatura, higienização das mãos antes da entrada e não apresentar sintomas gripais. O visitante deve evitar tocar no paciente e a visita deverá ser evitada se o pretenso visitante teve contato com pessoas positivadas para Covid-19.

No caso dos acompanhantes, serão permitidos apenas os casos previstos em lei (idosos, menores de 18 anos, gestantes e pessoas com deficiência), evitando rotatividade e devendo o acompanhante permanecer pelo menos a cada 24 horas. Os acompanhantes devem seguir as mesmas recomendações e exigências dirigidas aos visitantes.

Imunização – A SMS reforça para a população a importância de procurar as salas de imunização disponíveis para a atualização do esquema vacinal contra a Covid-19, levando em consideração que a vacina é a melhor forma de evitar sintomas graves e diminuir o risco de internação.

Atualmente as doses da vacina estão sendo aplicadas no Mangabeira Shopping, Centro Municipal de Imunização (CMI), policlínicas municipais (Mandacaru, Mangabeira, Cristo e das Praias) e unidades de saúde da família (USF), sem a necessidade de agendamento.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília, governadores se reúnem com Lewandowisk e debatem sobre PEC da Segurança Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) participou, na quinta-feira (28/11), no Palácio do Buriti, em Brasília, do 10º Fórum Nacional de Governadores. O encontro contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oportunidade em que foi debatida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Durante a reunião, o ministro afirmou que o governo federal está à disposição para receber propostas dos governadores à PEC e destacou a importância do intercâmbio de informações com os gestores estaduais.

Um novo encontro com os governadores foi marcado para o início de dezembro, com a apresentação de novas sugestões, com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado no país.

Dentre os pontos previstos na PEC estão a constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública e da Política Penitenciária e a criação de um Conselho Nacional de Segurança Pública, com a presença de estados e municípios.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto-piloto para promoção da paz nas escolas é implantado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Judiciário de Justiça Restaurativa de Campina Grande (Cejure-CG) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, se uniram para implantar um projeto-piloto que levará ações às escolas no sentido de promover a cultura da paz entre a comunidade escolar. O projeto deve ser iniciado em fevereiro de 2025 e será voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

As definições aconteceram na segunda-feira (25), durante reunião entre a coordenadora do Cejure, juíza Ivna Mozart, o secretário de Educação de Campina Grande, Raimundo Asfora Neto, e a gerente de projetos da prefeitura, Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, na sede do Centro. A magistrada informou que durante o encontro já foi iniciado o planejamento para logística da operacionalização das ações.

“A escola, como ambiência comunitária primeira de crianças e jovens, mostra-se como um terreno fértil para o desenvolvimento da cultura da não violência. Oferecer práticas restaurativas no ambiente escolar é, sobretudo, realizar um investimento no futuro e no presente. Investimento este que, certamente, impactará positivamente na redução de situações conflitivas remetidas para o Poder Judiciário”, ressaltou a juíza Ivna Mozart.

Durante a reunião, foi apresentado o Projeto: ‘Práticas Restaurativas nas escolas: um olhar coletivo em prol da promoção da cultura de paz e cidadania’, idealizado pelas mediadoras de conflitos, facilitadoras de círculos de construção de paz e advogadas, Joselma Lacerda, Lúcia Queiroz e Tatianne Lacerda. Elas também estavam presentes na reunião, com a servidora do Cejure, Giselda Vidal de Lima.

O projeto consiste na implementação de um programa de práticas restaurativas nas escolas por meio de diagnóstico preliminar do ambiente escolar, realizado através de visitas in loco para identificação dos gargalos mais conflituosos no aparelho educacional, realização de oficinas entre a comunidade escolar e aplicação de um Ciclo de Círculos de Construção de Paz com o intuito de prevenir e resolver conflitos, fortalecer as relações interpessoais e promover um ambiente de respeito mútuo e inclusão.

“Entendendo o conflito como uma condição inerente à condição humana e que precisa ser visto como forma de aprendizagem e transformação, e sendo o ambiente escolar um espaço de convivência social e formação cidadã, o presente projeto pretende, através das práticas restaurativas, promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor como forma de prevenção e redução das formas de violência”, ressaltou Joselma Lacerda.

Ela explicou, ainda, que, o projeto se coaduna com o que já estabelecem os incisos IX e X art. 12  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), quando apontam que os estabelecimentos de ensino devem promover ações destinadas à cultura de paz e medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, em especial o bullying.

Continue Lendo

Paraíba

8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública debate governança digital e inovação no setor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), promoveu, nesta quinta-feira (28/11), a 8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública que teve como tema “Governança Digital na Gestão Pública”.

O evento, reconhecido como o maior de gestão pública da Paraíba, reuniu especialistas e autoridades para trocar experiências e fortalecer as administrações municipais, promovendo inovação e eficiência.

Destacando os avanços e desafios da transformação digital no setor público, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, deu detalhes da implantação de novas tecnologias na administração pública que beneficia população e gestão.

Confira:

Continue Lendo