Após quase 10 anos brotando de forma espaçada, a floração de ipês de flores roxa, amarela, rosa e branca enfeitam as ruas de João Pessoa uniformemente. Segundo o diretor de Controle Ambiental da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, isso se deve a mudança nas ações de manejo arbóreo implementadas na gestão de Cícero Lucena.
As árvores, que têm aproximadamente 120 anos, floresceram de maneira uniforme, ou seja, floresceram todas de uma vez só, proporcionando um espetáculo de beleza, com a exuberância das flores nos galhos e também com os ‘tapetes’ formados pelas flores que caem ao redor dos troncos.
Entre as avenidas Duarte da Silveira, Getúlio Vargas e Lagoa, a Divisão de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa tem cadastradas 175 árvores de ipês. Nos parques urbanos, praças, canteiros centrais e calçadas – consideradas áreas públicas – a Semam tem cadastrados 6.500 ipês, entre tons rosa, brancos e amarelos.
O secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, destacou que a floração é resultado do monitoramento das áreas verdes da cidade, feito pelos técnicos da Semam. “A população de João Pessoa aprecia muito os ipês. Quando fazemos a distribuição de mudas, elas são as mais procuradas – e sabemos da nossa responsabilidade no cuidado com essas árvores, que são parte do nosso patrimônio ambiental”, afirmou.
O diretor de Controle Ambiental da Semam disse que o período de floração dos ipês compreende os meses de setembro a dezembro. “Como não vinha acontecendo de forma uniforme, algumas brotavam em setembro, outras em outubro e assim iam até dezembro. Graças a implementação de ações de monitoramento, assepsia, manejo arbóreo, entre outras mudanças no trato com as espécies, houve uma reação melhor e resultou na floração este ano de forma uniforme em todos os pontos da cidade”, explicou Fontes.
Conforme informou o engenheiro, a Secretaria de Meio Ambiente contabiliza duas mil árvores de ipês plantadas em áreas públicas, como canteiros de avenidas e ruas, praças, parques e escolas. Entre estes locais estão os Parques Solon de Lucena (Lagoa) e Arruda Câmara (Bica). “Se considerarmos áreas públicas e privadas chegamos até a 7 mil, mas não temos cadastro oficial desta situação”, acrescentou. A floração dos ipês deve durar em torno de vinte dias.
O ipê é uma árvore nativa do Brasil e pode ser encontrada em todas as regiões. A madeira é considerada de excelente qualidade, de cor castanho-oliva, com veios mais escuros. No período da floração a árvore perde todas as folhas, que dão lugar às flores, amarelas, brancas e em vários tons de rosa. A árvore costuma florir entre setembro e dezembro, mas por causa das mudanças climáticas, essa floração não vinha se dando de maneira uniforme.