Nos acompanhe

Paraíba

ALPB concede medalha Epitácio Pessoa ao secretário de Educação Cláudio Furtado

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (17), Medalha Epitácio Pessoa ao secretário estadual da Educação, Cláudio Benedito Silva Furtado, pelos relevantes serviços prestados ao Estado através da pasta que administra. A homenagem, proposta pelo deputado Tião Gomes, aconteceu no Plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a presença dos deputados Branco Mendes e Júnior Araújo, além de professores, alunos, amigos e familiares do homenageado.

Natural do município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, Cláudio Furtado possui uma trajetória de mais de 30 anos de serviços prestados à população paraibana. O deputado Tião Gomes ressalta que, além de atuar como professor concursado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o secretário já foi presidente da Fapesq/PB. Para Tião, a responsabilidade e dedicação do professor Furtado com o serviço público o tornam digno e merecedor da maior honraria da Casa Epitácio Pessoa.

“É muito importante pra nós valorizamos as pessoas boas, competentes e que trazem um futuro melhor para o nosso povo. Doutor Cláudio Furtado é uma dessas pessoas. Veio de Sousa, tornou-se professor universitário, fez doutorado, e em quatro anos conseguiu mudar a educação do estado da Paraíba. Nada mais justo do que esta Casa o homenagear com esta Comenda, que é uma das mais importantes, justamente, para mostrar o valor de um gestor que mudou a história da educação no nosso estado”, afirmou Tião. “Trata-se do melhor secretário de Educação do país”, completou o deputado.

Emocionado, o secretário Cláudio Furtado destaca que seu pai foi o seu maior incentivador e que o reconhecimento que recebe do Poder Legislativo paraibano é fruto de um trabalho em equipe, pessoas dedicadas que lhe ajudaram a tornar a vida do povo paraibano melhor através da educação.

“Tenho um sentimento de extrema gratidão. Agradeço ao deputado Tião Gomes e fico muito emocionado por ser um reconhecido fruto da educação. É um momento em que me recordo do meu pai, um homem semianalfabeto, mas que via na educação uma maneira de mudar a vida dos filhos. Sinto-me muito lisonjeado por receber esta honraria. Agradeço ao governador João Azevêdo por ter me dado a honra de estar ocupando a Secretaria de Estado de Educação e por poder contribuir com a melhora da vida dos paraibanos”, afirmou.

Levar conhecimento aos que mais precisam, para o secretário, é a maior missão de quem decide trabalhar e dedicar-se à educação. “Educação e conhecimento só servem quando é possível ajudar aos menos favorecidos. É a educação quem pode tornar essa luta mais igual entre quem tem mais e quem tem menos, porque não se pode tirar o conhecimento de alguém. É algo que se leva para sempre”, finalizou Cláudio Furtado.

Também estiveram presentes na solenidade o ex-governador Roberto Paulino; o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano; o secretário-chefe da Controladoria do Estado da Paraíba, Letácio Guedes; a vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivanildes da Silva; a superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), Ivanilda Matias; a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Josilda Ramalho; e o representante da OAB-PB, Tarcísio Feitosa.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: acirramento político em Campina põe PB em 3º no ranking nacional de denúncias no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O acirramento político em Campina Grande colocou a Paraíba em 3º lugar no ranking nacional de denúncias no 2º turno. O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quarta-feira (22/10) um total de 124 (cento e vinte e quatro) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Rainha da Borborema.

O número contrasta com o de registradas em relação ao Município de João Pessoa que, desde o sábado (19/10), permanece em 06 (seis) revelando, assim, um acirramento muito maior em território campinense neste 2º turno eleitoral de 2024.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 826 (oitocentas e vinte e seis) denúncias. E, neste ranking, a Paraíba só perde para os Estados do Ceará, que está em segundo lugar nacional com 171 (cento e setenta e uma) denúncias e São Paulo, que lidera o ranking com 178 (cento e setenta e oito) denúncias neste segundo turno.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking:

Estado Total
SÃO PAULO 178
CEARÁ 171
PARAÍBA 130
RIO GRANDE DO SUL 73
RIO DE JANEIRO 48
GOIÁS 35
AMAZONAS 30
BAHIA 27
ESPÍRITO SANTO 22
MATO GROSSO DO SUL 20
PERNAMBUCO 17
RIO GRANDE DO NORTE 15
PARANÁ 14
MINAS GERAIS 13
RONDÔNIA 12
PARÁ 9
MATO GROSSO 5
SERGIPE 4
MARANHÃO 2
TOCANTINS 1

Continue Lendo

Paraíba

“Nosso projeto é de unidade”, diz João Azevêdo sobre PSB e aliados com vistas ao pleito de 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador  do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), frisou nesta quarta-feira (23/10) que o projeto do PSB com vistas ao pleito de 2026 é pautado da unidade, uma vez que a eleição de 69 (sessenta e nove) prefeitos si representa uma força política muito grande, mas não significa que a legenda vá caminhar sozinha.

Política se faz com unidade, com união […] nosso projeto é de unidade“, frisou João Azevêdo.

Os comentários do gestor foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (23/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

TCE derruba ‘Ato’ de prefeito derrotado que tenta inviabilizar nova gestão em Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) derrubou um ‘Ato’ do prefeito derrotado nas Eleições 2024 em Curral de Cima que tenta inviabilizar nova gestão eleita.

O ‘Ato’ derrubado trata da convocação de aprovados no Concurso Público 001/2023 do município de Curral de Cima, para diversos cargos. Iniciativa esta que não poderia acontecer, “enquanto não esclarecidas as inconformidades/pendências destacadas pela Auditoria” da Corte de Contas.

De acordo com documentos do TCE-PB, o prefeito, Antonio Ribeiro Sobrinho, conhecido como Totó Ribeiro, que não conseguiu eleger o seu sucessor, estaria proibido de realizar as convocações por causa de “inconformidades/pendências” detectadas pela Auditoria do Tribunal junto ao Concurso Público.

Totó, no entanto, em desobediência ao já determinado pela Corte de Contas, decidiu, ainda assim, publicar, na terça-feira (22/10), o Decreto Municipal nº 540/2024, convocando os aprovados no referido certame.

O atual gestor tem um prazo de 15 (quinze) dias para esclarecer a situação.

A decisão em “derrubar” o ‘Ato’ de Totó Ribeiro foi por unanimidade dentre os conselheiros integrantes da 2ª Câmara do TCE-PB.

Clique aqui e confira a íntegra do Decreto.

Clique aqui e confira a íntegra da Decisão do TCE-PB.

 

 

Continue Lendo