Nos acompanhe

Paraíba

Professores e especialistas participam de seminário sobre educação para as relações étnico-raciais

Publicado

em

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realiza nesta quinta-feira (17), manhã e tarde, e sexta-feira (18), no turno da manhã, o I Seminário Municipal sobre a Lei 10.639/2003 com o tema ‘O chão da escola tem cor? Os desafios de uma educação antirracista’. O evento, que foi aberto pela secretária de Educação, América Castro, acontece no auditório do Centro de Capacitação dos Professores, na Avenida Ministro José Américo de Almeida.

“Esse é um tema muito importante porque existe uma Lei que determina trazer a cultura Afro-Brasileira para dentro das escolas. E queremos ampliar isso dentro das nossas escolas. Há 10 anos essa Lei foi criada e há 15 o Conselho Municipal de Educação reconheceu, através das diretrizes de uma resolução, e hoje estamos dando um direcionamento. Queremos fazer um trabalho na rede para acabarmos com esse preconceito dentro da escola e mostrar o que o negro e o índio trouxeram para nossa cultura, para nosso Brasil”, falou a secretária.

Participam do Seminário professores, especialistas e gestores das unidades de ensino da Rede Municipal. “Essa pauta é relevante porque ela é um resgate e uma reparação histórica que o Brasil, e sobretudo a Paraíba, tem com a população negra, em particular dentro da educação. Esse evento faz com que no cotidiano escolar, através das práticas pedagógicas, e no ensino desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamentais e Educação de Jovens e Adultos, possa introduzir de forma diversificada essa pauta como forma de contribuição ao combate ao racismo”, explicou Socorro Pimentel, psicóloga da Escola Dumerval Trigueiro Mendes, bairro do Rangel.

A mesa redonda ‘A Lei 10.639-03 e as práticas pedagógicas antirracistas’ foi mediada pela professora mestra Alcilene Andrade e teve como convidadas a professora doutora Maria Luzitania Santos, da Universidade Federal da Paraíba; e a professora Maria Solange Mouzinho; da Secretaria de Estado da Educação.

A evento também contou a participação cultural de integrantes do projeto ‘Capoeira no chão da escola: gingando entre saberes’. Maria de Lourdes Farias Lima, a mestra Malu, também parabenizou a Prefeitura de João Pessoa por debater a temática.

“O movimento de capoeira na cidade de João Pessoa inicia em 1977 e nós estamos em 2022. Mas é a primeira vez que nós entramos com um projeto conversado, dialogado com o movimento, vindo de uma medida de ação afirmativa da Lei 10.639/2003. Eu acho que a professora América, como gestora, tem um compromisso com a educação e diante dessa perspectiva acredito que estejamos no caminho certo”, disse mestra Malu.

Lei 10.639/2033 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e de dá outras providências.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo