A campanha Novembro Roxo tem o seu ápice nesta quinta-feira (17), quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. Na campanha de 2022, o tema global é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. No Instituto de Saúde Epídio de Almeida (ISEA), uma vasta programação está sendo desenvolvida desde o início do mês.
O objetivo é sensibilizar e alertar a sociedade sobre a prematuridade. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. No ISEA, maior maternidade pública da Paraíba, são cerca de 70 partos de bebês prematuros por mês, o que representa em média 10% do número total de partos da unidade, que é referência para gestação de alto risco para 180 municípios.
Um desses casos é o da pequena Aylla Vitória de Lima Silva, que nasceu em 31 de julho com apenas 832 gramas. Após o tratamento no ISEA, ela recebeu alta em 24 de outubro com 1.850 gramas e atualmente está com 2.200 gramas. “Graças a Deus ela está bem”, disse a mãe Maria de Nazaré, que mora na cidade de Arara.
A prematuridade ainda é cercada por muita desinformação. Pesquisas recentes mostram que 30% das mães e pais de bebês prematuros desconheciam totalmente o tema antes de eles mesmos passarem por essa experiência; 30% conheciam muito pouco e 28% praticamente não possuíam nenhum conhecimento sobre o assunto.
E para informar sobre as causas da prematuridade e as consequências para o bebê, estão sendo realizadas durante o mês rodas de conversas e diversas palestras pertinentes ao tema com todas as gestantes e familiares atendidos na maternidade. Nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, mais uma rodada de palestras será realizada, conforme programação abaixo.
Após o nascimento, os recém-nascidos prematuros têm acompanhamento específico e intensivo em todas as nossas estruturas, como na UTI Neonatal, na Ucinco (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais), na Unidade Semi-Intensiva e na Ala Canguru, local em que o tema global da campanha deste ano já é trabalhado rotineiramente, já que o contato pele a pele com os bebês é incentivado e as mães podem ficar no leito com os bebês que estão em observação. O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do ISEA, também atua ajudando no ganho de peso dos bebês prematuros com a oferta de leite materno, principal alimento para o desenvolvimento na primeira infância.
Entende-se por parto prematuro o nascimento de bebês antes das 37 semanas de gestação, sendo esta considerada uma das principais causas de mortalidade infantil. A ausência dos cuidados com o pré-natal é um dos fatores determinantes para esta situação preocupante. Portanto, é extremamente importante que as gestantes realizem de forma correta o seu pré-natal (realizando as consultas médicas e os exames periódicos, ultrassonografias de rotina e tomando todas as vacinas necessárias para o período), tendo uma alimentação saudável e bons hábitos, garantindo assim tanto a sua saúde como o bom desenvolvimento do bebê.
As principais causas que contribuem para a prematuridade são o tabagismo, o consumo de álcool, o uso de entorpecentes, o estresse, as infecções urinárias, o diabetes, a obesidade e a hipertensão durante a gestação.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 16/11 (manhã)
Massoterapia para funcionários às 9hs;
Dia 16/11(tarde)
• A importância da amamentação no bebê prematuro – PALESTRANTE: Amara fisioterapeuta) às 14h;
• Humanização abordagem a mãe do bebê prematuro – PALESTRANTE: Tamara Serviço Social às 14h30;
• Contextualização e prematuridade – PALESTRANTE: Dr. Cândida Pediatra Neonatologista às 15h;
• Coffee break às 15h30 – 16h;
• Bebê real x bebê imaginário– PALESTRANTE: Daiane Arantes Psicóloga às 16h;
Dia 17/11 (manhã)
Roda de conversas com as mães dos bebês prematuros e profissionais da Instituição: Psicologia, Médico, Serviço Social, Enfermagem, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta – às 09hs.
Dia 17/11 (tarde)
• Assistência respiratória ao bebê prematuro – PALESTRANTE: Mayara Fisioterapeuta às 14h;
• Avaliação da dor no bebê prematuro – PALESTRANTE: Hortência Fisioterapeuta às 14h30;
• Coffee break às 15h30 – 16h;
• Assistência de Enfermagem a Prematuridade, orientações de cuidados ao bebê prematuro – PALESTRANTES: Gabriela Enfermeira Obstetra e Neonatologista às 16h;
• Parto prematuro: Definição, principais fatores de risco e prevenção – PALESTRANTE: Felipe Enfermeiro obstetra às 16h30.