Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito Bruno Cunha Lima lança Natal Iluminado 2022 e enfatiza: “Será a maior edição”

Publicado

em

Durante o lançamento da edição 2022 do Natal Iluminado da Rainha da Borborema, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 11, no Teatro Municipal Severino Cabral, o prefeito Bruno Cunha Lima destacou a importância social, econômica e cultural dos festejos natalinos. Um evento que reafirma a marca expressiva da grandeza da cidade. O Natal Iluminado, uma realização da Prefeitura de Campina Grande, através de uma ação intersetorial entre secretarias e autarquias que integram a gestão municipal, terá sua abertura oficial no dia 25 de novembro, e se estenderá até o dia 06 de janeiro, com uma ampliação dos pontos de iluminação e uma vasta programação cultural.

No lançamento, o sentimento natalino já esteve pujante entre os visitantes do Teatro, que ao passarem pelo hall tiveram o primeiro contato com a trupe natalina e deixaram na árvore dos sonhos desejos para este natal.

Já no palco, o evento foi aberto pela pequena Julia Hadassa, de 10 anos, (neta do saudoso Parafuso) com uma linda mensagem sobre a história de Jesus Cristo, seguida de uma música natalina interpretada pela sua doce voz. Os clássicos natalinos seguiram encantando a plateia, desta vez, pelas vozes de Edra Veras, Jalles Franklin, David Ville, Erika Marques, Stella Alves, acompanhados dos suaves acordes do piano do arte-educador Einstein Felinto.

A dança também foi uma das expressões artísticas presentes no evento. Reforçando o compromisso adotado nessa histórica edição do Natal Iluminado com a inclusão, os arte-educadores do Centro Cultural Wagner Gomes e Marley Lucena, acompanhados das artistas Ana Cecília e Larissa Guerreira, respectivamente, mostraram que a cadeira de rodas não é, e nunca será, um impedimento para a arte.

Após a calorosa recepção artística, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, comemorou o projeto da edição do Natal Iluminado 2022 e destacou os pontos que ressaltam a importância do evento em seus mais variados aspectos.

“A edição 2022 do Natal Iluminado está repleta de novidades, na decoração, na programação cultural e na tecnologia. É a consolidação de mais uma marca expressiva daquilo que Campina faz. O Natal Iluminado tem uma função dupla, a de marcar a data áurea da cristandade com a chegada do filho de Deus, além de cumprir uma missão social e econômica na nossa cidade, atraindo não apenas o consumo interno dos campinenses, mas também das cidades vizinhas que vão se deslocar para Campina Grande. O Natal Iluminado 2022 será a maior de todas as edições”, declarou

Responsável pela pasta que idealizou toda a concepção cultural do Natal Iluminado, a secretária de Cultura, Giseli Sampaio, que também é artista, foi enfática em reforçar a premissa da inclusão, bem como das apresentações com trupes natalinas, pernas de pau, corais, dentre outras.

“Quem não lembra dos pastoris na escola, dos corais e tudo aquilo que movimentava nossas veias artísticas e natalinas quando estávamos no colegial […] Teremos cerca de mais de 500 artistas passando pelas estações. O Natal fala sobre entregas, tudo aquilo que deixamos de bom para as pessoas, é somar”, completou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, gestora do evento, destacou em sua fala as inovações preparadas para este ano, todas com foco na preparação da cidade para consolidar o Natal Iluminado como destino turístico natalino.

“Desenvolvemos várias ferramentas, como mapa turístico, site, passaporte do turista, tudo para tornar o Natal Iluminado referência não só para Campina, mas para todo o Nordeste”, ponderou.

Seguindo com a fala dos gestores, o secretário de Obras, Joab Machado, prometeu um Natal Iluminado com o triplo de pontos de Iluminação do que o evento anterior. Ele também agradeceu a toda a equipe e às secretarias parceiras.

“Vamos aproveitar essa nova fase desse desenvolvimento econômico, convido a todos os familiares a convidarem outras pessoas para participarem. Vai ser diferente e muito maior do que os outros anos. É uma nova experiência”, finalizou.

Também estiveram presentes os secretários de Educação, Raymundo Asfora Neto; Assistência Social, Walker Neves; o coordenador do Procon Saulo Muniz; Eliézio Bezerra, presidente eleito da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Campina Grande (CDL), Divaildo Junior, do SindCampina, Dunga Júnior, superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP); o presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Cardoso; bem como os vereadores Saulo Germano, Saulo Noronha, Fabiana Gomes e Aldo Cabral.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Chips da beleza: implantes hormonais proibidos pela Anvisa serão apreendidos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) está orientando os seus inspetores sanitários e as Vigilâncias Sanitárias municipais a apreenderem implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chips da beleza”, que estejam sendo comercializados em todo o território paraibano. A orientação de apreensão vale também para os produtos similares que tenham entrado ilegalmente no País e que, portanto, não constem da lista de produtos regulados pela Anvisa. A iniciativa, segundo o diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, tem base no teor da Resolução-RE nº 3.915/2024, da Anvisa, disponível em http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-3.915-de-18-de-outubro-de-2024-591127718 e publicada na edição de sexta-feira (18) do Diário Oficial da União, que proibiu a comercialização, manipulação, propaganda e uso do produto em todo o Brasil.

A proibição, pela Anvisa, conforme Geraldo Moreira, foi motivada por evidências, fornecidas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, de complicações relacionadas à segurança dos implantes hormonais manipulados. “A medida, de caráter preventivo, se aplica a todas as farmácias de manipulação e está fundamentada no art. 7º da Lei Federal nº 6.360/1976, que autoriza o Ministério da Saúde a suspender, a qualquer momento, e como medida de segurança sanitária e a vista de razões fundamentadas do órgão competente, a fabricação e venda de produtos que, embora registrado, se tornem suspeitos de terem efeitos nocivos à saúde humana”, explicou o diretor da Agevisa/PB.

Alerta – Anteriormente à publicação da Resolução-RE nº 3.915/2024, a Anvisa divulgou o Alerta nº 42024/2024, destacando a ciência do uso indiscriminado, pela população e para variadas indicações, de implantes hormonais manipulados em farmácias. A Agência também afirmou que “a falta de garantia da qualidade, eficácia e segurança desses produtos pode gerar efeitos indesejáveis, e até eventos graves”.

Segundo a Anvisa, os implantes hormonais manipulados em farmácias têm sido utilizados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa. Entre os hormônios utilizados estão principalmente a gestrinona, a testosterona e a oxandrolona, que fazem parte da lista C5 (anabolizantes) da Portaria/SVS 344/1998, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Substâncias e Medicamentos sujeitos ao Controle Especial.

No Alerta, a Anvisa explicou que, entre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso dos implantes manipulados, estão a elevação de colesterol e triglicerídeos no sangue (dislipidemia), a hipertensão arterial, o acidente vascular cerebral e a arritmia cardíaca. “Além disso, também pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres (hirsutismo), queda de cabelo (alopecia), acnes, alteração na voz (disfonia) insônia e agitação”, acrescentou.

Outro agravante relacionado aos chips da beleza, conforme a Anvisa, é que os mesmos não foram submetidos à avaliação da Agência e não existem produtos semelhantes devidamente registrados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa.

Chips da beleza – Conforme matéria jornalística publicada pela  agenciabrasil.ebc.com.br, os “chips da beleza” são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, e também aumento da libido e da massa muscular, e podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas.

Saiba mais:

  • Ø Segundo a Anvisa, o uso de hormônios só é seguro quando são utilizados produtos devidamente regularizados e que possuem estudos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para os fins a que se destinam.
  • Ø As autoridades de saúde orientam as pessoas a não colocarem a saúde em risco e a buscarem orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal.
  • Ø A ocorrência de eventos adversos a medicamentos deve ser notificada no sistema VigMed.
  • Ø O VigMed é disponibilizado pela Anvisa para que cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos possam reportar suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.

Continue Lendo

Paraíba

Corte eleitoral nega pedido de Queiroga para retirada de vídeo onde é lembrado como “genocida”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana indeferiu um pedido apresentado por representantes legais do candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), para que o prefeito e candidato a reeleição Cícero Lucena (PL) retirasse de publicações feitas através de redes sociais a divulgação de que Queiroga, por sua atuação enquanto ministro da Saúde, havia sido tratado como “genocida” pela CPI da Covid-19 realizada pelo Senado durante o período da pandemia provocada pelo vírus da Covid-19 que também atingiu o país.

De acordo com a decisão do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, o indeferimento também se deu porque Queiroga estaria naturalmente sujeito à manifestações críticas por sua condição de agente público.

Na decisão o juiz cita que “No caso sob exame, não se verifica que a referida postagem questionada tenha ultrapassado os limites da crítica, ainda que ácida e incômoda, pelo seu teor satírico, a que todo agente público está sujeito, pela sua peculiar condição de ocupante de cargo público gerencial, para resvalar para a prática de propaganda ofensiva da sua honra e imagem. Diante do exposto, INDEFIRO a liminar requerida”.

A Corte Eleitoral paraibana também indeferiu o pedido de Queiroga para que Cícero parasse de  citar seu filho, Antônio Cristovão Neto, conhecido como Queiroguinha, como suposto protagonista de episódios de lobby junto ao Ministério da Saúde enquanto o pai era ministro da Pasta.

 

Continue Lendo

Paraíba

TSE julga nesta quinta recursos apresentados por gestores paraibanos condenados no pleito de 2020

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior Eeitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (24/10) recursos apresentados por gestores paraibanos que tentam reverter a condenação recebida por conduta vedada ainda nas Eleições 2020.

A prefeita e o vice do Município de Alagoinha, respectivamente, Maria Rodrigues de Almeida Farias e Alírio Claudino de Pontes Filho, foram reeleitos em 2020, mas foram condenados pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa por extrapolarem gastos com publicidade institucional em período vedado pela legislação naquele pleito municipal.

O relator do processo é o ministro Antonio Carlos Ferreira e, ao todo, o Plenário do TSE deve julgar, nesta quinta, a partir das 10h, um total de 38 (trinta e oito) processos.

Continue Lendo