Nos acompanhe

Paraíba

Mês da Consciência Negra: Programa Espaço Cultural tem tributo a Zé Katimba

Publicado

em

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (10), será uma edição especial dentro das atividades da Funesc no Mês da Consciência Negra. A primeira hora do programa vai ser dedicada à música preta da Paraíba. O programa,  editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, vai das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5).

O terceiro bloco vai contar com um tributo ao sambista paraibano Zé Katimba, que comemora 90 anos de idade e será a atração principal do projeto Gafieira, na sexta-feira (11), no palco armado no estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O Gafieira também terá shows de Mirandinha e Zé Inácio.

Um dos blocos do programa Espaço Cultural também trará uma entrevista com o cantor e compositor Iago D’Jampa, que acaba de lançar o single ‘Louca vida’. Outros singles de Iago são ‘Jampa Paradise’ e ‘Sereia’. Em agosto deste ano, o artista (que passeia entre o rap, o reggae e o funk) foi uma das atrações do festival D’Jampa Life.

O ‘Espaço Cultural’ também tem transmissão pelo site da emissora. Além da entrevista com Iago D’Jampa e do tributo a Zé Katimba, o programa desta quinta-feira (10) terá canções de artistas pretos como Mebiah, Elon, Sandra Belê, Chico César, Gláucia Lima, Pedro Osmar, Helayne Cristini, Filosofino, Bixarte e João Carlos Jr.

Antenado com as convergências de plataformas, o programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Federal investiga crimes de extração ilegal de ouro e crime ambiental na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 7/11, a Operação Ajuba, com objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de ouro no município de Princesa Isabel/PB.

A operação busca aprofundar a atuação de associações criminosas que atuam na exploração ilegal de ouro na zona rural no município de Princesa Isabel pelo menos desde o ano de 2012, e para isso utiliza produtos químicos poluidores do meio ambiente e que causam sérios danos à saúde humana como mercúrio e cianeto.

Os investigados poderão responder pelos crimes de extração/exploração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa.

Continue Lendo

Paraíba

Câmara confirma Audiência Pública para prestação de contas de ações realizadas pela Saúde Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará, na próxima terça-feira (12/11), Audiência Pública para apresentação do relatório do 2° quadrimestre 2024 (maio a agosto) das ações desenvolvidas no período pela Gestão e áreas técnicas da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

A Audiência Pública acontece a partir das 11h30 e atende a uma determinação legal (art. 36 a 41, da Lei Complementar Federal 141/2012), que prevê que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) deve apresentar ao Legislativo Municipal o relatório referente ao quadrimestre anterior, indicando, entre outros itens, a rede física de serviços, os recursos humanos e as ações de destaque.

Na ocasião, também são apresentados os montantes e as fontes de recursos; a produção de ações e serviços de saúde, que incluem a atenção primária à saúde, urgência e emergência, além da atenção especializada e as auditorias realizadas ou em fase de execução.

Continue Lendo

Paraíba

Estado de Emergência: avanço do mar em Baía da Traição mobiliza Presidência da Assembleia; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O avanço do mar que há anos tem sido registrado no Município de Baia da Traição, localizado no Litoral Norte paraibano, mobilizou a Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que, através do presidente, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), sancionou um Decreto reconhecendo ‘Estado de Calamidade Pública‘ no local.

O Decreto Legislativo nº 315, de 05 de novembro de 2024, tem duração de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, foi necessário devido ao avanço do mar que afeta áreas costeiras chegando a destruir casas construídas na região da orla da “praia do Forte e demais áreas costeiras afetadas, contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos, em virtude de desastre e demais riscos de novos desastres, classificado e codificado erosão costeira marinha (1.1.4.1.0 – COBRADE), conforme Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional“.

De acordo com o documento, a área afetada, envolve a Praia do Forte e demais áreas contidas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), conforme a Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Confira a íntegra da publicação:

Continue Lendo