Nos acompanhe

Paraíba

Estudantes da Rede Estadual sobem ao pódio da VI Olimpíada do Meio Ambiente

Publicado

em

A VI Olimpíada do Meio Ambiente (OMA), organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgou o resultado final com os estudantes que subiram ao pódio da competição. De acordo com os critérios do edital, os alunos que atingissem mais de 100 pontos nas provas subiriam ao pódio da Olimpíada. A Rede Estadual de Ensino contou com a participação de estudantes de 57 Escolas Cidadãs Integrais espalhadas pelo estado. Desse total, 24 alunos atingiram a pontuação para estar nos cinco primeiros lugares da quarta edição da Olimpíada. Foram 13 alunos na quinta colocação, seis estudantes na quarta posição, três na terceira colocação, um na segunda e um em primeiro lugar.

A Olimpíada – A Olimpíada do Meio Ambiente (OMA) é uma ação do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e Comissão do Meio Ambiente (CMA), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem por objetivo promover a Educação Ambiental, a partir da participação de discentes do ensino médio das escolas estaduais e do Instituto Federal da Paraíba em uma competição científica na forma de olimpíada de conhecimento.

Rodrigo Ronelli, professor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), da UFPB, detalhou o processo de aplicação das provas da Olimpíada e lembrou a importância de estimular a Educação Ambiental. “A OMA ocorre com a aplicação de provas em duas etapas, a primeira em cada escola inscrita onde os estudantes concorrem localmente, e a segunda, com a participação dos cinco estudantes melhores colocados de cada escola, em uma etapa regional.

A Olimpíada do Meio Ambiente pretende estimular a consciência ambiental de discentes e docentes de escolas públicas da Paraíba, fazer refletir sobre a prática e o consumo consciente e apresentar de forma crítica a Educação Ambiental. É importante trabalharmos em várias frentes e ações na Educação Ambiental dos nossos jovens e adolescentes para que os mesmos desenvolvam o senso crítico e tão necessário nos dias atuais, diante da crise ambiental que o planeta enfrenta”, comentou o professor.

Provas – As questões das provas da VI OMA têm o objetivo de verificar competências e habilidades dos estudantes em interpretar, analisar, investigar, refletir, intervir e resolver situações-problema relacionadas às questões ambientais, quer elas sejam cotidianas, presentes em experimentos ou em desenvolvimentos tecnológicos que busquem dirimir impactos socioambientais, promover o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida das populações humanas. Para tanto, foram selecionadas quatro competências e 14 habilidades constantes na matriz da BNCC, apresentadas a seguir. Também se destacam objetos do conhecimento relacionados às disciplinas de Biologia, Química e Física que embasaram as questões das duas etapas.

Rayane Monik é estudante da terceira série da Escola Cidadã Integral Monsenhor Sebastião Rabelo, no município de Manaíra, no Sertão da Paraíba. A aluna conseguiu subir ao pódio da VI OMA, garantindo a segunda colocação, com 130 pontos nas provas. Para Monik, o desejo de ser bióloga foi o diferencial para que o interesse em participar da Olimpíada surgisse.

“Desde de pequena, sempre tive interesse nas ciências ambientais e o sonho de ser bióloga alimentava gradativamente essa vontade. Eu gostei bastante da prova, as questões estavam balanceadas de acordo com os assuntos que são trabalhados na escola. Trazer esses assuntos em pauta é muito importante, pois a cada dia que passa o meio ambiente é prejudicado, e consequentemente nós também”, disse.

A cerimônia de premiação da VI OMA acontecerá no dia 30/11/2022, às 9h, no no auditório do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Bananeiras.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo