O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realiza, nos dias 11 e 12 deste mês, nos auditórios Jimmy Queiroga e Antônio Paulino, o I Simpósio Paraibano de Doenças Desmielinizantes, organizado pelo Centro de Referência em Esclerose Múltipla (Crem-PB), que funciona na Funad. O evento será aberto às 8h pela presidente da Funad, Simone Jordão, e pela Coordenadora do Crem, a neurologista Bianca Oliveira.
A programação faz parte das comemorações pelos 10 anos de criação e funcionamento do Crem-PB e contará com a presença de neuroimunologistas de todo o Brasil, com a participação de neuroradiologistas e infectologistas do Estado da Paraíba que atuam na área, fortalecendo as parcerias entre os especialistas, estudantes e profissionais que lidam com essas doenças.
“O evento será 100% presencial e, além da oportunidade de compartilhar conhecimentos, também estaremos atualizando os avanços científicos e promovendo os aspectos sociais, ampliando uma rede de conhecimentos, tão importante e necessária a este setor”, afirmou a neurologista Bianca Oliveira, que coordena o Crem-PB, uma das referências brasileiras no tratamento de esclerose múltipla.
Durante o Simpósio, será oferecida aos congressistas uma programação diversificada , com temas como A História da Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, LCR nas doenças desmielinizantes, Esclerose Múltipla Pediátrica, entre outros assuntos de grande relevância para o setor. O evento se propõe a servir de fórum de discussões sobre os avanços das doenças desmielinizantes, critérios diagnósticos e diagnósticos diferenciais.
Para a presidente da Funad, Simone Jordão, o Simpósio é o coroamento de um trabalho que tem mudado a vida dos paraibanos que enfrentam a esclerose múltipla e outras doenças semelhantes. “O Crem-PB, ao completar uma década, comemora e representa um dos serviços mais respeitados do país nessa área e o Governo da Paraíba se orgulha desse trabalho e da condução dele, através da Dra Bianca Oliveira. Além de trabalhar no diagnóstico da esclerose múltipla e outras doenças semelhantes, funciona como agente qualificador de profissionais da rede, atuando nas regiões de saúde do Estado com a caravana anual, em várias cidades da Paraíba, compartilhando conhecimento com aqueles que atuam em toda a Paraíba, resultando numa assistência de excelência, distribuição de medicamentos e melhor qualidade de vida para os pacientes com esclerose múltipla”, destacou Simone Jordão.