Nos acompanhe

Paraíba

Karatecas da Vila Plínio Lemos estão participando dos JEB’s 2022

Publicado

em

Três atletas de Karatê da Vila Plínio Lemos (ASKASC), equipamento esportivo da Prefeitura de Campina Grande, viajaram para o Rio de Janeiro onde estão participando da edição 2022 dos JEB’s – Jogos Escolares Brasileiros – para jovens com idade entre 12 e 14 anos.

Os Karatecas João Victor Oliveira Silva, Kauan Oliveira Silva e Guilherme Lima Gonçalves vão participar do Kumite, que é a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário. Todos estão com o professor Antônio Guedes, que dá aulas da modalidade no Ginásio Humberto de Campos, na Vila Plínio Lemos.

A edição de 2022 dos JEB’s já entrou para a história dos eventos escolares, com o recorde de participação dos 5.665 estudantes-atletas, vindos de todas as 27 Unidades Federativas. Tendo 17 modalidades oficiais e três demonstrativas, o evento está sendo realizado até o dia 15/11.

Em parceria com a CBDE, o Governo do Estado do Rio de Janeiro custeou a hospedagem de todas as delegações, dos 27 Estados do país, totalizando 63 mil diárias, com investimento de mais de 12 milhões de reais.

Após as disputas desta primeira fase no Rio de Janeiro, o professor Antônio Guedes segue com os três atletas da ASKASC para São Paulo, onde irão se juntar a mais 9 karatecas da Vila plínio Lemos na disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa tem novos radares eletrônicos medidores de velocidade espalhados pela cidade; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou, nesta segunda-feira (18), um período educativo para que os condutores possam se adaptar a presença de equipamentos de fiscalização eletrônica em três novos locais da cidade. Os medidores de velocidade foram instalados no Parque das Três Ruas (Bancários) e na Avenida Epitácio Pessoa (cruzamento com a Rua Paulino Pinto).

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade do município, a ampliação do sistema de fiscalização está ocorrendo após técnicos observarem a necessidade da desaceleração dos veículos a fim de promover um trânsito mais seguro. “Com a inauguração da Ponte das Três Ruas e, consequentemente, migração de boa parte dos condutores para este novo acesso, constatamos a necessidade de ordenamento das vias também através dos redutores de velocidade para evitarmos sinistros de trânsito, inclusive, com pedestres e motociclistas. O mesmo se aplica ao cruzamento da Epitácio com a Paulino Pinto”, explica.

Os radares registrarão àqueles condutores que ultrapassarem o limite de 50km/h. Sanderson Cesário, diretor de Operações da SemobJP, ressalta que os equipamentos foram colocados, mas estão funcionando em caráter educativo nos próximos dias. “Como sempre fazemos, primeiro comunicamos às pessoas sobre os novos redutores e, posteriormente, iniciamos a fiscalização de forma efetiva. Por isso, reforço a todos que os flagrantes por excesso de velocidade nestes novos equipamentos só serão registrados oficialmente no prazo de 20 dias”, afirmou.

Para conferir todas as localidades que possuem fiscalização eletrônica de responsabilidade da SemobJP, basta acessar o endereço eletrônico portal.semobjp.pb.gov.br.

Cruzamentos com novos equipamentos:

– Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly (sentido Centro);

– Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly (sentido Bancários);

– Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly – pista central (sentido Centro);

– Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly – em frente ao Lar da Criança (sentido Bancários);

– Avenida Epitácio Pessoa x Rua Paulino Pinto (Centro/praia);

– Avenida Epitácio Pessoa x Rua Paulino Pinto (praia/Centro)

Continue Lendo

Paraíba

Humorista Helio de La Peña destaca vivência no Cariri paraibano em coluna no UOL

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O humorista e colunista Helio de La Peña compartilhou uma experiência transformadora, em sua coluna para o Splash do UOL, vivida durante sua visita ao Cariri paraibano. Com o título “Sertão do Cariri repatria filhos esquecidos de um ‘Sul maravilha’ em crise”. O humorista revela uma região vibrante e rica em cultura, onde a seca, embora presente, é apenas um dos elementos do cenário.

O que realmente se destaca são as histórias de superação, criatividade e talento do povo local, além das belezas naturais. “Resolvi tirar uns dias para conhecer o Sertão do Cariri paraibano e me deparei com minha ignorância sobre o Brasil profundo”, confessou.

Entre os locais visitados, Helio comenta sobre o Lajedo do Marinho e o Lajedo do Pai Mateus, mas ressalta que o Cariri vai muito além da paisagem. “A viagem não se limita a visitar lugares e conhecer belas paisagens. O Sertão também tem sua Roliúde”, escreve De La Peña, referindo-se à cidade de Cabaceiras, que serviu como cenário para produções renomadas como o filme Auto da Compadecida e a série Cangaço Novo.

Além disso, durante sua visita, De La Peña teve a oportunidade de saborear a gastronomia local. Uma das paradas foi no Memorial do Cuscuz da Dona Lia, em Ingá, onde experimentou não apenas o famoso cuscuz, mas também carne de sol com macaxeira, feijão-de-corda e sucos típicos. O humorista também conheceu de perto o trabalho das crocheteiras do Lajedo do Marinho e testemunhou o impacto positivo do renda renascença na cidade de Monteiro. “O Cariri é um mundo de oportunidades”, escreve De La Peña, destacando como essas práticas culturais, aliadas ao turismo, têm movimentado a economia local e atraído turistas, criando um ciclo de prosperidade e desenvolvimento.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), relatos como o de De La Peña são um convite para que mais turistas conheçam a Paraíba além do seu litoral. “O Cariri Paraibano se firma cada vez mais como um lugar único para aqueles que buscam vivenciar a cultura e conhecer de perto as histórias de vida, a gastronomia e o artesanato local”, afirma.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também reforça a importância da região. “O Cariri Paraibano é um tesouro que oferece uma experiência cultural transformadora. Temos trabalhado para divulgar e valorizar essa região, que é sinônimo de autenticidade, talento e resistência”, afirma Rosália Lucas.

A visita de De La Peña ao Cariri Paraibano reforça a relevância do turismo e da cultura como motor de desenvolvimento e identidade.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de São Bento recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de São Bento recebeu o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), pelo índice de transparência obtido no levantamento realizado a nível nacional, um reconhecimento significativo que coloca o município entre os mais transparentes do país. A premiação é atribuída pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) às administrações que cumprem com rigor os critérios de transparência nas informações públicas disponibilizadas para a população através de seus portais eletrônicos.

Os resultados foram divulgados no último dia 13 de novembro no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Prefeitura de São Bento alcançou um índice de transparência de 86%, sendo uma das 6 unidades gestoras da Paraíba, entre todos os Poderes, a receberem o Selo Ouro, incluindo o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Já entre o poder Executivo, a prefeitura foi a 2ª mais bem avaliada do estado, ficando atrás apenas da capital João Pessoa.

O prefeito de São Bento, Dr. Jarques, destacou a importância do prêmio, afirmando que ele reflete a prioridade dada pela administração à transparência e à participação cidadã. “Este reconhecimento é uma vitória para São Bento e para cada cidadão que merece uma gestão pública eficaz, clara e responsável. Transparência é fundamental para que o cidadão confie e participe da gestão pública, e esse é um compromisso que estamos honrando com São Bento”, afirmou.

A avaliação, que está no seu terceiro ano, analisou 7370 portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil. Os dados estão disponíveis no site Radar da Transparência Pública.

O PNTP consiste em uma iniciativa da Atricon, do TCE-MT e do TCU, e decorre do Acordo Plurilateral de Cooperação Técnica nº 03/2022, que prevê a realização de ações nacionais coordenadas envolvendo todos os Tribunais de Contas do país juntamente com outras entidades do setor.

Com a conquista do Selo Ouro, São Bento solidifica sua posição como referência em transparência na gestão pública, reforçando a confiança entre administração e população e estabelecendo um exemplo positivo para outros municípios da região.

Continue Lendo