A Mostra de Robótica é uma das atrações que vai movimentar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 9 a 12 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com entrada gratuita para todos os públicos. O universo da robótica representa um excelente apelo motivador da ciência e tecnologia, principalmente para crianças e jovens.
Na Mostra de Robótica serão apresentados 10 projetos selecionados de escolas públicas, que, na ocasião, montam e apresentam robôs e maquetes robóticas. “A Mostra de Robótica é uma forma de reconhecer o trabalho dos nossos estudantes e incentivar os visitantes a se interessarem nessa área tão promissora tanto no presente, como no futuro dos nossos jovens”, comentou o representante da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba, Fagner Ribeiro.
Dentre os projetos selecionados estão o Jogo Uno: perguntas e respostas para autistas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aníbal Moura, e o Gesdt 2.0 – Gerador eólico e solar de irrigação temporizada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, que apresentará também o Robô para o Ensino de Programação (REP).
A robótica pedagógica, também chamada robótica educacional, tem se destacado nos últimos anos como uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que contribui significativamente na abordagem e trabalho dos conteúdos curriculares e extracurriculares.
Nesta mostra, o público poderá conferir os projetos que foram apresentados na final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica e da Mostra Nacional de Robótica, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), no mês de outubro.
Na Semana Nacional haverá ainda espaço geek, competições de games, olimpíada de matemática, apresentação de cosplay, oficinas de arte, vídeo e tecnologia e outras atividades.
No espaço Geek, nos quatro dias do evento, o público vai encontrar exposição de filmes, animes, swordplay, card game, RPG, boardgame, gincana, random, band rock, kpop e apresentação de cosplay. No local também vai ter um Espaço Verde, que abre na quinta-feira (10) com brechó, exposição e venda de artesanato e comida vegana.
O Espaço EcoTech promete trazer para o local um Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos e vai promover mesa redonda, exposição de arte echo tech, oficinas artísticas de resíduos eletrônicos, ciclo de palestras, minicurso e um campeonato de arte.
As universidades e faculdades da capital também terão stands com muitas atividades. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, terá o Espaço FabLab UFPB, que irá mostrar como funciona a Usina Escola Solar, trará um espaço Ecocycle de mobilidade universitária, oficinas de vídeo para redes sociais, oficina de game design analógico, de arte e vídeo, oficina de fotografia digital com celular, oficina de desenho expandido, de modelagem com argila, além de seminários temáticos a cada dia.
A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas secretarias, também estarão presentes no evento exibindo todas as ações que levam conhecimento científico à comunidade. A abertura da 19ª SNCT será na quarta-feira (9), 17h, no Teatro Paulo Pontes, e após a solenidade haverá show do Rubacão Jazz, às 18h30, e a presença garantida de escolares e professores de várias universidades públicas e particulares do Estado da Paraíba.
Organização: Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec)
Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEC/PB)
Secretaria de Ciência e Tecnologia da Paraíba (SCT/PB)
Apoio: Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)
Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec)
Colaboração: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene)
Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)
Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)