Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba entrega mais de 6 mil kits tecnológicos para escolas da rede estadual

Publicado

em

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia segue com a entrega dos ‘Kits Tecnológicos de Ensino Híbrido’ às escolas da Rede Estadual, através do Programa Paraíba Educa, política educacional nacionalmente reconhecida voltada para a qualificação da educação. Os equipamentos começaram a ser entregues, no mês de agosto, e são destinados a todas as escolas estaduais das 14 Gerências Regionais de Ensino.

São 6.698 kits voltados à inovação e qualificação das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades de ensino do estado. Um investimento inicial superior a R$ 20 milhões em equipamentos para a educação. Cada kit tecnológico é composto por monitor, uma Smart TV de 55 polegadas, uma webcam com microfone integrado, teclado, mouse e outros acessórios necessários para que os professores possam aprimorar suas aulas no formato híbrido, utilizando de metodologias ativas como a sala de aula invertida, ampliando o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no campo da educação.

Todas as 648 escolas da rede estadual estão sendo beneficiadas em seus espaços pedagógicos, que representam 5.687 salas de aula, 205 laboratórios de ciências, 482 laboratórios de informática, 168 salas de atendimento especializados, 122 auditórios, além de outros espaços que serão equipados para atendimento aos estudantes como parte da plataforma Paraíba Educa, enquanto política de valorização dos profissionais da educação e garantia da qualidade do ensino público.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, a iniciativa garante ferramentas necessárias para que os professores possam aperfeiçoar as aulas. “Nossos professores foram destaque nacional em inovação e criatividade durante a pandemia. A entrega desses kits é uma forma do Governo da Paraíba investir na rede estadual de ensino, garantindo que os professores tenham equipamentos de qualidade para desenvolverem suas atividades”, ressaltou.

A ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha, em João Pessoa, já recebeu o kit e segundo a professora de Biologia, Amanda Guimarães, os equipamentos já estão disponibilizando uma metodologia mais ativa, além de proporcionarem uma melhor dinâmica em suas aulas. “Com a chegada desse material, consigo mostrar, com mais qualidade, por exemplo, as composições das partes das células. Acredito que isso vem deixando o conteúdo mais prático e atrativo”, explicou.

Paraíba Educa – A plataforma Paraíba Educa reúne estratégias de inovações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, conforme as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades propostas no Currículo do estado da Paraíba e as estratégias do Plano Estadual de Educação.

A plataforma Paraíba Educa foi reconhecida nacionalmente em estudo da FGV como a melhor estratégia EaD do Brasil, foi vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e como o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) do Brasil pelo Rede de Pesquisa Solidária (RPS).

Continue Lendo

Paraíba

Enquete aponta liderança de Harrison Targino na disputa pela presidência da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma enquete realizada pelo Portal da Capital revelou o panorama da disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), cuja eleição está marcada para esta terça-feira (19). A votação será realizada em 11 subseções eleitorais espalhadas pelo estado, além da sede principal localizada em João Pessoa.

De acordo com a enquete, Harrison Targino, atual presidente e candidato à reeleição, aparece na liderança. Patrícia Azevedo, única mulher na disputa, surpreendeu ao ultrapassar Paulo Maia, ex-presidente que tenta retornar à liderança da instituição em busca de um terceiro mandato.

Os candidatos e suas propostas

Harrison aposta na continuidade de sua gestão, que tem sido marcada por ações voltadas ao incentivo da jovem advocacia e pela conclusão da construção da nova sede da OAB-PB. O presidente também tem buscado reforçar as prerrogativas dos advogados e ampliar os serviços oferecidos pela entidade.

Patrícia Azevedo, que se consolida como um dos principais nomes na disputa, tem feito críticas contundentes à gestão financeira da OAB-PB, defendendo maior transparência e eficiência no uso dos recursos. A candidata também busca fortalecer a atuação feminina e dos jovens advogados na instituição, promovendo a renovação.

Paulo Maia, que já presidiu a entidade por dois mandatos, busca retornar ao cargo apostando em sua experiência e legado. No entanto, sua gestão foi marcada por polêmicas, incluindo a condenação da OAB-PB por assédio moral no trabalho, o que tem sido usado como ponto crítico pelos concorrentes.

Expectativa para o pleito

A eleição deste ano promete ser uma das mais disputadas da história da OAB-PB. Enquanto Targino busca consolidar sua liderança, Patrícia surge como uma alternativa de renovação, ganhando força entre os advogados insatisfeitos com as gestões anteriores. Paulo Maia, por outro lado, tenta resgatar a confiança da classe apostando em suas realizações passadas.

O pleito, que será realizado de forma presencial, terá os resultados divulgados ainda no dia 19 de novembro. A advocacia paraibana estará de olho em quem será o próximo presidente, responsável por liderar a entidade em um momento de grandes desafios e transformações para a classe.

Continue Lendo

Paraíba

TRE revê decisão do primeiro grau e revoga cinco medidas cautelares impostas contra Dinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) derrubou, nesta segunda-feira (18), cinco das sete medidas cautelares impostas no mês passado contra o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley. A posição reformula decisão expedida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Adilson Fabrício. Os magistrados seguiram, em parte, o voto da relatora da matéria, a desembargadora Maria Cristina Paiva Santiago.

Em seu voto, a magistrada entendeu que não haveria razoabilidade na manutenção das medidas cautelares, visto que não subsistiria mais os pressupostos alegados na semana anterior às eleições para a imposição das medias restritivas contra o presidente da Câmara. Ele foi alvo da operação Território Livre, da Polícia Federal.
Com isso, ela opinou pela retirada da tornozeleira eletrônica, e revogação das proibições de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus, órgãos públicos, contato com outros suspeitos, ausentar-se da Comarca por mais de oito dias sem comunicação ao juízo, além de recolhimento domiciliar no período noturno e suspensão do exercício da função pública.
O segundo magistrado a votar foi o desembargador Bruno Teixeira de Paiva, que abriu divergência pontual em relação ao voto da relatora. Ele disse entender que deveriam ser mantidas duas das cinco medidas cautelares em benefício da continuidade da instrução processual. As medidas citadas foram a proibição de frequentar os bairros São José e Alto do Mateus e o contato com outros suspeitos.
A divergência aberta por Bruno Teixeira foi seguida pelos desembargadores que votaram na sequência, formando maioria. Seguiram o entendimento Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, Sivanildo Torres Ferreira e Fábio Leandro de Alencar Cunha. O resultado, então, foi proclamado pela desembargadora presidente, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

Continue Lendo

Paraíba

Triênio 2025/2027: cerca de 13 mil advogados vão às urnas nesta 3ª para escolher comando da OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realiza, nesta terça-feira (19/11), o pleito que deve mobilizar cerca de 13 mil advogados de todo o Estado para escolher a Diretoria da Instituição, Conselhos, Subseções e Caixa de Assistência da Advocacia (CAA) para o exercício do triênio 2025/2027.

De acordo com a mais recente pesquisa de preferência de votos realizada pelo Instituto Nexus, o atual presidente e candidato a reeleição, Harrison Targino, segue como o favorito, em todos os cenários, na corrida pelo comando da Ordem.

Leia mais: Harrison Targino lidera com 45,9%; Paulo Maia registra 33,1% e Patrícia 9,7% na disputa pela OAB-PB

Targino disputa o cargo com o advogado Paulo Maia, que tenta ocupar o espaço pela terceira vez; e, Patrícia Azevedo, única mulher na disputa.

Segundo o Edital, o pleito acontecer no horário contínuo das 09h às 17h na cidade de João Pessoa e nas 11 (onze) Subseções da OAB-PB no interior do Estado. Na Capital, a votação será realizada no Esporte Clube Cabo Branco, e no interior, nas sedes das Subseções.

Todos os advogados (as) aptos a votarem já podem consultar os locais de votação clicando AQUI.

Para ter direito a voto, é necessário o advogado(a) está adimplente com a anuidade da OAB-PB até 30 dias antes do pleito. No momento da votação é necessário apresentar a carteira da OAB e/ou documento de identificação.

Continue Lendo