Nos acompanhe

Paraíba

Fisco Estadual está rumo à greve e deve paralisar atividades em toda a Paraíba

Publicado

em

Diante do fracasso nas reiteradas tentativas de diálogo com o Governo do Estado, que se demonstra intransigente, as auditoras e os auditores fiscais paraibanos vão discutir e deliberar sobre o INDICATIVO DE GREVE, cujo movimento paredista pode ser deflagrado ainda na primeira quinzena de março próximo.

As estratégias do movimento grevista serão definidas em assembleia extraordinária, que o Sindifisco-PB está convocando para o próximo dia 28, na sede do Sindicato, em João Pessoa.

Mobilização para Assembleia do indicativo de Greve

A diretoria do Sindifisco-PB cumpriu, na semana passada, uma extensa maratona de visitas às repartições fiscais  que compreendem a 1ª Gerência de Fiscalização do Estado.

Por onde passaram, os diretores reiteraram a convocação às auditoras e aos auditores fiscais para a assembleia geral do dia 28/02, que tem como pauta o indicativo de greve.

Ainda nas unidades de trabalho, os diretores estão debatendo a real situação do Fisco Estadual diante da política do Governo da Paraíba que promove um verdadeiro desmonte da máquina arrecadadora do Estado, que se encontra totalmente sucateada. Além disso, o Governador impõe uma política de arrocho salarial nunca visto na história Paraíba, inclusive não cumprindo, pelo terceiro ano consecutivo, o reajuste salarial na data-base dos servidores públicos, conforme lei criada pelo atual governador!

Continuando a mobilização

Entre os próximos dias 19 e 23 deste mês, a diretoria do Sindifisco-PB cumpre agenda de visitações no interior do Estado, dando sequência à mobilização do Fisco Estadual.

Segundo o presidente do Sindifisco-PB, Manoel Isidro, a indignação das auditoras e dos auditores fiscais é bastante forte em todos os setores de trabalho, do litoral ao sertão da Paraíba. “Em qualquer localidade, temos colegas descontentes com tudo isso que está acontecendo, a falta de compromisso e de respeito para com o Fisco Estadual, que vem cumprindo fielmente a parte dele, mostrando resultados e garantindo recursos em percentuais importantes aos cofres estaduais”, afirmou Isidro.

Ele enfatizou também que na última assembleia geral, foi possível avaliar o nível de engajamento da classe fiscal, que se mostrou coesa e forte, elementos suficientes para uma adesão completa à greve, em todo o Estado da Paraíba.

Fenafisco mobiliza bases contra a Reforma da Previdência

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Fenafisco, e suas entidades filiadas, bem como representações sindicais e associativas de todo o Brasil estão na luta contra o projeto de reforma da Previdência, proposto pelo Governo Temer. Se aprovada, a reforma impossibilita o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros, para beneficiar o mercado financeiro.

Dentro da agenda de mobilização da Fenafisco, a entidade está convocando auditoras e auditores fiscais de todo o País para estarem em Brasília nos próximos dias 19, 20 e 21, datas previstas para votação da Emenda Aglutinativa da “Reforma” da Previdência.

Diante dos iminentes riscos que a reforma traz para os servidores públicos e a sociedade brasileira, a expectativa é que um grande número de entidades do Fisco participe dos protestos programados para acontecerem na Capital Federal.

O Sindifisco-PB estará representado na mobilização pelos diretores Jaimar Medeiros, Luiz Gonzaga e Lecivaldo Cavalcante.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública”, diz Lucas sobre reunião em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), que representou o governador João Azevêdo (PSB) durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira (31/10), comentou sobe os principais pontos discutidos com o presidente Lula (PT) acerca da proposta de mudanças nas políticas de segurança pública no país.

De acordo com Lucas, a intenção do Governo Federal é integrar as polícias, reforçar o Sistema Público de Segurança Pública (SUSP) e aumentar as responsabilidades da União no combate a criminalidade.

Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública“, diz Lucas

O comentário do vice-governador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo