A Prefeitura de João Pessoa está executando um projeto de infraestrutura que inclui a parte arquitetônica e urbanística e também a regularização fundiária nas comunidades do Renascer e Saturnino de Brito, no bairro das Trincheiras, que vai mudar a paisagem da região, oferecendo uma qualidade de vida melhor para os moradores. O projeto foi elaborado pela equipe de engenheiros da Secretaria de Habitação Social (Semhab), que também faz o acompanhamento da execução das obras.
A comunidade Renascer vai receber rede de água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e urbanismo, com praças. Também serão construídos 11 boxes comerciais e a Avenida Saturnino de Brito vai passar por obras de contenção de encosta, pavimentação, ciclovia e empraçamento. O investimento é de quase R$ 16 milhões, financiamento do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, com contrapartida da Prefeitura.
A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, explicou que o projeto foi elaborado pela Diretoria de Planejamento e a execução está sendo acompanhada pelos engenheiros da Diretoria de Obras e Produção Habitacional da Semhab e a previsão de conclusão é para o mês de dezembro de 2023.
“A Prefeitura está fazendo uma intervenção naquela região da cidade que vai acabar com os problemas que existiam e vai dar uma nova cara para as Comunidades Saturnino de Brito e Renascer, o que vai impactar em melhoria na qualidade de vida das pessoas”, comentou. O projeto prevê a pavimentação da Rua Saturnino de Brito, entre a Avenida Cruz das Armas e a Rua Rodrigues Chaves, no Cordão Encarnado. Também vai ser construído um Parque Linear com a implantação de equipamentos comunitários que vão ficar à disposição das famílias, com área de lazer, playgrounds e dois blocos com salas comerciais.
A secretária explicou ainda que a área comercial vai ser dividida em duas unidades, uma com cinco salas e outra com seis salas, mais uma área de apoio com banheiros adaptados. No conjunto Renascer vai ser feita a pavimentação das ruas, priorizando a passagem dos pedestres, mas permitindo acesso para os veículos (carros e motos) dos moradores, um assunto que foi decidido junto à comunidade. “O Renascer tem uma característica muito peculiar, pois as ruas são estreitas e por isso nós conversamos com os moradores e o projeto foi elaborado de acordo com as sugestões apontadas por eles”, ressaltou Socorro Gadelha.
O projeto prevê a pavimentação de ruas, drenagem das águas pluviais e também o esgotamento sanitário, e a obra está caminhando dentro do cronograma de atividades estabelecido no início dos trabalhos. “Nós agora estamos trabalhando na parte da base com a construção de galerias para escoamento das águas pluviais, as galerias de esgotos, terraplanagem, nivelamento de ruas e remoção de entulhos, mas tudo está dentro do que já havíamos previsto. Sem falar que os moradores vão receber a escritura das casas logo após a conclusão do projeto. É uma grande ação da gestão do prefeito Cícero Lucena”, concluiu a secretária de Habitação.