Nos acompanhe

Paraíba

Receita intensifica parceria com Espep para cursos a distância no calendário de 2018

Publicado

em

A Escola de Administração Tributária (Esat), órgão de ensino, pesquisa, extensão e de formação da Receita Estadual, e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), órgãos de formação dos servidores do Estado, deverão intensificar ainda mais a parceria em 2018. Em uma audiência com o secretário de Estado da Receita, Marconi Marques Frazão, no Gabinete da Receita Estadual, com a participação da gerente Executiva da Esat, Elaine Cesar, a superintendente da Espep, Luciane Alves Coutinho, apresentou o interesse de ampliar a parceria que realizou a qualificação de quase mil servidores com a plataforma da Esat na modalidade EAD (Educação a Distância).

Por meio do termo de cooperação assinado no ano passado pelas duas pastas, os servidores públicos de várias regiões do Estado tiveram acesso aos cursos na modalidade EAD produzidos pela Esat, que fazem parte do Programa Semeando Sementes da Cidadania. Entre os cursos oferecidos estavam “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”, “Planejamento financeiro”; “Curso Atendimento ao Cidadão” e o de “Assédio Moral nas Organizações públicas”. As principais vantagens do programa “Semeando Sementes da Cidadania”, na plataforma da Esat Virtual, é o custo baixo da produção de cursos e o amplo alcance de servidores por ser via internet, trazendo assim mais comodidade de horário para serem realizados com maior êxito.

Pioneira na gestão estadual em oferecer cursos em plataforma virtual a distância na esfera pública estadual, a Esat é a responsável pelos cursos dos servidores da Receita Estadual, mas tem ampliando nos últimos anos as parcerias com entidades e órgãos públicos, por meio do programa Semeando Sementes de Cidadania.

Parceria com êxito – Segundo a superintendente da Espep, Luciane Alves Coutinho, a parceria no primeiro ano com Esat obteve êxito e “a proposta, agora, é de aprofundarmos ainda mais essa parceria para darmos acesso aos servidores de todas as regiões do Estado na modalidade EAD”.

A gerente Executiva da Esat, Elaine Cesar, revelou que a Espep “foi uma grande parceira na disseminação dos cursos do programa Semeando Sementes da Cidadania” e também na prática pedagógica com metas e visão muito bem definidas. “Teremos agora um novo encontro nas dependências da Esat para avaliarmos quais cursos dessa grade comum da plataforma da Esat poderemos ofertar para os servidores públicos do Estado”, declarou. 

Calendário de cursos da Espep 2018: O calendário de cursos da Espep 2018 será publicado logo após o período do Carnaval. “No primeiro calendário, no mês de março, vamos oferecer 10 cursos. A cada mês, o calendário será publicado com antecedência para que os servidores tomem ciência para esses cursos e possam se inscrever. Com a Esat, queremos promover cursos bimestralmente, no caso os meses de março e abril”. Em 2017, a Espep ofereceu 150 cursos aos servidores públicos das diversas regiões do Estado.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública”, diz Lucas sobre reunião em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), que representou o governador João Azevêdo (PSB) durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira (31/10), comentou sobe os principais pontos discutidos com o presidente Lula (PT) acerca da proposta de mudanças nas políticas de segurança pública no país.

De acordo com Lucas, a intenção do Governo Federal é integrar as polícias, reforçar o Sistema Público de Segurança Pública (SUSP) e aumentar as responsabilidades da União no combate a criminalidade.

Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública“, diz Lucas

O comentário do vice-governador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo