A Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) realizou na manhã desta quarta-feira (19), a capacitação sobre os Mecanismos Digitais e Informáticos de Pesquisa de Preços em Licitações Públicas com doze servidores públicos responsáveis pelos setores de compras, licitação, pesquisa de preços, execução orçamentária e financeira da administração municipal da Prefeitura de João Pessoa. O Projeto “CGM-Capacita”, realizará outro treinamento nesta quinta-feira (20), na sede do órgão no Centro Administrativo, em Água Fria.
Para a palestrante e assessora técnica da CGM, Alzira Ribeiro, é de relevante importância a capacitação dos servidores públicos. “Esse é um dos melhores meios para obtenção de conhecimento, pois com esse treinamento a CGM atualiza informações, promove engajamento com diversas secretarias, trazendo uma oportunidade de crescimento para servidor, e com ele mais bem preparados certamente melhora a qualidade do serviço público”, disse.
A servidora pública da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Micheline Barros, destacou a importância da capacitação. “É muito esclarecedor participar de treinamentos como o que tivemos hoje, pois nos ensina a fazer o trabalho dentro das normativas e dá mais agilidade aos processos”, contou.
O mesmo sentimento é compartilhado pela servidora da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Márcia Cavalcante, que aproveitou o curso para reciclar seus conhecimentos. “As normativas estão sempre em constante mudança e em níveis de exigência cada vez maior. Portanto, é uma oportunidade para nos reciclarmos e auxiliar em nosso dia a dia, tornando nosso trabalho mais eficiente”, disse.
A nova Lei de Licitações (Lei 14.133, de 2021) está em vigor desde abril do ano passado. A partir de abril do próximo ano, ela vai substituir não apenas a atual Lei das Licitações (Lei 8.666, de 1993) como também a Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei 12.462, de 2011).
No primeiro dia do treinamento, participaram os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Instituto de Previdência do Município (IPM), Secretaria da Receita Municipal (Serem), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
Já na quinta-feira (20), será a vez dos servidores da Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Recreação (Sejer), Secretaria de Meio Ambiente (Seman), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).