Nos acompanhe

Paraíba

Artigo – Hervázio: metido a irônico, é a própria ironia

Publicado

em

Marcos Alfredo

O deputado estadual Hervázio Bezerra, líder do Governo, já foi alvo de minha admiração. Homem cordato, ao longo de sua carreira política, Hervázio se destacava por assumir uma linha prudencial no inevitável embate político, primando por um equilíbrio tão essencial em meio à verdadeira barbárie política que toma conta, há décadas, de nossa Paraíba sempre tão dividida.

Mas, já faz algum tempo, Hervázio abandonou a sua essência tão peculiar. Uma pena. Tem deixado se levar por uma linha temerária de discurso, possivelmente contaminado pelo padrão terra-arrasada e destruidora de reputações tão em voga nas hostes girassóis.

A mais nova de HB é tentar fazer ironia em cima de uma tragédia pessoal-familiar, no canhestro esforço por agradar ao rei a quem, num passado não muito distante, ele torpedeava sem pena, denunciava com contundência e tratava como um homem público de poucas virtudes.

Atacar o prefeito Romero Rodrigues por criticar a segurança pública, usando como argumento de que, nesta quarta-feira, 7, um servidor lotado no Gabinete do Prefeito campinense, teria sido preso pela PF, sob acusação de assalto, é no mínimo um golpe baixo e indigno por parte de qualquer adversário político.

Verdade:, a segurança na Paraíba está caótica, lamentavelmente, há anos seguidos, por mais que a miopia conveniente de Hervázio tente negar.

Também verdade: nem Romero ou qualquer outro gestor – governador, presidente ou mandatário de diversos quilates – pode ser responsabilizado diretamente pelas atitudes reprováveis isoladas, individuais e personalíssimas de quem é eventualmente nomeado para cargos de confiança.

Uma verdade final: eternamente um estranho no ninho girassol, Hervázio, à medida que faz esses “agradinhos verbais” ao chefe, tentando inocular forçosamente um DNA falso à sua consciência política, apenas reforça duas certezas: compromete a própria biografia e perde o respeito próprio e alheio.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo