Nos acompanhe

Paraíba

Semob modifica trânsito no Centro e reforça linhas de ônibus para o Cafuçu

Publicado

em

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai modificar o trânsito no Centro e reforçar o transporte coletivo para o desfile do bloco Cafuçu, nesta sexta-feira (9). O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres durante a organização do evento e a passagem dos foliões.

A Semob-JP designou 25 agentes de mobilidade urbana para monitorar e disciplinar a área do desfile e todo o seu entorno. Os agentes irão proibir o estacionamento na Avenida Visconde de Pelotas a partir das 12h desta sexta-feira, no trecho compreendido entre o Ponto de Cem Réis e a Praça Dom Adauto.

A partir das 18h, a Semob-JP vai bloquear totalmente a Praça 1817 (parte de cima), Avenida Visconde de Pelotas, o encontro das Ruas Arthur Aquiles e Treze de Maio (CDL) e Rua Barão do Abiaí com a Treze de Maio (Caixa Econômica), além do bloqueio da Avenida Visconde de Pelotas com Pedro I, na altura da Praça Dom Adauto.

Com a interdição da Rua Visconde de Pelotas, os veículos que vêm da Rua Rodrigues de Aquino serão desviados pela parte de baixo da Praça 1817 e Avenida Padre Meira em direção ao Parque Sólon de Lucena (Parque da Lagoa).

Transporte coletivo – Nesta sexta-feira, a operação das linhas de transporte coletivo será a seguinte: o Projeto Tetéu será reforçado com um veículo extra em cada linha, realizando em torno de 22 viagens extras até o fim do evento.

Táxi – Haverá pontos de táxi na Praça 1817 (parte de baixo), Parque da Lagoa e na Rua Barão do Abiaí.

Linhas do Tetéu que receberão reforço – 101 – Grotão / 104 – Bairro das Indústrias / 108 – Alto do Mateus / 118 – Valentina-Paratibe/Mussumago / 203 – Mangabeira VII / 301 – Mangabeira / 504 – Mandacaru / 507 – Cabo Branco / 510 – Tambaú / 1500 – Circular / 5100 – Circular.

Após 1h da madrugada, deverão circular também, realizando duas viagens extras, as linhas 204 (Cristo), 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 116 (Colinas do Sul), 701 (Alto do Mateus) e 5201 (Colinas do Sul).

Havendo necessidade, a Semob-JP determinará às empresas o acréscimo do número de ônibus para atender à demanda de usuários na volta para casa.   A recomendação do órgão é que os foliões utilizem o transporte público ou táxi para ir ao evento.

Educação na folia – As equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob-JP também estarão no desfile do Cafuçu distribuindo material educativo com os foliões, bem como os condutores de veículos que passarem pelos bloqueios no entorno do local do desfile. A chefe da Died, Gilmara Branquinho, disse que a presença dos educadores do órgão nestes grandes eventos é fundamental, principalmente no período carnavalesco onde o índice de acidentes aumenta, para conscientizar as pessoas no sentido de respeitarem a vida, não misturando álcool e direção.

Para informações, a Semob-JP disponibiliza os telefones 0800-281-1518 e 3218-9310/9311 e 3218-9420.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo