Nos acompanhe

Paraíba

PMJP: Dia das Crianças com atividades educativas e culturais faz população lotar parques públicos

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa promoveu um Dia das Crianças bem especial. Durante todo o dia desta quarta-feira (12), a população pessoense aproveitou diversas atividades educativas e culturais. Dois espaços públicos que ficaram completamente lotados foram os Parques Arruda Câmara, no bairro do Roger, e Solon de Lucena, no Centro da Capital. As famílias que foram aos locais puderam aproveitar os brinquedos infláveis e fixos, teatro, oficinas, jogos infantis e shows.

“Pensamos para o Dia das Crianças uma combinação de entretenimento com shows, contação de histórias, teatro, brincadeiras diversas e várias outras atividades dedicadas às crianças a serem desenvolvidas ao longo de toda a semana”, declarou o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

A programação diversa e em vários pontos da cidade é importante para promover a integração das crianças de vários bairros e ressaltou: “Nesta quinta, temos programação na Estação Cabo Branco. Na sexta-feira, nós teremos uma programação na Praia da Penha, uma área socialmente carente que precisa que a Prefeitura esteja presente. Já no domingo, a festa será no Centro Cultural de Mangabeira”, frisou Marcus Alves, ressaltando ainda que essa grande festa foi realizada focando também a valorização e a promoção dos artistas locais.

Parque Solon de Lucena – Isabelli Brito, de 6 anos, ficou feliz com o Dia das Crianças. Ela esteve no parque acompanhada da mãe, do irmão Renato e da tia. “Adorei meu dia. Comi algodão doce, chupei pirulito e tirei fotos com as princesas Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela e Rapunzel”, disse ela. “A programação da festa foi muito boa, porque têm shows, teatro de bonecos, brincadeiras e tudo gratuito para garantir que todas as famílias possam participar”, observou a enfermeira Fabíola Brito, mãe de Isabelli e Renato.

Lindalva Laís, de 7 anos, estava feliz da vida assistindo ao show do Palhaço Wolverine nos ombros do pai. “Estou adorando a festa. Andei de patins, chupei pirulito e fiz piquenique no parque com meu pai e meu irmão Jaques”, disse. Já Alice Gomes, de 5 anos, gostou do Teatro de Bonecos da Companhia Boca de Cena. “Adorei ver os bonecos dançando forró”, brincou.

Arthur Leonardo, da Companhia Boca de Cena, idealizador da peça ‘Tem boi no algodão’, considera importante essa iniciativa do poder público de valorizar os artistas locais e trazer eventos culturais para a praça pública como o teatro de bonecos ao alcance de todas as crianças, lembrando que o teatro de bonecos foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial em 2015, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É a arte viva na vida das crianças”, ressaltou.

O Parque Solon de Lucena ainda foi palco para os shows da cantora Clara Dias e do Michael Jackson cover.

Bica – A criançada que foi ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara nesta quarta-feira (12) encontrou muita diversão para curtir o dia de lazer ao lado da família e dos amiguinhos. O Parque ofereceu atividades educativas e culturais na área central e na do Lago das Cinco Fontes, contando com o trabalho de técnicos do Parque e de voluntários, além do apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, na organização e segurança do evento.

No espaço do Lago das Cinco Fontes, as crianças tiveram a apresentação do Teatro de Fantoches, com a peça ‘As Aventuras de Juninho na Bica’, promovida pela equipe da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), com texto educativo sobre proteção ao meio ambiente. Na área central, o publico contou com polos de artes, de aventura, de jogos de tabuleiro e de ‘Mão na terra’.

Deisiane Sales Matilde, que levou as duas filhas – Isabelle (10) e Laura (6), conta que já conhece e sempre vem ao Parque com as crianças. “Escolhemos a Bica para passear hoje porque tem os animais, tem diversão, árvores e elas gostam da natureza, desse espaço tranquilo e o que mais chama a minha atenção é justamente a tranquilidade do ambiente. Elas ainda quiseram ver as cobras e gostaram muito”, disse.

A pequena Isabelle acrescenta que também gostou muito das telas com pinturas do leão e da onça. “Achei bem bonito, amei tudo, fizemos muitas fotos em praticamente todos os cantos. A gente pretende voltar, essa não é nossa primeira vez, quase sempre a gente vem para cá, também gostei bastante do Orquidário, achei bem interessante”, afirma Isabelle.

Segundo o diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, tudo transcorreu dentro do esperado. “Tivemos mais um dia festivo, com total organização e segurança, permitindo que, aqueles que buscaram a Bica para se divertir, pudessem encontrar aqui esse lugar de tranquilidade e lazer”, destacou o diretor.

Parceiros – Além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a ação envolve as Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Saúde (SMS), Educação e Cultura (Sedec), Infraestrutura (Seinfra), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Outras atividades – A programação do Dia das Crianças organizada pela Prefeitura de João Pessoa continua até o próximo domingo (16).

Confira a programação completa:

Quinta-feira (13):

Parque Arruda Câmara não funciona

Estação Cabo Branco

9h – Apresentação teatral

14h – Oficina de Xilogravura

15h – Apresentação teatral

Sexta-feira (14):

Parque Arruda Câmara

15h – Contação de histórias com Aline Alencar – ‘Castelo de Histórias’

16h – Brincadeiras com o Grupo Roi Roi

Praia da Penha

15h – Circus Montagem

16h – Show da Banda Meu Quintal

17h – Apresentação de cultura popular, com o Cavalo Marinho

Estação Cabo Branco

9h – Apresentação de mágica

10h – Apresentação de ballet

14h – Apresentação de mágica

14h – Musicalização

Domingo (16):

Centro Cultural de Mangabeira

15h – Companhia Mulinga com o número circense ‘Arara Azul’

16h – Companhia de Teatro Saltimbancos – ‘A Revolta dos Bichos’

17h – Companhia Tel Pastel, com a animação ‘O Circo Imaginário do palhaço Tel Pastel’

17h30 – Circus Montagem

18h15 – Show de Lívia Valéria

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma do Shopping das Redes, em São Bento, garantem modernização do auditório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), vistoriou nesta segunda-feira (25/11) as obras de reforma e modernização do Shopping das Redes, importante centro comercial da cidade.

O espaço contará com uma nova infraestrutura moderna, com 100% de cobertura de internet, além de climatização no auditório e uma grande cobertura lateral que irá garantir expansão e crescimento do prédio.

“É assim que seguimos: com compromisso e trabalho, transformando São Bento e garantindo mais conforto e qualidade para nossa gente”, destacou Jarques.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo