O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito hoje em Tocantins. Eleito vice-governador em 2018, ele assumiu o estado em 2021, quando o então governador Mauro Carlesse renunciou ao mandato para não sofrer processo de impeachment na Assembleia Legislativa.
Wanderlei contou com uma frente ampla nas eleições, com PSDB, Cidadania, União Brasil, PDT, Solidariedade, PTB e PSC. O governador terá ao seu lado como vice Laurez Moreira — que foi prefeito de Gurupi e deputado federal, sendo indicado pelo PDT.
Chamado de candidato “nem-nem”, o governador acabou ficando sem apoio oficial de um presidenciável. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoiou Paulo Mourão, enquanto Jair Bolsonaro (PL) esteve ao lado de Ronaldo Dimas — que em sua convenção contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Os demais oponentes na corrida estadual eram: Carmen Hannud (PC), Coronel Ricardo Macedo (PMB), Dr. Luciano Cruz (DC) e Karol Chaves (PSOL). Nas pesquisas Ipec (ex-Ibope), Wanderlei liderou desde o início.
Apesar de não ter apoio de Lula ou Bolsonaro, Wanderlei conseguiu para si alianças que, em tese, poderiam se alinhar com outros candidatos. É o caso da Professora Dorinha (União Brasil), que se candidatou ao Senado em sua chapa. Ela desistiu de apoiar Ronaldo Dimas.
Além disso, Wanderlei buscou na campanha mostrar uma chapa puramente tocantinense. Ele é o primeiro governador eleito nascido no estado.
Confira todos os eleitos em Tocantins AQUI