Candidato à reeleição, o governador João Azevêdo (PSB) destacou, nesta segunda-feira (12), durante sabatina promovida pela TV Câmara de João Pessoa, ações e propostas para infraestrutura, emprego e renda, cultura, inclusão, saúde e educação. O gestor também evidenciou a construção do Hospital da Mulher, no bairro de Cruz das Armas, e investimentos para melhorar a mobilidade urbana. Ele ainda assinou a ‘Carta de João Pessoa’, com compromissos para o desenvolvimento da cidade.
João ressaltou os avanços da saúde em sua gestão, com a construção de hospitais e interiorização de serviços. “Nós demos respostas na pandemia, estamos construindo o Hospital da Mulher, em João Pessoa, acabamos com a ‘fila da vergonha’ por cirurgias eletivas, com a realização de 30 mil procedimentos. Vamos construir o Hospital de Clínicas e Traumatologia de Patos, estamos interiorizando a média e alta complexidade, com os serviços de hemodinâmica em Campina Grande e Patos, e distribuímos uma rede de tomógrafos para equipar toda a rede do estado”, pontuou.
O governador destacou a parceria com a Prefeitura de João Pessoa para implantar na cidade o sistema de Bus Rapid Service (BRS), por meio de financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). “Esse é um projeto que prevê um sistema de transporte rápido, com corredores em Cruz das Armas e Mangabeira, o que será importante também para o transporte público, dando mais comodidade à população”, explicou.
Ele complementou os investimentos em infraestrutura para fortalecer a economia do estado. “Temos uma logística de transporte adequada, com R$ 1,8 bilhão de investimentos em mobilidade urbana, estamos ligando regiões economicamente ativas, com um olhar para o turismo, com o Centro de Convenções de Campina Grande, que beneficiará toda a região, além da dragagem do Porto de Cabedelo, que permitirá a atracação de navios com 55 mil toneladas, mudança significativa, oportunizando a operação 24 horas por dia”, acrescentou.
João evidenciou também os investimentos no segmento cultural da Grande João Pessoa. “Inauguramos o Museu da Cidade de João Pessoa, o Museu da Polícia Militar, entregamos as reformas do Museu do Artesanato, do Teatro Santa Catarina, da biblioteca Augusto dos Anjos, apoiamos festejos populares e festivais da cultura cigana, indígena e quilombola. Incentivamos o artesanato, com a implantação do ‘Crença’ em Monteiro, que se tornou a cidade referência na renda renascença”, prosseguiu.
O governador ainda fez um balanço dos avanços da educação em seu governo. “Firmamos parcerias com 213 municípios para construção de creches dentro do processo de aprendizagem do ensino infantil ao superior, criamos o programa ‘Integra Paraíba’, com a disponibilidade do sistema de informatização para todos os municípios, temos parcerias com a UEPB com a oferta do ensino à distância para capacitar professores. Realizamos construção e reforma de escolas, melhorando a infraestrutura física e o processo pedagógico, ampliamos para mais de 300 o número de escolas integrais, temos o maior crescimento da história do Ideb, fizemos investimentos em pesquisa e inovação, distribuição de chips para alunos e notebooks para professores”, disse.
Dentro da política pública de inclusão, ele destacou as ações para atender crianças com autismo. “Implantamos o Centro de Atendimento ao Autista em João Pessoa e Campina Grande, firmamos convênios para realizar o atendimento no Cariri e no Brejo, e vamos ampliar os serviços para o Sertão”, pontuou.
Em relação à geração de emprego e renda, o governador frisou o ambiente favorável de negócios na Paraíba. “Nós temos um estado com segurança jurídica e fiscal, com rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional e AA+ pela S&P Global Ratings, o que tem atraído as empresas para o nosso estado, a exemplo do Centro de Distribuição do Magazine Luiza, da Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul. São mais de R$ 10 bilhões de investimentos em energias renováveis e estamos qualificando a mão de obra com ampliação das escolas técnicas integrais, ‘ParaibaTec’, ‘Primeira Chance’ e abertura de 2 mil vagas para profissionalizar jovens na área da Tecnologia da Informação”, finalizou.