O áudio vazado nas redes sociais, do candidato impugnado ao Senado Federal, Ricardo Coutinho (PT), onde ele afirma ter certeza que garantirá sua elegibilidade no STF, através de uma liminar que tenta reverter duas condenações no TSE, ganhou repercussão na imprensa nacional nesta segunda (12/09). O site “O Antagonista” fez matéria sobre a declaração do ex-governador.
Confira matéria na íntegra
Em áudio compartilhado com correligionários, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) diz que manterá sua candidatura ao Senado pela Paraíba, apesar de ter tido o registro negado na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Na gravação, ele afirma que conseguirá reverter a situação no STF. “Ninguém é criança para achar que alguma Justiça nesse estado irá fazer algo por mim. Todo mundo sabe, evidentemente, que os caras jogam contra. Aí nenhum problema. A nossa situação virá do STF”, afirmou.
Leia também: Inelegível: “vamos ficar circulando, correndo atrás do nosso próprio rabo”, diz RC em áudio vazado
Segundo o relator do caso, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, o petista é inelegível, porque foi condenado por “abuso de poder político com viés econômico”, em caso que remete às eleições estaduais de 2014. Em 2020, o colegiado do TSE já havia confirmado essa condenação.
Como a Lei da Ficha Limpa determina inelegibilidade por oito anos, a pena ainda vale para as eleições de 2022. O TRE-PB afirmou que Coutinho está inelegível até 5 de outubro, três dias depois do primeiro turno deste ano.