A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura, realiza de 05 a 15 de fevereiro, a primeira Exposição Icnográfica sobre a História do Carnaval de Campina Grande, intitulada de ” Folias de Momo”. A mostra objetiva apresentar recortes do cotidiano dos blocos carnavalescos, Escolas de Samba oriundas dos foliões campinenses; troças, La Ursas e Bumbas- Meu- Boi.
As Escolas de Samba dos bairros de Monte Castelo ( Tom Maior ), José Pinheiro ( Bambas do Ritmo ) e da Liberdade ( Unidos da Liberdade), serão retratadas, através da cenografia que compõe seus enredos, ao longo de mais de três décadas.
Os Bumbas- Meu – Boi e La Ursas, são folguedos que fazem parte do ciclo carnavalesco , suas histórias serão ressignificadas durante a exposição
Já os Blocos de Carnaval como o Maracagrande, Bloco da Saudade, Zé Pereira, Rubacão, Cabeça de Dindim, Fuzarca do Gordo, Ferro Folia, Cinquentinha da UEPB e Imprensados, trarão fatos curiosos, desde a escolha do seu nome, até a quantidade de brincantes que desfilaram suas alegrias e irreverências, ao longo de mais de 20 anos.
A abertura da Exposição ocorrerá neste dia 5, as 17 hs no hall de entrada da Secult, com a participação da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa.
As Folias de Momo, estarão a disposição do público, com entrada gratuita até o dia 15/ 02 das 8 as 12h e de 14 as 18h, no Hall de entrada da Secretária de Cultura, localizada no Largo do Açude Novo ( Parque Evaldo Cruz).