Referência em diversas especialidades médicas, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) conta com um serviço de Coloproctologia, especialidade médica cirúrgica responsável pelos cuidados relacionados as doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. De janeiro a julho deste ano, mais de duas mil pessoas procuraram o serviço da unidade hospitalar da Prefeitura de João Pessoa.
A Coloproctologia é a especialidade médica que faz o diagnóstico e tratamento de muitas doenças comuns do cotidiano, como doença hemorroidária, fissura anal, doença diverticular, prolapso retal, síndrome do intestino irritável, constipação, fístulas anais, incontinência fecal, entre outras. Ela também trata de problemas complexos, como o câncer colorretal, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
A médica Shirlane Frutuoso, que coordena a Residência Médica do Serviço de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel, diz que os pacientes tendem a confundir esta especialidade com a urologia, quando estão em busca de prevenção do câncer de próstata, devido à proximidade do termo ‘proctologia’, relativo ao órgão Reto (a parte final do intestino).
“Por isso, é preciso esclarecer que a Coloproctologia trabalha com a prevenção do câncer de intestino (o chamado câncer colorretal), onde também é necessário o exame retal através do toque digital para o exame físico”, ressalta.
Atendimento no HMSI – Os pacientes que necessitam da especialidade são atendidos no ambulatório do HMSI pela equipe médica do Serviço de Coloproctologia, que realiza consultas, exames endoscópicos e cirurgias eletivas.
Para atendimento no Hospital Santa Isabel, os pacientes devem ter suas consultas agendadas pela Regulação Municipal. De janeiro a julho deste ano, mais de duas mil pessoas procuraram o serviço de Coloproctologia da unidade, onde foram atendidas no ambulatório.
Atividades acadêmicas – O serviço também realiza atividades de ensino acadêmico, uma vez que é responsável pela especialização credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP): a Residência Médica em Coloproctologia.
O setor também dá assistência aos pacientes portadores de colostomias na Policlínica Municipal de Jaguaribe e aos pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).