Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo lança projeto para melhoria das habilidades de leitura e escrita dos alunos

Publicado

em

Acompanhar os níveis de leitura e escrita dos alunos, buscando atingir a alfabetização na idade certa. Esse é o objetivo maior do Programa Educar para Crescer Cabedelo, lançado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

Promover a alfabetização na idade certa vem sendo um dos maiores desafios da educação brasileira ao longo dos anos. Os déficits de desempenho verificados têm despertado preocupações entre gestores e especialistas, bem como suscitado estudos e elaboração de estratégias e pactos para superar o problema, a exemplo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Educar pra Valer (EPV), da Associação Bem Comum, que suscitou o projeto em Cabedelo.

A meta do projeto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental. A atuação do programa consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade.

Ao lado do acompanhamento sistemático do desempenho dos alunos, o Programa Educar para Crescer Cabedelo dispõe, ainda, da promoção de formações para professores, gestores e supervisores com assessoria dos coordenadores regionais. O objetivo é habilitar o corpo docente no desenvolvimento de estratégias de incentivo à leitura, por meio do domínio de ferramentas aplicadas a esse fim.

A apresentação da iniciativa aconteceu no Auditório do Uniesp e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo, além de outras autoridades municipais, estudantes e instituições envolvidas com a iniciativa.

“Quando assumimos a administração municipal encontramos a educação de Cabedelo em estado de caos: salários atrasados, gratificações sendo retiradas aleatoriamente eram a tônica daquele momento. Logo assumimos o compromisso de mudar essa situação e, ao longo do mandato, temos nos empenhado em desenvolver a educação com investimentos em estrutura, valorização dos profissionais e atenção especial ao alunado. Além disso, temos apoiado projetos que venham a possibilitar a melhoria dos índices do IDEB, pois cremos ser essa a fórmula de apostarmos no futuro da cidade e dos cidadãos”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

A apresentação e explicações sobre o projeto coube à assessora pedagógica da Seduc, Vera Gomes, que descreveu a origem e os fundamentos da ação, seus princípios, métodos e metas. Também apresentou um painel da situação atual dos níveis de leitura entre alunos de Cabedelo e os pontos que justificam e demandam, objetivamente, o desenvolvimento do projeto no município.

A secretária de Educação de Cabedelo, Márcia Moreira, destacou a iniciativa falou sobre os objetivos do projeto.

“Cabedelo dá mais um passo a favor da Educação com a adesão ao Programa Educar pra Valer. Com o apoio expressivo do EPV, estamos implementando práticas de gestão pública inovadoras, através do assessoramento educacional, acompanhamento pedagógico, formações periódicas para professores, supervisores e gestores, como também avaliações diagnósticas, processuais e formativas, buscando assim, aprimorar o ensino-aprendizagem e alcançarmos resultados de excelência. Nosso principal objetivo é a alfabetização na idade certa, com foco específico na leitura e proficiência em Língua Portuguesa e Matemática”, comentou Márcia.

Em Cabedelo, o Programa tem a coordenação local da educadora Isabela Paiva e conta com Assessoria Pedagógica e equipe formada por Superintendentes, formadoras e coordenação dos Anos Iniciais. A equipe executa e acompanha as ações estratégicas e pedagógicas dentro do modelo sistêmico de intervenção, com formações, avaliação e acompanhamento.

O diretor executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, falou sobre o compromisso da entidade com a transformação do ensino-aprendizagem em Cabedelo.

“A nossa presença em Cabedelo se dá repleta de entusiasmo, com a convicção de que quando se estabelece a prioridade pela educação realmente se consegue mudar substancialmente os resultados da aprendizagem que precisa ser alcançada. Vivemos uma realidade muito desafiadora, com o analfabetismo dentro das escolas. Antes da pandemia, os números já eram trágicos, com cerca de 55% das crianças, segundo o Banco Mundial, sem saber ler e escrever. Essa realidade provavelmente se materializa, como no resto do Brasil, aqui também no município. Nosso compromisso, portanto, junto aos agentes locais, é transformar a aprendizagem de Cabedelo para que ela possa ser referência para as famílias locais e para outros estados”.

Pactos – O compromisso assumido entre as instâncias governamentais e instituições têm buscado assegurar a melhoria do desempenho dos alunos das séries iniciais no quesito desempenho na leitura.

A Prefeitura de Cabedelo aderiu ao Programa Educar pra Valer em 2021. A Associação Bem Comum, que é uma organização sem fins lucrativos, tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão.

O objetivo é assegurar e garantir o direito à educação de qualidade e alfabetização de todas as crianças na idade certa de forma efetiva, equitativa e sustentável durante os 4 anos do ciclo educacional.

O programa atua junto ao município a fim de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos durante o período de vigência do Educar pra Valer, por meio do desenvolvimento da gestão municipal

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo