Nos acompanhe

Paraíba

Futuros Possíveis PMCG e Instituto Alpargatas realizam aula inaugural com nova turma LGBTQI+

Publicado

em

A aula inaugural da segunda turma do projeto ’AlpaTRANSforma – Futuros Possíveis’, realizado na parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Educação (Seduc), com o Instituto Alpargatas, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 01, no auditório do Centro Profissionalizante Antônio de Carvalho Souza (CEPACS). O Centro está localizado na rua Sebastião Donato, centro da cidade, onde as aulas serão ministradas nesta segunda fase do projeto.

No total, vinte alunos, que são atendidos pela Coordenação de Ação e Políticas Públicas (LGBT) da Semas, terão aulas três vezes por semana, durante 3 meses. As aulas são gratuitas e acontecerão às segundas, quartas e quintas-feiras, com duração de uma hora e meia. Ao final da capacitação, todos serão inseridos no banco de talentos da Alpargatas e também no sistema de cadastro do Sine Municipal.

Durante a solenidade, a nova turma recebeu as boas-vindas e cumprimentos iniciais de profissionais da Alpargatas (São Paulo e de Campina Grande), além da Alicerce Educação, uma das parceiras do projeto, que participou do evento de forma online.

Mudança de Vida 

Recém-chegada de São José dos Campos, interior de São Paulo, onde morou por 38 anos, Sheron Nogueira, 43 anos, é uma das novas alunas do projeto nessa segunda fase. Natural de Patos, ela está em Campina Grande há 3 meses e viu, no curso, a oportunidade de mudar de vida.

“Infelizmente, as pessoas em São Paulo enxergam a Paraíba como um estado que tem muito preconceito com os travestis e homossexuais. Mas, confesso que a cidade me acolheu de forma muito bacana. Eu trabalhei durante 30 dias no Parque do Povo, com um primo, e foi muito bom para mim. Em São Paulo, claro, eu conseguia as coisas com mais facilidade. Mas aqui estou de volta às minhas origens, ao meu passado e isso está me fazendo muito bem. Por isso, vou agarrar essa oportunidade e sei que vou vencer”, contou, emocionada, a nova aluna.

Talita Barbosa, que participou da primeira fase do curso, no ano passado, e foi chamada para atuar na Alpargatas, também atua como assistente de atendimento na Coordenação LGBT da Semas. “A classe LGBT tem muita dificuldade para conseguir um emprego formal e esse projeto tem facilitado o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho. No meu caso, fiquei apenas 2 meses atuando no setor de corte, montagem e acabamento, porque não conseguia conciliar os meus horários com minhas outras ocupações. Mas essa abertura que a empresa tem proporcionado é muito importante”, destacou Talita.

Representando o secretário Valker Neves, da Semas, Rosangela Florêncio da Silva, coordenadora LGBT, destacou que essa é uma oportunidade de fazer uma escuta especializada e dar o devido suporte a esse público. “O melhor de tudo é que, ao final do curso, todos têm uma perspectiva de emprego. Isso é fabuloso”, destacou a coordenadora.

“Desejo que vocês tenham uma importante jornada formativa e que a gente possa ter espaços educativos que favoreçam a sociologia da diferença, a diversidade religiosa, étnica, de gênero. É fundamental que todos tenham esses direitos e que eles possam ser resguardados. Desejo um excelente curso para todos” disse a professora Silvia Regina, gerente de Avaliação Educacional da Seduc, que representou o secretário de Educação, Raymundo Asfora.

Ao final, João Eduardo Cândido, diretor administrativo e financeiro de Secti e da Secretaria de Desenvolvimento (SEDE), que têm à frente a secretária Laryssa Almeida, falou sobre a oportunidade dos alunos nessa nova fase, que terão direito às várias áreas do conhecimento, entre elas, a educação digital.

O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, disse ser importante a presença e participação de todos. “É muito bom ter vocês aqui com a gente e dizer do carinho especial que temos por todos. Somos uma empresa que pode fazer tudo isso acontecer. Mas isso também depende de cada um de vocês. Essa oportunidade pode ser do tamanho do sonho que vocês podem construir e, juntos, vamos transformar vidas”, concluiu Berivaldo Araújo.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo