Nos acompanhe

Paraíba

Patos: trinta prefeitos e dezenas de lideranças políticas confirmam apoio à reeleição de Azevêdo

Publicado

em

O Sertão demonstrou, mais uma vez, que está ao lado do governador e pré-candidato à reeleição João Azevêdo (PSB). A plenária popular do PSB e partidos aliados, realizada na noite desta quarta-feira (27), em Patos, foi marcada por manifestações de apoio de 30 prefeitos, 13 vice-prefeitos, 16 ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e da militância da região à chapa que será encabeçada pelo chefe do Executivo estadual e contará com Lucas Ribeiro (Progressistas) como candidato a vice-governador.

João agradeceu o carinho da população e reforçou o compromisso de continuar trabalhando para a construção de um estado cada vez mais desenvolvido. “Essa noite vai ficar marcada na minha mente e no meu coração pela alegria e entusiasmo com que fui recebido e a minha palavra de hoje é obrigado a cada um pelas declarações que me comoveram e pela verdade das palavras. Em cada lugar da Paraíba tem a presença do governo com ações, obras e políticas públicas e estamos fazendo uma nova política, fortalecendo os municípios, com um olhar especial para o nosso povo, melhorando a autoestima das cidades”, ressaltou.

Ele também destacou o cuidado com o povo paraibano com ações de inclusão. “São ações como  o Tá na Mesa, que leva 1,3 milhão de refeições por mês na Paraíba. É uma saúde de excelência regionalizada, o fim dos codificados, dando dignidade de trabalho às pessoas que demonstram o compromisso com o futuro desse estado”, acrescentou.

O pré-candidato a vice-governador, Lucas Ribeiro, comentou a satisfação de integrar a chapa majoritária ao lado do governador. “É uma emoção estar em Patos e ao lado do governador porque acreditamos no trabalho de João Azevêdo, que tem obras do Litoral ao Sertão, e tem conhecimento sobre tudo da Paraíba. Estamos juntos, agradeço a confiança de todos e com muita humildade estaremos à disposição de todos”, declarou.

O presidente estadual do PSB e deputado federal Gervásio Maia Filho evidenciou a importância do encontro  com o Republicanos e partidos que integram a aliança em torno da reeleição de João Azevêdo. “Estamos unidos nessa missão porque defendemos o governo dos restaurantes populares, do Tá na Mesa, que tirou o Sertão do isolamento da saúde, que implantou o serviço de hemodinâmica em Patos e essa é a política que eu acredito. Apesar do período de crise, a gestão estadual encheu a Paraíba de obras e estamos formando um palanque forte e vamos em frente, junto com o povo paraibano”, frisou.

O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, destacou o orgulho de estar ao lado de João Azevêdo e elencou os avanços da Paraiba que credenciam o nome do governador à reeleição. “Nós agradecemos o carinho e a recepção de todos. Estamos dando o pontapé inicial nesta caminhada vitoriosa pelo bem e para o bem do nosso estado. Antes de ser deputado federal e presidente do Republicanos, falo como cidadão, pois percorri o estado ao lado do governador e por amor a nossa Paraíba, não podemos deixar de defender o nome de João Azevêdo. Nunca titubeamos em apoiar a reeleição do governador porque o Sertão terá a oportunidade de realizar cateterismo com a implantação do serviço de hemodinâmica, porque temos o governador das estradas, da educação, fazendo parcerias com 213 municípios para construção de creches, do Opera Paraíba, acabando com uma fila que nos envergonhava, da segurança pública, da habitação e vamos andar de cabeça erguida porque esse estado tem história e obras, com uma gestão que governa para todos”, sustentou.

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) afirmou que a recondução de João Azevêdo representa a melhor escolha pelo desenvolvimento da Paraíba. “Estamos muito alegres por testemunhar a alegria do povo do Sertão.  Somos conscientes e sabemos que o melhor para o presente e futuro, que dá tranquilidade e cidadania ao povo é a reeleição de João. Esse é um bem que faremos à Paraíba e vamos juntos com todos os deputados, prefeitos, vereadores e a população para que prossigamos no caminho certo porque não podemos retroceder”, falou.

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) conclamou o povo paraibano a se engajar no trabalho pela reeleição do governador. “Essa é uma caminhada de alegria e otimismo e o Republicanos trabalha, confia e está ao lado de João Azevêdo. A nossa fala é para registrar a importância da presença de tantas pessoas neste evento, que estão nessa luta junto conosco para dizer o que essa gestão fez pelo crescimento da Paraíba”, declarou.

A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) destacou o poder de decisão da mulher nas eleições. “Nós mulheres somos a maioria do eleitorado e temos o poder de decisão, por isso, estamos ao lado de uma gestão operosa, que deu oportunidade ao Sertão na saúde, que interligou ações entre cidades e vamos à vitória por uma Paraíba cada vez mais justa”, discursou.

“Esse é um momento ímpar para o Sertão da Paraíba. João Azevêdo é o melhor para a Paraíba, administra com responsabilidade, faz uma gestão com equilíbrio fiscal, construção de muitas obras, assistência à saúde, eu trago minha palavra aos paraibanos de que a Paraíba está em boas mãos pelo trabalho sério que tem sido realizado”, explanou o deputado estadual Branco Mendes (Republicanos).

O pré-candidato a deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) também reforçou seu apoio à reeleição do gestor estadual. “Estamos juntos em defesa da reeleição de João Azevêdo, pelas ações na saúde, na condução da pandemia, na educação, mais de 1 milhão de refeições e vamos fazer a Paraíba crescer cada vez mais porque vemos asfalto chegando nas ruas, infraestrutura, e a Paraíba também está melhor”, falou.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), assegurou empenho para a recondução de João ao governo nas eleições de outubro. “Esse é um encontro importante porque iremos decidir em breve o nosso futuro e teremos a oportunidade de manter quem tem trabalho e compromisso com o estado e João Azevêdo tem história, sensibilidade com quem mais precisa, constrói estradas, investe na segurança pública e apenas na nossa cidade são R$ 15 milhões de convênios com o estado, destinados a obras, reestruturação da saúde e estamos juntos nessa luta e vamos sair de porta em porta para mostrar quem é melhor para a Paraíba e para Patos porque temos um estado estruturado, organizado e competente”, falou.

A ex-prefeita de Patos, Chica Motta (Republicanos), destacou o trabalho de João Azevêdo pelo desenvolvimento de Patos. “O governador representa  trabalho, fez muito por Patos e pela Paraíba e estamos juntos nessa missão pelo crescimento da nossa terra. Agradeço o carinho de toda a população da nossa cidade, que tem gestores comprometidos”, comentou.

O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, evidenciou o compromisso de João Azevêdo com os municípios da Paraíba. “É uma honra participar desse evento ao lado de gestores e da sociedade para dizer que estamos apresentando as melhores propostas para o desenvolvimento da Paraíba. O governador é um grande parceiro de Princesa Isabel e de todos os municípios e esse não é um projeto pessoal, mas é pelo bem da Paraíba, pelo Opera Paraíba, por 213 creches, pelo trabalho de Cabedelo a Cajazeiras e falar de João é falar de construção de adutoras, de 270 ônibus escolares e do cuidado com todos os paraibanos”, disse.

O prefeito de São Bento, Dr. Jarques Lúcio, enalteceu a operosidade do governador. “João Azevêdo é um grande homem, um grande gestor, íntegro, trabalhador e que está fazendo o melhor pela Paraíba. Eu digo a cada sertanejo que precisamos ter o governador para continuar lutando por cada um de nós e tenho orgulho de defendê-lo por sua competência, seriedade e vamos continuar no caminho do progresso”, declarou.

O prefeito de Santa Luzia, Zezé, disse que o Vale do Sabugi reconhece o projeto que ajudou quem mais precisa. “São programas importantes, como o Tá na Mesa, e trabalhou ao lado dos prefeitos para superar a pandemia, para firmar parcerias para a construção de creches, travessias urbanas e, é por isso, que estamos aqui para reforçar o nosso apoio ao governador que tem transformado para melhor a Paraíba porque temos um governo que dá certo e precisa ser reconduzido ao Palácio da Redenção”, comentou.

O prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, pontuou uma série de investimentos levados pelo governador ao município. “Apoiamos João Azevêdo porque ele tem obras em todo o estado, com o Tá na Mesa, Casa da Cidadania, creches, UTI e o nosso povo é conhecedor desse trabalho e reconhece um homem de bem”, disse.

“O Vale do Piancó vai continuar com João porque ele trouxe muitos benefícios para nosso povo, são muitas obras e agradecemos por todo cuidado com o nosso povo”, falou o prefeito de Santana dos Garrotes, Dedé.

Estiveram presentes os prefeitos Nabor Wanderley (Patos), Ricardo Pereira (Princesa Isabel), Rogério Campos (Cacimba de Areia), Nilton Almeida (Cacimbas), Sinhô Almeida (Desterro), Solange Félix (Juru), Zezé Araújo (Santa Luzia), Dedé Filho (Santana dos Garrotes), Mônica Ferreira (São Bentinho), Esaú Nóbrega (São José do Bonfim), Manoel Vasconcelos (Tenório),

Marcelo Vale (Nazarezinho), Tião Pinto (Frei Martinho), Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé), Igor Rosa (Malta), Umberto Jeferson (São Mamede), Eunice Pessoa (Mamanguape), Cirino Silva (Mãe D’Água), Irani Alexandrino (Coremas), Nenivaldo Sousa (Ibiara), Doca Lima (Mato Grosso), Wenceslau Marques (Teixeira), Manoel Moleque (São José de Caiana), Marcos Alves (Salgadinho), Dr. Jarques Lúcio (São Bento), Marcelo Bezerra (Condado), Zé Pereira (Matureia), Joana Sabino (Olho D’Água), Neto Gomes (São José de Espinharas), Laurinho Maia (Catolé do Rocha), e Talita Lopes (Boa Ventura).

O encerramento das plenárias populares do PSB e partidos aliados acontecerá em Campina Grande, no próximo sábado (30), na AABB, a partir das 16h, ocasião em que será oficializado nome de Lucas Ribeiro como pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Mais de 670 mil famílias paraibanas recebem o Bolsa Família em novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Paraíba tem, em novembro, 670 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família. O investimento federal supera R$ 453,8 milhões, o que assegura um valor médio de benefício de R$ 677,48 aos contemplados nos 223 municípios do estado. O cronograma de pagamentos tem início nesta quinta-feira, 14 de novembro, e segue até o dia 29, de acordo com o final do Número de Identificação Social.

No pacote de benefícios incluídos na retomada do programa em 2023, 259,3 mil crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância na Paraíba, um adicional de R$ 150 destinado a cada integrante dessa faixa etária na composição familiar. O investimento para assegurar o repasse a esse público é de R$ 37 milhões.

O Bolsa Família também prevê outros benefícios complementares, no valor adicional de R$ 50, que chegam a mais de 454,6 mil crianças e adolescentes de sete a 18 anos paraibanas, além de beneficiar 40,1 mil gestantes e 13,9 mil nutrizes. Para esses pagamentos, o investimento federal supera R$ 23,7 milhões.

Em novembro, o Bolsa Família alcança, em seu grupo prioritário, 1.297 famílias em situação de rua, 13.557 de catadores de material reciclável, 3.478 de quilombolas e 4.805 de indígenas na Paraíba. O programa do Governo Federal ampara neste mês 349 famílias com crianças em situação de trabalho infantil e 2.690 famílias com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo. No total, são 26 mil famílias contempladas nos grupos prioritários no estado paraibano.

Com 83.779 famílias contempladas, a capital João Pessoa é a cidade com maior número de beneficiários do Bolsa Família neste mês. Na sequência dos cinco municípios com maior número de famílias atendidas na Paraíba estão Campina Grande (38.863), Santa Rita (19.242), Bayeux (17.320) e Patos (14.504).

Cidade com 7.223 habitantes e 2.065 famílias atendidas neste mês, Cacimbas é o município paraibano com maior valor médio em novembro: R$ 730,08. Em seguida aparecem Pedro Régis (R$ 721,24), Arara (R$ 714,99), Baía da Traição (R$ 710) e Marcação (R$ 709,73).

NACIONAL – Com a entrada de 42,7 mil famílias em novembro, o Bolsa Família contempla neste mês mais de 20,77 milhões de famílias em todos os 5.570 municípios do país. O investimento do Governo Federal para o pagamento dos benefícios é de R$ 14,1 bilhões, o que supera em mais de 110 milhões os R$ 14,03 bilhões transferidos em outubro. O valor médio do benefício neste mês é de R$ 681,22.

VULNERÁVEIS – Em novembro, o Bolsa Família beneficia em seu grupo prioritário 236.657 famílias de indígenas, 270.979 de quilombolas, 233.194 de famílias em situação de rua e 398.947 de catadores de material reciclável em todo o Brasil. Além disso, o programa do Governo Federal ampara 13.649 famílias com crianças em situação de trabalho infantil, 64.230 famílias com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo, totalizando mais de 1,2 milhão de famílias contempladas nestes grupos.

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – Um dos destaques do Bolsa Família é o foco na proteção da infância e da adolescência. Em novembro, o programa alcança 25,04 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 17 anos com benefícios adicionais em todo o Brasil, resultado de um investimento federal de mais de R$ 2,02 bilhões.

R$ 150 — Dentro da cesta de benefícios estabelecida com a retomada do programa em 2023, 9,29 milhões de crianças de zero a seis anos que integram as famílias beneficiárias do Bolsa Família em todas as Unidades da Federação recebem neste mês o Benefício Primeira Infância (BPI), no valor de R$ 150. Para isso, serão investidos R$ 1,31 bilhão em recursos federais.

R$ 50 — Outras 12,35 milhões de crianças e adolescentes de sete a 16 anos incompletos recebem o Benefício Variável Familiar Criança. Somam-se a elas 3,39 milhões de adolescentes de 16 a 18 anos incompletos amparados pelo Benefício Variável Familiar Adolescente. Ambos representam adicional de R$ 50. O investimento em novembro para saldar os dois benefícios é de R$ 717 milhões. Outros R$ 82,57 milhões garantem um adicional de R$ 50 a 1,33 milhão de gestantes e 412 mil nutrizes.

UNIFICADO — Neste mês, dentro das ações de enfrentamento a desastres, mais de 2,67 milhões de famílias de 710 municípios de Rio Grande do Sul, Amazonas Paraná, Pará e Sergipe recebem o pagamento de forma unificada nesta quinta-feira (14), por meio de um repasse superior a R$ 1,89 bilhão. Nesta medida estão incluídas as famílias de todos os 497 municípios gaúchos, que recebem um benefício médio de R$ 677,64, por meio de um repasse federal de R$ 462,4 milhões, e de todos os 62 do Amazonas, vítimas de uma das maiores estiagens já registradas.

PERFIL — Como costuma ocorrer no programa de transferência de renda do Governo Federal, 83,4% dos responsáveis familiares são mulheres: 17,32 milhões. Do total de pessoas que receberão os benefícios em novembro no Brasil, 31.665.566 são do sexo feminino (58,2%). A predominância entre os beneficiários é de pessoas de cor preta/parda, com 39,63 milhões (78,79%).

PROTEÇÃO — Outra criação da nova versão do Bolsa Família, a Regra de Proteção permite aos beneficiários permanecerem no programa por até dois anos, mesmo depois de conseguirem emprego com carteira assinada ou aumento de renda. Nesse caso, a família recebe 50% do valor. Esse parâmetro atinge, em novembro, 2,8 milhões de famílias brasileiras.

REGIÕES — No recorte por regiões, o Nordeste reúne o maior número de contemplados em novembro. São 9,44 milhões de beneficiários, a partir de um investimento de R$ 6,4 bilhões. Na sequência aparece a região Sudeste (6,02 milhões de famílias e R$ 4,01 bilhões em repasses), seguida pelo Norte (2,64 milhões de famílias e R$ 1,89 bilhão em repasses), Sul (1,53 milhão de beneficiários e R$ 1,02 bilhão em repasses) e Centro-Oeste (1,13 milhão de contemplados e R$ 775,6 milhões em repasses).

ESTADOS — Na divisão por unidades federativas, o maior número de contemplados em novembro está em São Paulo. São mais de 2,5 milhões de famílias beneficiárias no estado, a partir de um aporte federal de R$ 1,67 bilhão. A Bahia aparece na sequência, com 2,47 milhões de contemplados. Em outros seis estados há mais de um milhão de integrantes do programa: Rio de Janeiro (1,61 milhão), Pernambuco (1,58 milhão), Minas Gerais (1,58 milhão), Ceará (1,46 milhão), Pará (1,35 milhão) e Maranhão (1,23 milhão).

VALOR MÉDIO — Roraima é o estado com maior valor médio de repasse para os beneficiários: R$ 749,53. O Amazonas, com R$ 737,68, e o Acre (R$ 728,13) completam a lista das três maiores médias. Quando o recorte leva em conta os 5.570 municípios brasileiros, o maior valor médio está em Uiramutã, município de 13,7 mil habitantes em Roraima, com 2.334 famílias atendidas pelo programa e tíquete médio de R$ 1.017,63, único município do país a superar os mil reais de valor médio do benefício. Na sequência aparecem os municípios de Campinápolis (MT), com R$ 929,77, e Jordão (AC), com R$ 896,70.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino lidera com 45,9%; Paulo Maia registra 33,1% e Patrícia 9,7% na disputa pela OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Faltando apenas quatro dias para eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), o atual presidente, Harrison Targino, continua como o favorito na corrida pelo comando da Ordem, segundo pesquisa do Instituto Nexus, realizada entre os dias 10, 11 e 12 de novembro. A eleição acontece na próxima terça-feira (19) e deve mobilizar cerca de 13 mil advogados em todo o estado.

Na pesquisa estimulada, onde os entrevistados foram apresentados a uma lista de candidatos, Harrison Targino aparece na liderança com 45,9% das intenções de voto, seguido por Paulo Maia com 33,1%. Patrícia Azevedo ocupa o terceiro lugar, somando 9,7% das preferências. Além disso, 11,3% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferiram não responder.

A pesquisa também detalhou o desempenho dos candidatos em diversas regiões do estado. Harrison Targino lidera em municípios como Patos, onde obteve 83,5% das intenções de voto, e Sousa, com 67,3%. Em João Pessoa, ele também aparece à frente, com 51,9%, contra 34,3% de Paulo Maia. Já em Campina Grande, a vantagem de Harrison é de 55,2%, enquanto Paulo Maia tem 32,9%.

Já na pesquisa espontânea, onde os eleitores mencionam os candidatos de sua preferência, Harrison Targino lidera com 40,4% das intenções de voto, seguido por Paulo Maia, que registra 29,7%. A candidata Patrícia Azevedo aparece com 7%, enquanto Alberto Jorge contabiliza 1%. O percentual de 21,9% dos entrevistados afirmou não saber ou preferiu não responder.

Sobre a Nexus

A Nexus é uma empresa atuante no mercado desde 2020, com sede em João Pessoa, localizada na Avenida Machado de Assis, 137, Sala 2, no centro da cidade. A empresa se especializa em pesquisas de mercado utilizando metodologias qualitativas e quantitativas, com atuação em diversos estados do Brasil. Com o apoio de modernos recursos tecnológicos, a Nexus entrega relatórios que permitem extrair informações detalhadas e realizar cruzamentos de variáveis, garantindo análises profundas e precisas.

Continue Lendo

Paraíba

Força-tarefa do INSS regulariza mais de 3,3 mil benefícios do BPC na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A força-tarefa criada pelo Ministério da Previdência e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já prestou 80.309 atendimentos às pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tiveram seus pagamentos bloqueados. Segundo dados oficiais, a Paraíba tem 8.726 na fila de regularização e 3.330 foram regularizados nessa força-tarefa.

O reforço no atendimento presencial nas agências da Previdência se dará por 90 dias. Apesar de ser um benefício do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), o BPC é pago pelo INSS.

Levantamento realizado nesta quinta-feira (14) aponta que dos 304.722 benefícios bloqueados em outubro por falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, 194.870 foram desbloqueados até o último dia 13. Saiba se o seu nome está na lista pelo site do INSS sem precisar de login e senha.

Estão passando por revisão os beneficiários do BPC que estão sem inscrição no CadÚnico, mas recebem o pagamento, e os que não atualizam o cadastro há mais de 48 meses. A inscrição e a atualização do CadÚnico somente pode ocorrer no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde o beneficiário do BPC reside.

Quem procurar o INSS obterá informações sobre a revisão e fará o registro de comparecimento à Agência da Previdência. Com isso o bloqueio do pagamento é suspenso em até 72 horas. Os beneficiários do BPC têm ainda a opção de ligar na Central de Atendimento 135 e informar que a atualização/inscrição do CadÚnico está em andamento. O prazo de desbloqueio também é de até três dias.

Comparecimento ao Cras

Nos dois casos (comparecimento à agência ou ligação para o 135) o beneficiário tem que ir ao Cras para atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico em um prazo de 45 dias (nos municípios com até 50 mil habitantes) ou 90 dias (para os que têm mais de 50 mil habitantes). Caso não compareça no Cras da sua região para realizar os procedimentos o pagamento do BPC será suspenso.

Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com situação de calamidade pública reconhecida não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.

Quem tem direito

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. O BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo e que o beneficiário e sua família estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Isso deve ser feito no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde o beneficiário more antes mesmo de fazer o requerimento. Sem o CadÚnico, ele não pode ter acesso ao BPC.

Continue Lendo