Nos acompanhe

Negócios

Perfil do novo investidor de fundos alternativos impõe desafios ao mercado

Publicado

em

Já foi o tempo em que apenas investidores institucionais e profissionais faziam parte do cap table de fundos de private equity e venture capital. Cada vez mais investidores pessoas físicas de alta renda, poucos sofisticados participando de rodadas de investimentos nesse tipo de fundo, tanto no Brasil como no exterior. Esse é um grupo sedento por  oportunidades de alocar capital, por mais que mínimos, em uma indústria que está pujante de bons negócios.

A não correlação com o mercado de ações ajuda em uma estratégia de longo prazo, já que esses fundos possuem um ciclo de 8 a 10 anos. Esse cenário é o que todo gestor gostaria de ouvir, criando uma expectativa de captação maior do que até então se havia visto.

Ainda, de acordo com o Leon Volchyok, Managing Director de Real Estate da empresa global de investimentos, Blackstone, o mercado global de alta renda estimado é de USD 80 trilhões, e apenas 10% desse valor está capturado no ecossistema de fundos estruturados. E como acomodar essa nova dinâmica de investidores aos olhos do administrador? Esse é o grande desafio que os prestadores de serviços responsáveis pelo dia a dia operacional já estão enfrentando. Até então, o número de investidores desse mercado, orbitava entre 15 e 25 por fundo, sendo eles experientes e acostumados a cumprirem exigências de cadastro e Know your client, tendo times dedicados para a interação frequente com o administrador.

Com a chegada dos investidores pessoas físicas de alta renda, a complexidade de lidar com investidores despreparados e em grande volume está criando um gargalo operacional, prejudicando até mesmo os prazos que gestores colocam para chamadas de capital etc. A solução não está simplesmente aumentando as equipes de back office, o que por si só é um desafio que podemos discutir em um artigo à parte.

A realidade se chama automação. E aí entra a tecnologia, que será crucial para acomodar esse novo cenário. Automação de processos trará alívio a muitas atividades manuseadas em planilhas e de maneira repetitiva. Muitas delas como o onboarding, chamada de capital, conciliação, entre outras atividades que com o aumento expressivo de cotistas causa impacto operacional. Hoje, após vários closings, que são os fechamentos de rodada de captação, já temos fundos de VC com mais de 300 cotistas. Em sua maioria está fazendo seu primeiro investimento em fundo estruturado. E para acrescentar à já dada complexidade, os gestores estão cada vez mais contando com o apoio do administrador em todas as frentes. Tal desafio eleva o trabalho do administrador para garantir que o seu cliente, o gestor, esteja contente e não considere uma saída para um concorrente.

De acordo com pesquisas ao redor do mundo, o tempo médio de Onboarding de um  veículo de investimento é de 90 dias. E no Brasil não é diferente. Porém, com a complexidade que o novo tipo de investidor traz, podemos piorar essa média, já que aqui o “kit” exigido para aceitar esse capital é maior que na maioria das outras jurisdições. Indo além, cada vez mais as estruturas de gestores brasileiros incluem o FIP e um feeder fund no exterior, o que adiciona a complexidade de gerenciar dois mundos distintos em termos de regulação e exigências.

Conversando com alguns gestores brasileiros, sinto que a intenção é com essa onda de clientes “private”, que de certa maneira alocam valores menores que estamos acostumados a ver, chamar todo o capital na frente, evitando a complexidade de múltiplas chamadas e o risco de possíveis atrasos. Assim, administradores e gestores encontrarão maneiras de superar os desafios operacionais até que a automação seja completa e traga bons resultados para toda a cadeia.

 

No exterior já começamos a ver aplicações/softwares que ajudam desde o processo de identificação de documentos de investidores, a digitalização das AGCs (Assembleia Geral de Cotistas), e chegando a tokenização de cotas do fundo, o que traria agilidade operacional em uma venda de secundária. Administradores em Luxemburgo e Cayman, que tem um ambiente regulatório bastante complexo, já começaram a testar tais ferramentas.

 

A expectativa é ter a regulamentação dos FIPs cada vez mais próxima do que hoje é a dos fundos imobiliários, por exemplo. A explosão na quantidade de veículos e do interesse do investidor desse tipo de fundo ocorreu graças às novas normas, facilitando não só os controles por parte dos administradores e gestores, mas também facilitando a entrada de um investidor menos sofisticado. Toda a indústria aguarda ansiosa por discutir tais mudanças.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas comanda palestra ‘Oratória da Elegância’ em João Pessoa nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A influenciadora, professora de português, palestrante e escritora Cíntia Chagas estará em João Pessoa pela primeira vez, no próximo dia 26 de novembro, com a palestra “Oratória da Elegância”, no Teatro Pedra do Reino.

O evento, que também acontecerá no Teatro Guararapes (PE) no dia 27, é promovido pelo Clubjob Coworking, ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba.

“Celebrando 10 anos de atuação no mercado, o Clubjob Coworking reforça seu compromisso com o incentivo ao empreendedorismo e a inovação, não apenas como espaço de coworking, mas também na realização de eventos de grande impacto. Para marcar sua primeira década, a empresa promove em João Pessoa e Recife a palestra Oratória da Elegância com Cíntia Chagas, referência em comunicação. O evento reunirá profissionais e empreendedores interessados em aprimorar suas habilidades de oratória e expressão em um ambiente que inspira sucesso e desenvolvimento pessoal”, ressalta Daniel Pessoa, CEO do Clubjob.

Especialista em comunicação e educadora, fenômeno nas redes sociais, Cíntia Chagas abordará em sua palestra os pilares de quem se expressa com sofisticação, revelando o que é preciso para não cometer gafes e usar a comunicação a seu favor. São técnicas e dicas para melhorar a habilidade de falar em público e se expressar de maneira criativa e convincente.

O público ouvinte vai aprender táticas de oratória que impressionam, dicas práticas para uma comunicação eficaz, como falar em público com autoconfiança e estilo, como estruturar discursos e apresentações impactantes, e de que forma melhorar a comunicação interpessoal para fortalecer as relações.

Cíntia Chagas mostra, de forma bem humorada, a importância de se comunicar bem
Cíntia Chagas tem mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo Instagram e TikTok. No YouTube, mantém um canal com meio milhão de inscritos, onde dá dicas de ortografia e entrevista celebridades, empresários e políticos.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mineira de 42 anos começou a dar aulas de português em 2008. Em 2015, ganhou destaque na internet por reunir estudantes em baladas de BH, às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para revisar conteúdos de gramática para as provas.

Nessa época, Cíntia decidiu gravar vídeos divertidos para se destacar na profissão, ensinando gramática de forma irreverente e sempre com um toque de humor ácido. Em pouco tempo, seu sucesso nas redes sociais a levou a participar de programas de televisão e conquistar um público crescente.

Escritora de dois livros campeões de venda pela Veja e pela Amazon, “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento Sem Erros (de Português)”, Chagas já foi articulista da revista Forbes e coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra, além de palestrante e influenciadora.

Atualmente, uma das fórmulas de sucesso no perfil de Cíntia nas redes sociais são os vídeos diários respondendo às caixinhas de perguntas dos seguidores, avaliando o que é considerado elegante ou não, ensinando português e dando aula sobre regras de etiqueta.

O quê: palestra “Oratória da Elegância” com Cíntia Chagas;
Quando:
 em João Pessoa, no dia 26 de novembro / Recife, dia 27;
Onde: Teatro Pedra do Reino (PB) / Teatro Guararapes (PE);
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cintia-chagas-oratoria-da-elegancia/2558301?referrer=www.google.com

Continue Lendo

Negócios

Minha Lavanderia de Intermares e Manaíra lançam Black Friday com 30% de desconto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Muitas empresas aproveitam a Black Friday para oferecer seus produtos e serviços com preços especiais. Para aqueles que procuram uma forma prática, eficiente e econômica de cuidar das suas roupas, a Minha Lavanderia de Intermares e Manaíra anunciam sua campanha para a data. Durante os dias 27 a 30 de novembro, os clientes poderão aproveitar 30% de desconto no serviço de lavagem de roupas. A promoção é válida para todas as peças, exceto tapetes, e não pode ser combinada com outras ofertas.
Referência em lavagem de alta qualidade e com mais de uma década de know how no mercado brasileiro, a Minha Lavanderia utiliza o moderno sistema Wet Clean, uma tecnologia de lavagem computadorizada que proporciona uma limpeza profunda, preservando as fibras e integridade dos tecidos. Essa inovação garante um cuidado superior com as roupas, evitando danos e entregando peças impecáveis. Reconhecida pela excelência e compromisso com a satisfação dos clientes, a lavanderia promete roupas limpinhas, macias e cheirosas prontas para guardar.
Na Paraíba, a Minha Lavanderia conta com duas lojas: em João Pessoa, na Av. Esperança, 1126, em Manaíra, e em Cabedelo, na Av. Mar Vermelho, 357/Sala 2, em Intermares. Para mais informações, os telefones para contato são (83) 99161-9340 (João Pessoa) e (83) 99943-1745 (Cabedelo) ou no site https://minhalavanderia.com.br. No instagram, os perfis são @minhalavanderia.jpmanaira e @minhalavanderia.intermares.

Continue Lendo

Negócios

‘Live painting’ e sorteio de aquarelas vão encerrar exposição Primavera Nordestina em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Artistas plásticos pintando ao vivo aquarelas de flores nordestinas. Será assim o encerramento da exposição Primavera Nordestina que acontece desde outubro na galeria do restaurante Canoa dos Camarões em João Pessoa. O evento de encerramento começa na tarde do sábado (30/11) e se estenderá à noite quando as obras serão sorteadas entre os clientes da casa.

De acordo com o curador da exposição Antônio Cláudio Massa, o ‘live painting’ é uma forma de arte performática visual, na qual os artistas desenvolvem uma obra ao vivo. “Esse tipo de ação já é comum em grandes cidades do Brasil e do mundo”, explica ele, acrescentando que todos os nove artistas plásticos da exposição Primavera Nordestina vão participar do momento.

A programação do encerramento da exposição vai começar às 15h do dia 30/11 com os artistas pintando flores nordestinas ao vivo para o público. A partir das 19h30 até às 21h, todos eles vão participar do sorteio de 10 obras entre os frequentadores do restaurante.

A exposição Primavera Nordestina foi aberta no dia 10 de outubro e conta com trabalhos de nove artistas. São eles: Antônio Cláudio Massa, Célia Carvalho, Danielle Freitas, Molina, Jonathan Guedes, Kleber Johnny, Mônica Lia, Pedro Callado e Rogéria Gaudêncio.

Natal Arte

O projeto cultural do Canoa dos Camarões segue em dezembro com uma nova exposição. Denominada Natal Arte, a galeria vai expor quadros das ilustrações em aquarelas da designer paulista Maria Lúcia Lyra.

Todas as artes ilustram cartões natalinos, trazendo um estilo único que mistura a temática do Natal com elementos do regionalismo nordestino. A abertura será no dia 06 de dezembro e os cartões natalinos vão estar disponíveis para serem adquiridos pelos clientes do restaurante e visitantes da exposição.

O Canoa dos Camarões funciona das 11h às 23h e fica localizado na avenida João Maurício 121, Manaíra. Mais informações no @restaurantecanoadoscamaroes ou pelos fones 83-3247-2055 e WhatsApp 99822-0094.

Continue Lendo