Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo: Prefeitura faz audiência pública para finalizar Plano de Manejo na antiga Mata do Estado

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), promoveu nessa quinta-feira (21), uma Audiência Pública para avaliar e finalizar o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Cabedelo (antiga Mata do Estado).

A plenária aconteceu no IFPB – Campus Cabedelo, e foi a última fase antes da finalização do Plano por parte da empresa responsável e do encaminhamento para os Poderes Executivo e Legislativo, no qual serão criados mecanismos e dispositivos legais.

De acordo o secretário adjunto de Meio Ambiente de Cabedelo, com Gustavo Monteiro, a intenção da Prefeitura após a aprovação do Plano é emplacar projetos resistentes e também oferecer melhorias para que a população possa desfrutar do parque de diversas maneiras, dentre elas a instalação de trilhas ecológicas, bem como, espaços adequados para realização de aulas de campo para estudantes e pesquisadores.

“Com a aprovação desse documento, que foi amplamente discutido, alcançamos mais um marco ambiental para o nosso município. Ele traz consigo o benefício em todo o mapeamento do Parque para que possamos resgatar, proteger, manejar e manter toda biodiversidade ali existente”, ressaltou Gustavo.

O Plano de Manejo está estruturado e descrito em segmentos temáticos, conforme objetivos de cada uma das partes constituintes do documento. A contratação da empresa SIG Ambiental – Projetos e Consultoria Ltda., que é responsável pela elaboração do documento, resulta de um Termo de Ajuste de Conduta estabelecido entre a Semapa e a empresa TECOP Ltda. sem a ordenação de despesas para o município.

O desenvolvimento do trabalho teve como principais diretrizes e embasamentos as determinações contidas no Termo de Referência emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, bem como todo o arcabouço metodológico estabelecido no Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo – Parques Estaduais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas, publicado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA, 2010), e enquadramentos definidos em acordo harmônico com a legislação vigente.

“Essa consulta pública foi a última etapa do Plano. A gente apresentou todo estudo que foi realizado, sobre fauna, flora, parte social, parte econômica, recreativa, de pesquisa, etc. E coube ao público presente a apreciação. O documento final vai permitir que Cabedelo oficialize mais uma Unidade de Conservação dentro do sistema nacional. Trouxemos uma equipe técnica especializada, multidisciplinar, que fez o levantamento bibliográfico, envolveu as escolas e a comunidades do entorno do Parque que tem interesse direto na área. Diversos dados foram compilados e passaram por várias instâncias, também ficando à disposição dos técnicos da Secretaria e, por fim, apresentamos para o diálogo com a população”, explicou o consultor da Sig Ambiental e responsável pela explanação na plenária, Rogério Pereira.

Para o evento, foram convocados representantes de Entidades de Classe, Associações civis e comunitárias, além de autoridades municipais, ambientalistas, professores, estudantes e população em geral.

Dentre eles também estavam presentes o vereador Ivânio do Nascimento; a bióloga e diretora do Parque Natural Municipal de Cabedelo, Fabiana Correa Zermiani; o diretor-geral do IFPB Campus Cabedelo, professor Lício Romero Rocha; o engenheiro e representante da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, Osvaldo Carvalho, dentre outros.

O reitor do IFPB Cabedelo, professor Lício Romero, participou da audiência e destacou a importância da participação e parceria do órgão federal como colaborador na elaboração do documento.

“Esse é tema extremamente relevante para o município, por isso quero externar a satisfação que temos em sediar este evento. Temos muita afinidade com a área que é tema desta audiência justamente pela vocação para a sustentabilidade e a preservação ambiental. Essas discussões são fundamentais para o crescimento de toda sociedade” afirmou Lício.

Unidades de Conservação – O Parque Natural Municipal de Cabedelo foi decretado Unidade de Conservação Municipal por meio do Decreto Municipal n° 12 de Abril de 2003, e está localizado no bairro do Jardim Manguinhos, com uma área de 52 hectares. Tem sua criação motivada pela conservação, proteção e recuperação dos recursos naturais existentes, principalmente seu ambiente de restinga, buscando preservar este ecossistemas de grande relevância natural e beleza cênica, assim como para garantir espaço de lazer.

Em Cabedelo existem outras três Unidades de Conservação. Além do Parque Natural Municipal que está finalizando o seu Plano de Manejo existe a Floresta Nacional da Restinga (Mata do Amem) – com Plano de Manejo; o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha – com Plano de Manejo; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Naufrágio Queimado – sem plano de manejo.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Oposição e situação se unem na Assembleia para aprovar aumento do percentual de Emendas Impositivas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os deputados estaduais das bancadas de oposição e da situação decidiram se unir para tentarem garantir um aumento do percentual das Emendas Impositivas que cada um terá direito no orçamento de 2025 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Segundo o deputado estadual Anderson Monteiro, a ideia de aprovação já é consenso dentre as alas na Assembleia.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (27/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

TJPB suspende Lei que amplia possibilidade de contratações de prestadores na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou, na sessão desta quarta-feira (27/11), a suspensão da eficácia de parte de uma Lei Estadual (12.563/2023), editada pelo governador João Azevêdo (PSB), que regulamenta a contratação temporária de servidores.

De acordo com esta matéria publicada pelo Jornal da Paraíba, a ação foi proposta pelo Ministério Público pelo fato de que a lei cria novas possibilidades de contratações temporárias em situações além do permitido na constituição e por um prazo de quatro anos, o que extrapolaria a razoabilidade da duração do contrato temporário.

O MP também questionou um trecho da lei que traz a expressão “mediante contrato administrativo padrão”, por entender que as contratações deveriam sempre ser feita por meio de processo seletivo.

O que foi derrubado
Na prática, os desembargadores suspenderam a eficácia de alguns dispositivos da lei, com efeito ex-nunc (a partir da decisão em diante) por prazo improrrogável de um ano.

Além da limitação de contratações por até quatro anos, foram suspensos os dispositivos que permitia contratação de prestadores para as áreas de:

  • Promoção de campanhas de saúde pública;
  • Implantação e manutenção de serviços essenciais à população, especialmente à continuidade de obras e a prestação dos serviços de segurança, água, esgoto e energia;
  • Execução de serviços técnicos, fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras e serviços.
  • Suprimento de pessoal na área da educação, saúde, segurança e assistência social, nos casos de:

a) licença para repouso à gestante

b) licença para tratamento de saúde

c) licença por motivo de doença em pessoa da família

d) licença para o trato de interesse particular

e) exoneração

f) demissão

g) aposentadoria

h) falecimento

  • Realização de eventos patrocinados pelo Estado, tais como feiras, exposições, congressos e similares
  • Atividades desenvolvidas no âmbito de projetos do sistema de inteligência da Secretária de Estado da Segurança e da Defesa Social

Defesa do Estado
O procurador-geral do Estado, Fábio Brito, durante o julgamento do caso negou as irregularidades apontadas pelo Ministério Público. O advogado disse que as hipóteses se balizam no entendimento do STF.

“Essas circunstâncias se encaixam perfeitamente na disposição do tema 612 da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal, de modo que todas essas situações tratadas têm por objetivo a contratação em circunstâncias específicas, voltadas a evitar a descontinuidade de serviços públicos essenciais e especialmente em áreas sensíveis como são as da educação, saúde e segurança”, defendeu.

Fábio Brito também disse que a suspensão da norma pode causar reflexos negativos para o funcionamento da administração pública. “não tem como substituir imediatamente esses contratados por servidores efetivos, uma vez que a realização de concurso público e a nomeação de servidores, todos sabem, demanda tempo. Pode trazer colapso na prestação de serviços essenciais e também provocará uma desorganização administrativa impactando diretamente a população”, afirmou.

O Estado ainda pode recorrer da decisão. (Clique aqui e leia a íntegra da matéria)

Continue Lendo

Paraíba

Mersinho Lucena se reúne com diretor-geral do DNIT para discutir obras na BR-230

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) participou de uma reunião, nesta quarta-feira (27), com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro teve como foco a aceleração das obras da BR-230, nos trechos entre Cabedelo e Oitizeiro, e a necessidade urgente de instalação de sinalização e iluminação na rodovia.

Participaram da reunião o prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e os vereadores da base aliada do município. O encontro aconteceu na sede oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

Mersinho Lucena destacou a necessidade das obras avançarem rapidamente e que a sinalização e iluminação sejam implementadas para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Aproveitamos para dialogar sobre nossas preocupações e estamos em busca de possíveis soluções para acelerar, o máximo possível, as obras, causando menos transtornos à população e aos visitantes”, ressaltou.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, se comprometeu a avaliar as propostas apresentadas e reconheceu a relevância das melhorias na rodovia. Ele enfatizou que o DNIT está empenhado em atender às demandas.

O prefeito André Coutinho destacou que a estrada é crucial para o desenvolvimento da região e para a melhoria da mobilidade dos cidadãos. “Estamos comprometidos em buscar soluções e garantir que esse projeto avance de forma eficiente, beneficiando toda a comunidade”, disse.

O prefeito Cícero Lucena também ressaltou a importância da colaboração entre os municípios e o Governo Federal para viabilizar projetos que impactem positivamente na infraestrutura da região. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos resultados mais efetivos para a nossa população”, afirmou.

A reunião foi um passo importante para garantir que as obras da BR-230 avancem com eficiência e atendam às necessidades da população, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente.

Continue Lendo