Nos acompanhe

Paraíba

Evento reúne representantes nacionais e dos municípios nordestinos para debater avanços na região

Publicado

em

Nos dias 14 e 15 de julho aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, a 6° edição do Nordeste Unido Pelo Desenvolvimento, um projeto que tem como objetivo reunir representantes das nove entidades municipalistas dos estados nordestinos para discutir ações e projetos voltados ao avanço da região. O evento foi promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Para o presidente da FEMURN e Prefeito de São Tomé, Babá Pereira, este foi um evento de grande importância para a discussão das ações dos municípios do Nordeste. “A cada dois meses os presidentes das Federações do Nordeste se reúnem para discutir pautas comuns aos Estados nordestinos. Este fórum tem o objetivo de fortalecer os municípios e entidades que ajudam no dia a dia os nossos municípios e a população nordestina”.

Entre as principais palestras esteve a do vice-presidente Executivo da Sogo Tecnologia, Antônio de Farias Leite Neto, que ministrou o tema “Prefeitura Digital e Inteligente: Como acabar com o papel gerando processos on-line, eficiência, gestão, economia e atendimento remoto do cidadão, tudo de forma rápida e definitiva”. A Sogo é uma empresa da Alfa Group e que possui mais de 10 anos de mercado levando soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas.

Durante a palestra, Antônio de Farias falou sobre a 1Doc, plataforma de processos digitais que está presente em mais de 500 cidades brasileiras ajudando empresas e órgãos públicos a poupar tempo, dinheiro e aumentar a produtividade em gestão documental, atendimento e comunicação.

“É sempre um prazer participar de eventos que tenham como pauta a transformação digital, a inovação, a modernização dos governos, notadamente nesse caso as prefeituras do Nordeste, em prol da melhoria da vida do cidadão. Essa solução nós estamos enviando para mais de 500 cidades dos 26 estados significa que 1 a cada 4 brasileiros já utiliza essa nossa solução do Papel Zero. Ela leva transparência, eficiência, tecnologia, acessibilidade e gestão para o governo. Para o governo é importante do ponto de vista da economia absoluta em todo o ecossistema de papel e seus insumos. Do ponto de vista do cidadão, é a prefeitura levando a administração para dentro da sua casa, na palma da mão”, falou o vice-presidente.

O evento também contou com uma palestra do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na oportunidade, ele abordou as ações realizadas pelo governo Federal na região. Para o ex-ministro, ao ter a garantia do abastecimento de água, os Estados do Nordeste terão condições de “atrair indústrias, fortalecer o comércio e fomentar a geração de emprego e renda, o que resultará em cada vez mais desenvolvimento para os estados”, afirmou.

Realizado no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, o evento contou também com a presença dos presidentes das nove entidades municipalistas, a exemplo de Ana Célia Cabral de Farias, Presidente da AMUPE-PE; Zenildo Brandão, Presidente da UPB-BA; Hugo Wanderley, Presidente da AMA-AL; Alan Andrelino, Presidente da FAMES-SE; George José, Presidente da FAMUP-PB; Eduardo Tabosa, Conselheiro Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM); além do Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Marcelo Andrade, entre outros nomes.

O evento teve encerramento com a construção da nova Agenda Nordeste que vai discutir e marcar novos compromissos do Nordeste Unido pelo Desenvolvimento.

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo abre credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu edital de chamamento público para credenciamento de candidatos a celebrarem termo de permissão de uso dos Quiosques nas Praia de Camboinha, Areia Dourada e Formosa.

A seleção vai abranger empresas, microempresas e/ou empresas de pequeno porte que atuem no ramo de bares e restaurantes para outorga de Termo de Permissão de Uso de 12 quiosques distribuídos pelos espaços (07 em Camboinha, 01 em Areia Dourado e 4 em Formosa).

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de novembro mediante preenchimento de formulário online, disponibilizado no site oficial da PMC, e entregue acompanhado de documentação na sede da Setur. O resultado final está previsto para o dia 16 de dezembro.

CONFIRA AQUI O EDITAL.

Para a seletiva, será criada por Portaria uma Comissão Especial, composta por 03 servidores da Secretaria de Turismo, para analisar e julgar eventual recurso. A vigência da habilitação/credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir da publicação do resultado final, podendo ser renovado a critério do Poder Executivo Municipal.

Os permissionários devem garantir o cumprimento dos requisitos sanitários e das condições higiênico sanitárias adequadas da manipulação de alimentos, necessários à garantia de alimentos adequados ao consumo, atentos aos requisitos mínimos para funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos, observando o recebimento, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte, distribuição, exposição ao consumo e comercialização, bem como a observar os manuais de boas práticas e demais exigências da ANVISA conforme Resolução-RDC ANVISA nº 216/04.

A Secretaria Municipal de Turismo prestará todos os esclarecimentos solicitados pelos interessados no chamamento público, sobre o Edital e seus anexos, estando disponível para atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na Sede do Órgão, localizada no Centro Turístico Francisco de Oliveira – BR230, Km 0, S/N, Centro, Cabedelo/PB, ou através do telefone 83 3206 0513 e-mail [email protected].

Continue Lendo

Paraíba

ANA inicia consulta pública sobre alteração de tópico para cálculo da cobrança pelo uso da água

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir das 8h da próxima segunda-feira, 25 de novembro, estará aberta a Consulta Pública nº 08/2024 para receber sugestões da sociedade para a proposta de alteração do artigo 7º da Resolução ANA nº 124/2019 – documento que contém os procedimentos operacionais para a cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União (interestaduais, transfronteiriços e reservatórios federais). Essa consulta pública ficará aberta até as 18h do dia 9 de janeiro de 2025 no Sistema de Participação Social da ANA: https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/204.

Segundo a proposta da ANA para alteração da Resolução nº 124/2019, os usos de recursos hídricos de um determinado ano serão cobrados no ano seguinte. Como regra de transição, a alteração proposta prevê que – nos casos dos usos de recursos hídricos nas bacias dos rios Doce; Paraíba do Sul; e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) – os usuários de águas de domínio da União (interestaduais e reservatórios federais) poderão solicitar à ANA que nos próximos três anos o uso de recursos hídricos efetuado num determinado ano seja cobrado nesse mesmo exercício.

Além disso, a alteração proposta pela Agência tem o objetivo de harmonizar a cobrança nas bacias do Paraíba do Sul, PCJ e Doce com os procedimentos aprovados para as bacias do Paranaíba, Verde Grande e Grande – onde o cálculo da cobrança pelo uso de recursos hídricos considera o uso efetivo do ano anterior.

Com essa proposta de alteração, a ANA visa a conferir uma maior transparência e uma melhor compreensão para os usuários de recursos hídricos no que diz respeito ao instrumento da cobrança pelo uso da água. Além disso, a iniciativa busca reduzir custos administrativos da Agência, como os referentes ao processo de emissão e envio dos boletos da cobrança.

A cobrança pelo uso da água

cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos de gestão instituídos pela Lei nº 9.433/1997 e busca estimular o uso racional da água e gerar recursos para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais onde existe a cobrança. Os valores arrecadados junto aos usuários de água (como irrigantes, indústrias, mineradoras e empresas de saneamento) são repassados integralmente pela ANA à agência de água da bacia (ou à entidade delegatária que exerce tal função) para que sejam aplicados em ações escolhidas pelo respectivo comitê de bacia hidrográfica. A cobrança está implementada em sete bacias interestaduais: Doce, Grande, Paraíba do Sul, Paranaíba, PCJ, São Francisco e Verde Grande. Assista à animação da ANA para saber mais sobre a cobrança pelo uso da água.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo