Nos acompanhe

Paraíba

Primeiro final de semana da Caravana Saúde nos Bairros realizou mais de 2.300 atendimentos

Publicado

em

O primeiro final de semana da Caravana Saúde nos Bairros, que aconteceu nos últimos dias 9 e 10 de julho, em Mangabeira, realizou 2.390 atendimentos. Na ocasião, foram realizadas 933 consultas, 1.151 exames. A ação faz parte da junção dos programas Opera João Pessoa e Opera Paraíba, resultado da parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria do Estado da Saúde (SES).

A parceria tem como objetivo promover um mutirão de atendimentos para zerar as filas de espera por exames e cirurgias. Dessa forma, são atendidas pessoas que necessitam de qualquer procedimento cirúrgico ou exames laboratoriais, raio X, ultrassom, mamografia, entre outros, além de serviços odontológicos. As cirurgias que forem necessárias serão agendadas por médicos especialistas para serem realizadas nos próximos meses.

Nesses primeiros dias de Caravana a maior demanda foi para a realização de exames, principalmente de análise laboratorial, seguido por eletrocardiografia, radiografia e ultrassom. Também foram realizados ecocardiografia, tomografia e Doppler. Nas consultas, o atendimento com clínico geral liderou, seguido por oftalmologista e com ortopedista, além de cardiologista e em odontologia. Além disso, foram aplicadas 110 doses de imunizantes contra a Covid-19 e Influenza e emitidos 196 cartões do SUS.

Para o Secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, os números só reforçam a importância da realização dessa ação. “Essa é sem dúvida a maior ação de saúde da história da nossa cidade, e os números só reforçam o que já visualizávamos, principalmente o que a pandemia causou para a realização de exames, consultas e cirurgias eletivas. No próximo sábado e domingo, estaremos atendendo mais pessoas e esperamos dar ainda mais celeridade as demandas de cada um que aguarda por um procedimento”, concluiu.

A Caravana chega ao bairro de Cruz das Armas no próximo sábado (16) e atenderá os moradores da região e bairros vizinhos. A partir das 8h, na Escola Municipal Oscar de Castro, as equipes da SMS e SES estarão disponíveis para atender todos aqueles que aguardam por cirurgias eletivas nas áreas de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.

Fluxo – Ao chegar à Caravana, as pessoas passavam por um cadastramento e, em seguida, por uma triagem com uma equipe de enfermeiros e um médico. De lá, eram encaminhadas para os consultórios instalados no próprio local, que reunia especialidades como odontologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e cirurgia vascular.

Opera JP + Opera PB – A união dos programas visa zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. A parceria com o Governo do Estado, a partir da junção do Opera João Pessoa e Opera Paraíba, possibilitará o aumento da capacidade de atendimento. Serão realizados seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Confira a agenda da Caravana de Saúde nos Bairros:
16 e 17/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Oscar de Castro – bairro Cruz das Armas
23 e 24/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Duque de Caxias – bairro Costa e Silva
30 e 31/07 – 8h às 17h – Escola Municipal Dom Helder Câmara – bairro Valentina

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho certeza que estaremos no segundo turno”, diz Marcelo Queiroga pouco antes de votar em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), votou na manhã deste domingo (06/10), por volta das 08h30, no Sesquicentenário, localizado no Bairro dos Estados.

Queiroga, que chegou acompanhado da esposa e de assessores, se disse confiante em relação a um possível segundo turno nas Eleições 2024 para prefeito da Capital paraibana.

Tenho certeza que estaremos no segundo turno“, enfatizou o candidato.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB indefere registro de candidato que teria simulado casamento para ser elegível em Mulungu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de um ‘prefeitável‘ do Município de Mulungu, localizado na Região do Brejo paraibano, após comprovar que ele teria mantido união estável com uma filha do ex-prefeito da cidade e que, conforme denúncia recebida, teria simulado um casamento com outra mulher para se tornar elegível.

As investigações foram conduzidas pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e comprovaram a má-fé de Pollyan Rebouças, que queria se tornar prefeito da cidade pelo MDB, driblando a legislação eleitoral.

Leia também: MPE investiga suposto casamento que teria sido forjado por candidato a prefeito de Mulungu

A ação foi movida pela coligação da candidata Daniela Ribeiro (Republicanos), representada pela advogada Nathali Rolim e as investigações iniciadas ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

Continue Lendo

Paraíba

Grau de Instrução: 2,41% dos candidatos na PB apenas lê e escreve; menos de 30% tem ensino superior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os paraibanos dos 223 municípios do Estado irão escolher, neste domingo (06/10), dia da votação das Eleições 2024, entre os 530 candidatos a prefeito, 541 a vice-prefeito e os 9.163 a vereador, que disputam 2.201 vagas. De acordo com dados do TSE (atualizados em 3 de outubro), do total de candidaturas, 1.740 disputam a reeleição.

Entre os 10,2 mil candidatos no Estado, 66% declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. A maioria (52%) informou ser casado, seguido pelos solteiros (36%), divorciados (9%), viúvos (2%) e separados judicialmente (1%). Quanto à cor e raça, 50,6% são pardos, 39% brancos, 8,87% pretos, 0,34% amarelos e 0,8% indígenas.

Com relação ao grau de instrução, o perfil das candidaturas é o seguinte: ensino médio completo (38,54%), ensino superior completo (27,08%), ensino fundamental incompleto (13,73%), ensino fundamental completo (9,37%), ensino médio incompleto (4,88%), ensino superior incompleto (4%) e 2,41% lê e escreve.

Continue Lendo