Lenilson Costa de Macedo é conhecido no meio artístico por “Capilé”. Ele participou das 39 edições d’O Maior São João do Mundo, sendo 37 presenciais e duas através de lives (2020 e 2021), em decorrência da pandemia do coronavírus. O apelido foi dado por seu irmão mais velho José Macedo, esse era o nome de um personagem de uma rádio novela.
Conhecido como o ‘Rei Alegria’, Capilé subiu ao Palco Genival Lacerda, na última noite d’O Maior São João do Mundo, às 20h e iniciou a sua apresentação cantando a música “São João em Campina”, em seguida os seus grandes sucessos.
O vocalista relembra que o São João de Campina Grande foi o início do seu sucesso e fama: “O São João de Campina Grande é o nosso produto maior, e dele nasceu o subproduto, os artistas que estão aí, trabalhando e cantando para o povo”.
Além do seu repertório, Capilé cantou um pot-pourri de músicas de artistas como Alceu Valença, Eliane entre outros.
História
Capilé antes de iniciar carreira na música sonhava em ser um grande jogador de futebol, o gramado era sua paixão, e jogou nos melhores times de Campina Grande, o Treze Futebol Clube onde passou 5 anos, e no Campinense, jogou 3 anos. Deixou de ser um atleta para ser apenas um torcedor alvinegro.
O artista iniciou na música no ano de 1982, na época ele cantava no Colégio Estadual da Prata para os outros alunos. Capilé já foi puxador de uma Escola de Samba, e até chegou a cursar seis meses de Administração, durante o curso não abandonou o violão. Ele cantava nos bares da cidade, nas noites campinenses. Desistiu de ser administrador e investiu na música.
O musicista carrega em sua bagagem mais de 40 anos de carreira. Capilé é conhecido por sua alegria contagiante, e encanta fãs com seu estilo irreverente inovador e atualizado da região
O vocalista já gravou diversos CDs e DVDs, todos com a marca da sua versatilidade, seja lançando músicas autorais ou interpretando grandes sucessos, destaca-se por ser um músico versátil e determinado, sempre passeando pelos ritmos e possibilidades que a música permite, e ultrapassado barreiras e obstáculos em toda a sua trajetória artística.
Sua carreira tem sido marcada pela longevidade, os anos passam e Capilé continua com um ar jovial e bem disposto. E a agenda continua badalada, é tanto que o cantor marca presença nos melhores eventos do país. É o artista mais ousado, no bom sentido da palavra. É especialmente conhecido por sua humildade, e destaca-se pelo seu estilo sempre inovador e atualizado.
Muito ligado às raízes, mesmo sendo conhecido nacionalmente, suas músicas marcaram vários momentos da história da cidade de Campina Grande. Em 1985, Capilé juntamente com Nino, criou a canção “Campina Capital Mundial do Forró”, que se tornou o Hino do evento mais popular de Campina – “O Maior São João do Mundo”. Todos os anos Capilé abria e encerrava o evento. E foi pioneiro em muitas iniciativas culturais do município.
Em 1986 inaugurou o Forrock em Campina Grande (PB), logo em seguida foi convidado pela gravadora Polydisc para fazer um disco intitulado “Pra gente vadiar” que teve a produção e participação em uma música do cantor pernambucano Jorge de Altinho.