Na penúltima noite d’O Maior São João do Mundo, sábado (09), a quadrilha junina Arraial de Fagundes, do município de Fagundes, e o grupo folclórico Ariús, de Campina Grande, foram os grandes responsáveis por recepcionar o público na Pirâmide, epicentro cultural do Parque do Povo.
Em uma realização da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura e correalização da Medow Entretenimento e Cultura, campinenses e turistas puderam aproveitar mais uma noite de muito forró tradicional, baião e xaxado, entre outros ritmos regionais. Tudo isso não apenas ouvindo a música, mas também assistindo a apresentação artística na dança.
Sheila Borges, a “marcadora” da quadrilha Arraial em Fagundes, primeira apresentação desta noite de sábado, destacou a sensação de participar do São João de Campina. A quadrilha, fundada em 2018, já se apresentou em outras cidades, mas, segundo a quadrilheira, o Parque do Povo é o ápice de tudo no tópico quadrilhas juninas.
Outro fato importante a destacar é que Sheila é uma exceção, em meio a tantos marcadores homens. Fato que ela fala com orgulho, mas reconhece a necessidade de uma maior representatividade feminina na função.
“A minha experiência como mulher é maravilhosa, porque nunca vemos mulheres sendo marcadoras. Pelos comentários, eu sou a única marcadora daqui da região, pelo menos não conhecemos na região de Campina Grande ou Agreste”, comentou.
O grupo Ariús foi a segunda apresentação da noite, levando o público ao conceito de animação total com o som das principais obras do xaxado. Uma das dançarinas do grupo, Vitória Eduarda, de 14 anos, apontou como “incríveis”, esta e as outras apresentações de São João.
“As apresentações foram uma melhor que a outra, trazendo de volta todo nosso gás e felicidade e todo ar da cultura, que estava adormecido no período da pandemia”, comemorou.
Vale pontuar que a edição d’O Maior São João do Mundo deste ano foi marcada pelo maior incentivo financeiro, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secult, totalizando R$ 320 mil. Ao longo da festa, pelo menos 80 quadrilhas já se apresentaram por diversas localidades de Campina Grande, proporcionando uma verdadeira imersão na nossa cultura e identidade regional.